É provável que, vez ou outra, você precise usar trajes formais, compostos por peças de alfaiataria e sapatos sociais. Normalmente, essa produção é indicada para formaturas, casamentos ou reuniões importantes. E para que o look dessa ocasião fique realmente impecável, um detalhe importantíssimo é conhecer os principais nós de gravata. 

Há séculos, as diferentes formas de amarração desse acessório são empregadas por homens que desejam manter um visual alinhado e, ao mesmo tempo, evitar certas complicações — como acabar criando um que seja nó mal feito e capaz de prejudicar o restante da produção. 

Como não queremos que você acabe em apuros, listamos os principais nós de gravata e as melhores maneiras de usá-los. Vamos lá?

Nós de gravata: simples 

Começando o post, está o nó simples, que, como o próprio nome já sugere, é o mais conhecido e fácil de fazer. Tal técnica pode ser realizada em qualquer tipo de gravata, mas alcança um resultado ainda melhor nas versões finas, que são excelentes para criar nós pequenos e discretos. 

Podemos dizer que tal amarração é ideal para o dia a dia e pode, tranquilamente, acompanhar looks clássicos, simples e, ao mesmo tempo, elegantes. Além disso, é uma boa pedida para gravatas dos mais variados comprimentos, independentemente de tecido, cor ou estampa. 

Nós de gravata: duplo

Um pouco mais elaborado que o nó simples é o duplo. Igualmente popular e bastante versátil, este método de amarração pode ser integrado a qualquer combinação, como as compostas por gravatas estreitas e discretas, sendo as do modelo slim as principais. 

Este é um nó pequeno, que é muito fácil de fazer e pode se adaptar bem a todos os tipos de corpos. Com ele, você conseguirá alcançar um resultado clean e, ao mesmo tempo, excelente para transmitir formalidade. Vale a pena!

Nós de gravata: francês ou semi-Windsor 

Um pouco mais complicado que os dois primeiros é o nó semi-Windsor. De tamanho médio e não muito simétrico, essa opção, quando produzida da maneira correta, é responsável por criar uma “covinha” mais profunda na gravata, garantindo, assim, um estilo extra para a produção. 

Não sabe qual gravata combina melhor com essa alternativa? Ajudamos: ao escolher o acessório, a recomendação é priorizar os modelos mais grossos e de tamanho médio ou grande. Não tem como errar!

Nós de gravata: clássico ou Windsor 

O Windsor é um dos nós de gravata mais sofisticados que existem. Constantemente utilizado por celebridades e políticos, tal amarração apresenta tamanho mediano e costuma combinar melhor com gravatas que não são estreitas demais. 

Ele também é categorizado como um nó mais clássico e, portanto, deve ser usado em eventos formais, com ternos bem recortados, calças de alfaiataria e camisas de algodão.

Na hora de eleger a melhor camisa social para combinar com o nó, prefira as versões que apresentem o colarinho italiano, com as aberturas mais separadas.

Além de conhecer os principais nós de gravata, você precisará considerar outros fatores igualmente relevantes e essenciais para quem deseja montar uma produção alinhada.

Veja a nossa seleção de posts e aprofunde os seus conhecimentos:

Após a leitura, esperamos que você tenha aprendido quais são os diversos tipos de nós de gravata e como usá-los de maneira adequada. 

E se gostou das dicas e quer receber outros conteúdos como este, acompanhe as nossas páginas nas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Instagram!

Você pode gostar de: