Das roupas aos acessórios, da decoração ao design de interior. Em todos esses pontos, o minimalismo pode ser usado em um ambiente de trabalho, seguindo aquela regra da moda que já estamos cansados de ouvir: o menos é mais. Num ambiente que investe em minimalismo, ou que tem alguma espécie de “dress code” voltada para esse norte, não há como errar, muito menos criar distrações no ambiente de trabalho.

No presente artigo, nós aqui da Sixtini vamos falar um pouco do estilo minimalista que é um dos mais recomendados para ambientes de trabalho. Aqui, explicaremos tanto a respeito do estilo de vida minimalista, quanto as formas que o minimalismo pode ser usado num ambiente corporativo: quer seja através das roupas usadas no ambiente, ou mesmo na organização das mesas de trabalho.

Qualquer dúvida que lhe reste após a leitura desse documento pode ser sanada diretamente com um de nossos especialistas, ok?

Ame ou Odeie: o Minimalismo é ideal para o ambiente corporativo

Com cada vez mais força, o minimalismo está voltando para o mercado. Por alguns anos, principalmente dos anos 90 aos 2000, vimos uma revolução no que dizia respeito aos ambientes de trabalho aceitáveis. Anulando completamente o dress code em algumas situações, ou mesmo criando ambientes mais criativos.

Entretanto, essas abordagens não se encaixam em toda e qualquer empresa, uma vez que nem todas se beneficiam de um ambiente muito colorido ou eivado de muitas informações. A aplicação de uma perspectiva minimalista no ambiente de trabalho, em setores de atuação que são naturalmente mais formais, pode reduzir o estresse dos colaboradores e aumentar a eficiência e tranquilidade de todos.

Minimalismo nas mesas de trabalho

Um número exaustivo de pesquisas afirma que distrações visuais são capazes de aumentar os níveis de estresse dos colaboradores. Portanto, manter apenas os itens essenciais na mesa de trabalho, e concentrar os menos essenciais em pequenos cantos do escritório, pode ser algo que reduz a distração.

Um outro ponto que pode ajudar a manter o minimalismo mas ainda conseguir vida e decoração para o ambiente é escolher plantas de baixa manutenção. Dessa forma, não se precisa inserir os cuidados com essas plantas no cronograma de tarefas.

Minimalismo nas roupas de trabalho

Padronização de roupas num ambiente de trabalho pode sim ser uma boa ferramenta para a garantia de eficiência. Empresas que optam por oferecer uma palheta de roupas diferentes, mas ainda mantendo o corte e a energia corporativa, também podem usufruir de uma maior padronização do ambiente, contribuindo também na maior eficiência no momento de escolher a roupa do dia.

De acordo com especialistas no setor de moda, a conhecida “fadiga das decisões” no momento de escolha de roupas na manhã, é o primeiro passo para desencadear um dia possivelmente estressante de trabalho, o que pode, consequentemente, diminuir produtividade e tornar a rotina do emprego cansativa.

Rotinas minimalistas

Por fim, devemos também pensar nas rotinas, e na forma que a empresa funciona. O minimalismo é uma verdadeira forma de viver. Empresas que acabam adotando um perfil muito caótico e pouco previsível de funcionamento também podem desencadear crises de estresse em seus colaboradores. Por isso, organização é sempre a melhor pedida.

Isso pode ser alcançado através do investimento em um sistema virtual de gestão, onde todos os colaboradores sejam informados dos eventos do dia, ou mesmo uma maneira mais prática e eficiente de organizar e garantir a participação em eventos por parte dos profissionais.

Tudo isso, para garantir uma maior organização pessoal de todos os colaboradores da empresa.

Sixtini e o Minimalismo Corporativo

Na Sixtini, temos o orgulho de oferecer peças ideais para o ambiente corporativo. Com cortes padronizados e uma vasta palheta de cores sóbrias, conseguimos oferecer peças que vinculam elegância ao conforto, garantindo o máximo de eficiência no ambiente de trabalho, sem tornar o fardamento um estorvo para o dia a dia dos colaboradores.

Caso você tenha alguma dúvida acerca de nosso fluxo de trabalho, ou mesmo se desejar entender um pouco mais da proposta Sixtini, convidamos você a enviar um contato pelo nosso site agora mesmo.

Nossos especialistas podem te ajudar a fazer as melhores escolhas, e tudo isso, sem nenhum custo adicional. Nos chame para um papo e saiba como podemos te assessorar.

Esperamos seu contato desde já!

Você pode gostar de: