Certamente você já deve ter vestido aquela roupa que lhe caiu extremamente bem, ou mesmo ouviu comentários como “Laranja é a sua cor”, ou mesmo “Verde realça seus olhos”, certo? Esse tipo de experiência parece ser completamente vinculado ao acaso, mas em verdade, existe toda uma ciência por trás disso: é a Colorimetria Pessoal.

A Análise de Coloração Pessoal ou de Colorimetria Pessoal é uma técnica bem atual e que permite a você encontrar a sua cartela de cores. Essas que sempre harmonizarão melhor com seu tom de pele e com as cores que fazem parte das oscilações em sua pele.

Vale lembrar logo de primeira que a análise não cria em momento algum uma lista de cores proibidas ou algo assim, mas uma palheta mais recomendável. Uma lista de cores fáceis que você pode procurar rapidamente em lojas para ter maior sucesso em sua busca por novas peças ou mesmo, montar novos looks.

Como funciona o estudo da Colorimetria Pessoal

Para conseguir encontrar sua palheta de cores ideal, que seria a “Cartela Pessoal” em termos técnicos, você precisa estudar os tons que estão presentes em sua pele, sua boca, seus olhos e o tom de seus cabelos. A partir dessa observação é possível inserir a sua pessoa em 12 resultados possíveis, todos esses que são associados diretamente a estações do ano, em suas versões “Pura”, “Brilhante” ou “Suave”.

Outro ponto que deve ser estudado é a temperatura da pele, e hoje, nesse texto aqui da Sixtini, vamos procurar analisar um pouco mais dos três tipos de subtons: os quentes, frios e neutros.

Características acerca de cada Subtom da Colorimetria Pessoal

  • O Subtom Quente: Pessoas que possuem um subtom quente possuem tons de pele mais amarelados, alaranjados ou dourados. Esses tons de pele existem tanto em peles amarelas, brancas ou negras. Os cabelos de pessoas com Subtom Quente costumam ser loiros escuros, marrons dourados, castanhos ou mesmo ruivos. Olhos costumam ser marrons, castanhos, verdes, tons de laranja e mel;
  • O Subtom Frio: No caso do Subtom Frio, as pessoas que apresentam essa característica costumam ter uma pele mais avermelhada quando são expostas ao sol, ao contrário das pessoas de Subtom Quente, que costumam ficar bronzeadas mais facilmente. Os cabelos de pessoas com Subtom Frio costumam ser mais escuros ou loiros mais acinzentados. E peles brancas ou claras, o subtom frio pode ser visto em pessoas que tem tons de azul, rosado ou verde oliva. Em peles negras, nota-se a presença principalmente do oliva na pele;
  • O Subtom Neutro: Por fim temos os subtons neutros. Essas pessoas são aquelas que conseguem combinar com uma grande variedade de cores, e costumam ter olhos e cabelos em cores que estão presentes tanto no subtom frio quanto no subtom quente, assim como tons de pele que estão presentes em um ou em outro dos subtons descritos anteriormente.

Ao descobrir seu subtom, é possível estudar mais afundo e descobrir qual a sua coloração pessoal. Por exemplo, pessoas com:

  • Subtons Quentes: combinam com joias de ouro e possuem uma maior tendência a combinar com tons mais escuros de verde, marrom e assim por diante;
  • Subtons Frios: combinam mais com joias em pratas, e combinam mais com tons azulados e mais claros, como rosa claro, azul celeste e outras cores que são mais frias.

Cores como o preto, branco e cinza, por exemplo, caem bem em todos os tipos de subtom, e acabam sendo coringas na hora de escolher cores de roupas.

Gostou de aprender um pouco sobre a Colorimetria Pessoal?

Nós aqui da Sixtini estamos sempre procurando trazer conteúdos relevantes para vocês, nossos leitores. Se esse artigo aqui lhe foi útil, e se você gostou de aprender mais acerca da Colorimetria Pessoal, converse conosco e certamente poderemos fazer outros conteúdos semelhantes a esse aqui numa próxima oportunidade.

Que tal discutirmos num próximo artigo um pouco mais a respeito dos 12 resultados possíveis da coloração pessoal. Assim poderemos nos aprofundar ainda mais nessa temática, o que acha? Acompanhe nossas próximas publicações aqui no blog da Sixtini.

Você pode gostar de: