Toda empresa que deseja alcançar o sucesso deve, obrigatoriamente, seguir as tendências do mercado. Uma delas é a sustentabilidade na indústria têxtil, um tema que é, a cada dia, mais evidente e importante.

Não é para menos. Há décadas, esse setor ficou conhecido como um dos mais poluentes, perdendo apenas para o do petróleo. Por isso, e diante das mudanças climáticas, muitos empresários saíram em busca de soluções para minimizar os danos de suas ações e garantir vantagens atrativas para os negócios.

Será que você conhece a fundo o conceito de sustentabilidade na indústria têxtil e a sua importância para uma marca? Acompanhe a leitura e comece a pensar verde!

O que é a sustentabilidade na indústria têxtil?

De uns tempos para cá, muito se fala sobre a sustentabilidade na indústria têxtil, principalmente porque boa parte das marcas começaram a se preocupar com o futuro do planeta.

Quando abordamos o assunto, é comum imaginar que, para uma empresa ser sustentável, basta plantar árvores ou reciclar materiais. Grande engano! Muito além disso, esse conceito é baseado em cinco fatores que são importantíssimos e devem ser considerados de forma simultânea. São eles:

  1. social;
  2. econômico;
  3. ecológico;
  4. espacial;
  5. cultural.

Ou seja, cada ponto deve fazer parte do planejamento e da organização de uma corporação, para que ela possa enfrentar os principais desafios da indústria e, ainda assim, alcançar bons resultados.

A importância da sustentabilidade para a marca e a sociedade

O movimento da sustentabilidade teve origem na Europa, que começou a desenvolver roupas com baixo impacto ambiental. Logo em seguida foi a vez da China, a grande líder do setor, que procura seguir leis trabalhistas e ambientais.

Agora, é o momento do Brasil se preocupar com a causa. Classificado na 23ª posição do ranking mundial de exportador têxtil, o país investe em novas tecnologias, estratégias e políticas para otimizar tanto a mão de obra quanto a qualidade de seus produtos. E, claro, isso também vale para as empresas que trabalham com uniformes corporativos.

Há muitos benefícios para as marcas que abraçam essa proposta. Um bom exemplo é a economia de matéria-prima, já que um dos principais mandamentos da sustentabilidade é a redução dos recursos, evitando, assim, o seu desperdício em várias esferas.

Fato este que colabora tanto para o meio ambiente quanto para a diminuição dos chamados custos operacionais, que envolvem os gastos com água, tecidos, energia elétrica e por aí em diante.

Ao investir na ideia, qualquer empresa ainda pode aproveitar outras vantagens, como:

  • mais segurança para os colaboradores;

  • boa economia de recursos financeiros;

  • cumprimento da legislação trabalhista;

  • melhor reputação;

  • reaproveitamento de materiais.

Como a sustentabilidade pode ser praticada em uma indústria têxtil?

Existem vários caminhos para quem deseja investir na sustentabilidade na indústria têxtil. Abaixo, listamos os principais deles. Veja!

Firmar parceria com fornecedores conscientes

Se você não é dono de uma empresa de uniformes corporativos, mas tem o costume de adquirir esse tipo de produto para os seus colaboradores, vale a pena priorizar as parcerias com marcas responsáveis.

São fornecedores que se preocupam com todas as etapas dos seus processos de produção — desde o cuidado com o uso de pesticidas nas plantações de algodão até a embalagem que será usada em seus produtos.

Também é interessante priorizar as corporações participantes de programas que visam as boas práticas no setor da moda, como o da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX).

Desde 1999, a entidade atua para promover o desenvolvimento sustentável, além de combater o trabalho escravo e infantil, sempre analisando e aplicando as melhores práticas de compliance em todas as companhias associadas.

Adquirir produtos de alta durabilidade

Na sociedade contemporânea, um dos grandes vilões do meio ambiente é o consumo desenfreado. Portanto, o melhor caminho é mudar o modo de pensar e começar a investir em produtos capazes de oferecer durabilidade.

Em relação aos tecidos utilizados na fabricação de uniformes corporativos, podemos destacar as peças produzidas a partir do poliéster, que além de apresentarem longa vida útil, contam com bom caimento e custo-benefício atrativo.

Analisar as empresas que têm maquinários modernos

Por último, vale considerar as marcas que investem em maquinários projetados para poluir o mínimo possível o meio ambiente. Os equipamentos mais avançados conseguem proporcionar baixos índices de desperdício e criar produtos de qualidade superior. Não se esqueça!

Esperamos que, após essa leitura, tenha ficado fácil entender como funciona a sustentabilidade na indústria têxtil.

E se você está em busca de um fornecedor que cumpra todos esses requisitos, não perca tempo e conheça agora mesmo a Sixtini Camisaria!

Você pode gostar de: