Você sabia que existem diferentes tipos de colarinho de camisa social? Pois é! Atualmente, o público masculino pode contar com várias alternativas.

Basicamente, esse detalhe serve para manter a gravata no seu devido lugar — e, caso você esteja em busca de um bom traje, este deverá ser o primeiro aspecto a ser analisado. 

Também é muito importante ficar de olho na medida do colarinho, que será a responsável por proporcionar um visual bem equilibrado e oferecer mais conforto no dia a dia. 

Pensando no assunto, criamos um post repleto de dicas valiosas. É só acompanhar a leitura, descobrir quais são os modelos de colarinho mais usados e aprender como investir naquele que melhor supre as suas necessidades.

Quais são os tipos de colarinho de camisa que existem no mercado?

Há quem imagine que todos os tipos de colarinho de camisa são iguais. Porém, ao analisar de perto, é possível notar algumas diferenças que impactam em uma produção.

Inclusive, cada um deles é indicado para ocasiões específicas. Então, para fazer bonito, é bom ficar de olho.

Colarinho francês 

De todos os tipos de colarinho de camisa, o francês é o mais popular. O seu corte é neutro e tradicional. Ou seja, você não encontrará um visual muito ousado ou marcante, mas equilibrado, ideal para aqueles que têm medo de cometer exageros. 

Tal alternativa conversa bem com todos os formatos de rosto, modelagens de terno ou nós de gravata. Por essas e outras, é uma versão que pode ser facilmente integrada aos looks do dia a dia — para reuniões de trabalho, happy hours ou, simplesmente, encontros casuais e de pós-expediente. 

Colarinho italiano 

É constantemente associado aos visuais clássicos e formais. Com uma aparência mais separada, esse modelo apresenta as pontas curtas e costuma ser recomendado para as ocasiões que exigem bastante sobriedade, como o trabalho. Na hora de montar o look, prefira utilizar gravatas com nós que sejam volumosos e tenham, aproximadamente, 8 centímetros. 

Colarinho inglês 

Logo em seguida temos o colarinho inglês. Diferente dos primeiros modelos, este apresenta um design pontudo e comprido, além de uma aparência bem mais fechada.

Deve ser evitado por homens muito altos e magros, uma vez que o detalhe serve, justamente, para criar o efeito “longilíneo” em uma composição. Os rapazes de rosto redondo, porém, podem investir nessa versão sem medo. 

O melhor tipo de terno para combinar com o colarinho inglês? Sem dúvidas, os com recorte slim, que são mais justos ao corpo. O mesmo vale para as gravatas. Aqui, a pedida certeira também é recorrer às versões finas e não muito volumosas, dando preferência aos chamados nós Windsor.

A vantagem de apostar nessa alternativa é que você pode descartar o uso da gravata, pois este colarinho sozinho já consegue agregar extrema elegância e sofisticação ao look. 

Colarinho americano

O colarinho americano ou “button-down” é constantemente indicado aos adeptos dos visuais esportivos. Inspirado nos uniformes universitários, esse modelo é bem pontudo e conta com botões, permitindo que o tecido se mantenha fixo ao peito. Tal detalhe ainda faz com que essas camisas fiquem melhor quando usadas com gravatas finas ou, até mesmo, sem elas.

Esta é uma boa pedida para eventos casuais, principalmente aqueles que acontecem durante o verão. Aqui, as gravatas também devem seguir a proposta. As opções coloridas, com recortes diferenciados ou produzidas a partir de tricô, são excelentes. 

Como escolher um?

Depois de analisar os tipos de colarinho de camisa — e escolher aquele que melhor se encaixa com a ocasião —, vale a pena tomar outros cuidados que garantirão total liberdade ao longo das atividades. 

Esse é o caso do tamanho do modelo, que deverá ficar na medida certa: nem muito largo, nem apertado demais. Como fazer essa análise? Basta seguir o passo a passo abaixo.

  • Passo 1: experimente a camisa social; 

  • Passo 2: coloque um dedo dentro do colarinho; 

  • Passo 3: verifique se o dedo cabe de maneira confortável entre o pescoço e o tecido.

Seguindo essas dicas, fica fácil escolher um dos diversos tipos de colarinho de camisa e manter o visual alinhado em diversas ocasiões. Experimente!

Gostou e quer aproveitar para escolher um traje impecável? Então, aproveite para conhecer os nossos produtos exclusivos!

Você pode gostar de: