Toda pessoa, em algum momento da vida, já ficou em dúvida sobre qual camisa social usar. Isso é fato! Na rotina, no trabalho, na faculdade, no restaurante ou mesmo clubes e outros locais e momentos que merecem estilos de roupas diferentes.

A questão é: você sabe onde pode, ou deve, usar uma camisa por dentro da calça? E quanto à camisa por fora da calça? Vamos responder.

É comum pensar que camisa social por dentro da calça é utilizada apenas para o trabalho ou em uma reunião de negócios, por se tratar de estilo mais “formal”; porém, não é apenas nessas ocasiões em que o estilo pode ser adotado.

Para decidir, é preciso atentar a algumas características: costura, comprimento e até o tecido. Acompanhe a leitura.

Modelos de camisas sociais: nem todas se ajustam por dentro da calça

Há uma variedade de modelos de camisas sociais que podem ser usadas por dentro da calça, com estruturas e formas diferentes, permitindo escolher aquela que mais agrada.

No entanto, é importante lembrar que, no contexto da moda, nem todas as camisas sociais servem para qualquer situação.

Um aspecto fundamental para uma camisa social ter um bom caimento ao ser colocada por dentro da calça está relacionado à sua barra. Geralmente, uma camisa social com barra mais longa e uma leve curva proporciona um ajuste melhor ao corpo, resultando em um visual mais elegante e bem modelado.

homem com camisa social para dentro da calça

Leia também: Work Shirt: o que é, modelos e onde comprar.

O que avaliar ao usar uma camisa por dentro da calça?

Confira alguns elementos importantes para considerar ao usar uma camisa social para dentro da calça.

Comprimento da camisa

O comprimento é um aspecto crucial a ser considerado. Idealmente, a camisa deve chegar aproximadamente à metade do zíper ou do bolso traseiro da calça. Um pouco acima ou abaixo desse ponto também é aceitável.

No entanto, é importante evitar que a camisa seja muito curta, para que sua barriga não fique visível ao levantar os braços. Certifique-se de que o comprimento da camisa seja adequado para evitar desconfortos ou exposições indesejadas.

Tipo de evento

O tipo de evento e o momento são fatores determinantes na escolha de como usar a camisa. Em situações formais, como eventos com gravata e terno, é imprescindível que a camisa social seja usada por dentro da calça.

Além disso, evite vesti-la para fora, no final de uma festa ou expediente, para não transmitir uma impressão desleixada, especialmente se a camisa estiver amassada na região inferior.

Mantenha-se alinhado, com camisa social corretamente por dentro da calça, conforme a ocasião.

Tecido da camisa

As camisas feitas de tecidos casuais, como jeans ou flanela, são bastante estilosas quando usadas por fora da calça. No entanto, muitos homens não sabem que isso não impede de serem usadas por dentro.

Na verdade, em algumas ocasiões, o visual pode ficar muito interessante dessa forma.

Portanto, mesmo que você opte por uma camisa de tecido casual, experimente usá-la por dentro da calça para criar um visual único e estiloso. A versatilidade do tecido permite explorar diferentes possibilidades na hora de compor seu estilo.

Em quais ocasiões usar a camisa por dentro da calça?

A ocasião sempre influencia diretamente como se vestir. A camisa social para dentro da calça é indispensável em situações que exigem mais formalidade e sofisticação, principalmente aquelas que demandam o uso de terno e gravata.

Aliás, retirar a camisa de dentro da calça nessas situações pode pegar muito mal.

Por outro lado, em situações informais, a variedade na forma de se vestir é grande. Opte sempre pelo seu conforto: caso se sinta bem vestindo camisas por dentro da calça, não deixe de usar.

Leia também: Calça sarja: saiba como combinar essa peça conforme a ocasião.

Dicas para usar camisa por dentro da calça

Confira as principais dicas da Sixtini Camisaria para usar camisa por dentro da calça.

Fixe bem a camisa social por dentro

Ao usar a camisa por dentro da calça, é fundamental permanecer bem presa ao corpo, para evitar que saia do lugar e comprometa o seu visual.

Calça com modelagem ajustada

Se preferir, procure por calças com uma modelagem mais justa na cintura, de modo a manter a camisa presa de forma mais eficiente, proporcionando um visual mais alinhado e organizado.

Opte por uma “cueca com presilha”

Atualmente, existem modelos de cuecas específicas, com presilhas projetadas para manter a camisa no lugar. Considere adquirir essa peça para uma fixação adicional e maior conforto ao usar a camisa por dentro da calça.

Use cinto (interno ou externo)

Os cintos, internos ou externos, ajudam muito a manter a calça ajustada na região da cintura. Por consequência, garantirão melhor fixação da camisa, evitando que se desloque durante o uso. Experimente essa opção para um visual mais cuidadoso e bem-estruturado.

Então, camisa social por dentro ou fora da calça?

A moda está constantemente em mudança e, a cada ano, surgem tendências e estilos mais variados.

Com isso, não existem regras que limitem o uso de camisas sociais para dentro ou fora da calça.

Atualmente, as pessoas usam camisetas por dentro da calça, camisas abertas e até jaquetas jeans. E essa mudança é relativa ao estilo peculiar.

Gostou dessas dicas? Agora que já sabe o que fazer, o que acha de investir em uma bela camisa social? Navegue pelo nosso catálogo para conferir todos os modelos.


Você pode gostar de: