Os sapatos são elementos sempre presentes no guarda-roupa de homens e mulheres. Mas a principal dúvida que o acessório causa é: como combinar com suas camisas de maneira adequada para trabalho, compromissos sociais e passeios com os amigos e familiares? Isso ocorre porque os calçados são capazes de transformar o vestuário e elevar a elegância a um novo patamar.

Look casual

Também conhecido como look esporte, ele traz traços de elegância moderna, ótimo para uma tarde de passeio.

Dentre os melhores sapatos, encontramos o modelo Mocassim como opção preferida, pois traz bastante descontração ao look sem deixá-lo desleixado. Mas se preferir adotar um Derby para ficar um pouco mais sério, dê preferência ao marrom que não chega a ser tão formal quanto o preto. Agora, se o calor estiver forte, vale a pena apostar no Sider especialmente se o evento for durante o dia.

Traje esporte fino

Aqui começamos a entrar com um pouco mais seriedade. Se o esporte fino, ou passeio, for o traje do evento, camisas e blazers são imprescindíveis.

Mas como estamos aqui pelos sapatos, a dica é o Loafer de camurça como aposta certeira. Os estilos Monk Strap também estão em alta e prometem conquistar os pés de 2020, ousando mais no visual. Porém, o Derby não merece ser descartado por conta da alta versatilidade que combina com as mais diversas ocasiões.

Social completo

O traje social pede por mais formalidade e os modelos mais clássicos são os que vêm à tona.

Camisa, terno, gravata e calça merecem o acompanhamento de um clássico Oxford, o mais tradicional e seguro para a ocasião social. Porém, se você gosta de um toque de modernidade e ousadia, opções em Derby ou Loafer de couro são ótimas pedidas.

Em termos de cores, dê preferência ao preto. Porém o marrom pode trazer uma modernidade muito interessante que pode funcionar extremamente bem se optar por um social mais slim.

Cinto e sapato combinando?

No caso de trajes mais sérios e homogêneos, combinar o sapato com o cinto é sim uma dica muito importante. Afinal, quando textura e cor do cinto e sapatos são semelhantes, se cria uma unidade visual que favorece as demais peças. Com isso, se o sapato é de couro e tem a cor preta, da mesma forma deve ser o cinto.

Fugindo das regras

As dicas acima são ótimas para quem não deseja ousar demais e fugir das regras. Mas lembre-se que na moda tudo é uma questão de experimento. Um tênis clássico pode lidar muito bem em um look esporte fino, por exemplo. Assim como uma boa combinação de polo e Oxford de cores ousadas podem ser excelente para dias diferenciados. 

Você pode gostar de: