Sendo uma alternativa sustentável para o mundo fashion, que é um dos mais poluentes de nossa sociedade, o termo Slow Fashion resume a abordagem que se inspira no conceito do “slow food”. Confira o que é o Slow Fashion no presente artigo e todos seus benefícios, quer seja para sua vida ou mesmo para o meio ambiente.

A Prática do Fast Fashion

Vivemos uma sociedade de consumo escalado. Somos convidados a consumir mais e mais, dia após dia, sem crivo ou qualquer filtro. Um ótimo exemplo disso são as conhecidas redes de Fast food, onde se é produzida uma grande quantidade de comida de maneira robótica, padronizada e industrial.

No mundo da moda esse fenômeno da produção em massa também existe, como bem sabemos. Diversas marcas adotam esse perfil, o que causa não somente uma perda de identidade nas peças, como também imensos impactos ambientais causados pelo ciclo de vida do produto usado pela marca.

Esse seria o “Fast Fashion”, uma produção de peças de roupa baseada numa mão de obra barata, assim como uso de materiais mais acessíveis, que levem um maior lucro para a marca produtora. Para combater isso, o Slow Fashion surge, com algumas revoluções e alguns pontos de vista diferenciados.

Os princípios do Slow Fashion

“Slow Fashion” faz uma antagonização ao que seria uma versão do “Fast Food” do mundo da moda. O que seria em português “Moda Lenta”, é um conceito baseado no prezar pela qualidade de peças, no investimento local, e no cuidado com toda e qualquer peça que é comprada.

Aqui, o cuidado com a escolha da peça e com o tratamento dela não acaba no momento da compra, mas também de descarte, uma vez que um praticante de Slow Fashion preza, sempre que possível, por repassar suas peças para brechós.

Para resumir os princípios que fundamentam o Slow Fashion, preparamos tópicos logo abaixo, confira:

  1. Prezar por Marcas Transparentes: O primeiro ponto que merece atenção é a transparência da marca, assim como a proximidade do consumidor final. A produção de marcas que têm um vínculo mais estreito entre a produção e o consumidor oferecem uma movimentação de renda local que é muito mais saudável para o meio ambiente, e também traz todos os benefícios da economia social;
  2. Valorizar a Produção Local: Seguindo um pouco a linha do ponto 1, temos o foco na Produção Local. O Slow Fashion procura valorizar os produtores pequenos e médios, que tenham uma menor escala e que sejam capazes de fornecer peças para os consumidores locais. Dessa maneira, você que compra as roupas, sabe que o produtor de suas peças é um membro de sua comunidade, e ainda consegue adquirir um produto que tem valores mais condizentes com o custo de produção, uma vez que não existem tantos repasses entre fornecedores e distribuidores;
  3. Criação Social: Por fim, temos a criação social. Essa que completa a tríade dos princípios do Slow Fashion. Na criação social, vale tudo o que fomente algum tipo de benefício social, quer seja a reciclagem, propostas para aumento da vida útil das peças, entre outros mecanismos que otimizam a relação do consumidor e suas peças, evitando o descarte precoce, ou mesmo, fazendo com que o ato de compra se transforme em um verdadeiro ato benéfico ao contexto social.

Esses 3 pilares do Slow Fashion acabam por emanar diversas consequências positivas, que se alastram por todos os lados. Quer seja ao criar consumidores mais conscientes, fomentar os pequenos e médios produtores, ou mesmo ao implementar uma cultura de menos consumo e maior reaproveitamento de materiais.

Sixtini e a proposta Slow Fashion

Na Sixtini, procuramos adotar todos os princípios da Slow Fashion em nossa produção. Principalmente, por investirmos num contato direto com você, nosso consumidor.

Caso tenha alguma dúvida sobre como funciona nossa produção, ou mesmo se desejar detalhes acerca de nossos produtos, não hesite em entrar em contato com um de nossos especialistas.

Convidamos você a dar uma olhada também nos outros posts de nosso blog, ok? Sempre estamos publicando materiais que podem te ajudar a fazer melhores escolhas de roupas e entender ainda mais a respeito do mundo da moda.

Nos vemos aqui brevemente para mais um texto como este. Até mais!

Você pode gostar de: