Sem sombra de dúvidas, a conexão entre a marca e o colaborador deve ser maior do que um mero vínculo trabalhista. O engajamento de colaboradores faz toda a diferença no rendimento dos profissionais, e conseguir promover esse engajamento exige uma série de investimentos em endomarketing, por exemplo, assim como o fomentar de uma cultura organizacional mais voltada aos resultados.

No presente artigo, nós aqui da Sixtini vamos comentar algumas das maneiras que você, empreendedor, pode fomentar o engajamento e a motivação dos colaboradores dentro de sua empresa. Adiantamos logo que o Endomarketing (que são os processos e campanhas de marketing interno) é um dos pilares mais indispensáveis para esse processo.

Confira o que nós aqui da Sixtini preparamos para você!

Quais os benefícios de fomentar a conexão com os colaboradores?

Alguns empreendedores podem enxergar seus colaboradores como abelhas operárias, e criar um certo desprendimento entre a marca e seus representantes que entram em contato direto com os clientes, por mais paradoxal que isso pareça.

O resultado da implementação de boas políticas de endomarketing se vê por todos os lados, mas se faz perceptível principalmente por meio da atração e retenção de talentos no corpo da empresa. Afinal de contas, um colaborador fiel, mesmo em tempos de crise, irá ter orgulho de seu trabalho e sempre vestirá a camisa da empresa.

Algumas formas de investir em endomarketing para sua empresa estarão dispostas logo abaixo, no tópico que segue:

Algumas formas de fomentar a conexão de seus colaboradores com a marca

  1. Plano de Comunicação Interna: Muitas vezes, empreendedores focam suas equipes de marketing apenas na comunicação externa. Ou seja, nas estratégias de atrair novos consumidores. Entretanto, existe o público interno que também merece receber uma comunicação eficiente e direta – os seus colaboradores. Um bom plano de comunicação, que envolva a integração de setores para evitar falhas e atritos entre os grupos é ideal para que a empresa flua de maneira flexível;
  2. Treinamento Corporativo: Quer seja a capacitação em idiomas, investimento em cursos de informática, ou mesmo outras formas de aprimorar os conhecimentos de seus colaboradores: todos esses são meios de provar aos seus colaboradores que você, enquanto empreendedor, enxerga os funcionários enquanto peças preciosas e talentos a serem retidos na empresa;
  3. Investimento em Uniformes: Coincidentemente ou não, mais cedo nesse texto, falamos sobre o “colaborador vestir a camisa da empresa”. Essa frase que é usada com certa frequência, fala abertamente sobre como o fato do colaborador usar o uniforme da marca representar uma conexão entre a pessoa e a empresa. Inegavelmente, investir em roupas de qualidade, durabilidade, assim como conforto é uma ótima forma de demonstrar que você, enquanto empreendedor ou empreendedora, se importa com seus colaboradores;
  4. Integração entre colaboradores e gestores: Por fim, devemos lembrar dos princípios que começaram a ser mais disseminados recentemente, com o nascimento de empresas com um estilo mais “Google” de gestão, com uma hierarquia menos marcada e uma maior integração social entre gestores e colaboradores. Promover a união de todos os personagens da trama empresarial é uma boa forma de reter talentos e promover a sensação de pertencimento entre todas as partes.

A partir desses 4 pontos, é possível conseguir celebrar e manter uma boa relação entre a marca, os gestores da mesma e os colaboradores. Criando, dessa maneira, um ambiente saudável para todos os presentes e fomentando assim um ambiente de real colaboração e investimento na empresa.

Uma empresa funcional demanda investimento

Dia após dia, é necessário engraxar as engrenagens de uma empresa, afinar o que precisa ser afinado, e tornar assim o funcionamento do empreendimento completamente alinhado com os objetivos dos empreendedores e gestores. Hoje, nós da Sixtini trouxemos 4 pontos que são essenciais para tornar a relação entre a sua marca e seus colaboradores mais cristalizada.

Trazemos, além dessa lista, uma proposta, assim como um convite. No ponto 3 falamos acerca da uniformização de seus colaboradores, e já lhe confirmamos que podemos te ajudar nesse passo. Fale com um de nossos especialistas agora mesmo e entenda mais a respeito de como podemos te dar uma assessoria especializada. Acesse www.sixtini.com.br.

Esperamos seu contato desde já, ok? Um grandíssimo abraço e até mais!

Você pode gostar de: