Conhecida também como “Carbon Footprint”, a pegada de carbono se relaciona diretamente à aos impactos ambientais que afetam o planeta à medida que produzimos itens em nossas atividades diárias. Para alguns mercados, a pegada de carbono é mais notável, pela própria atuação da empresa. Noutras, a pegada é baixíssima, beirando zero.

De uma maneira ou de outra, diante do aquecimento global, e como a pegada de carbono tem uma relação direta com a emissão de gases que causam o efeito estufa, reduzir essas emissões é responsabilidade de todos.

Abaixo, vamos comentar algumas iniciativas que seu empreendimento pode tomar a fim de diminuir a pegada de carbono que emite, ajudando assim a manter a temperatura de nosso planeta a mais próxima do ideal possível.

Ideias para Diminuir a Pegada de Carbono da Empresa

Algumas das ideias que serão passadas aqui são aplicáveis às empresas como um todo. Outras, não. Por isso, procure entender essas dicas como direcionamentos globais que visam apetecer à maior parte de nosso público leitor.

  • Use Sacolas Reutilizáveis: A aplicação de sacolas reutilizáveis no dia a dia da empresa é algo já antigo na onda da reciclagem, mas hoje é ainda mais essencial. Caso essas bolsas não sejam possíveis para o estabelecimento por motivos de acessibilidade, é possível passar a vender as sacolas a preço de custo, ou mesmo apostar em sacolas biodegradáveis. Existem hoje no mercado algumas opções de papéis que inclusive são dotados de sementes, e quando caem no solo, se tornam plantas e ervas muitas vezes passíveis de se tornar alimento para pessoas;
  • Opte por fornecedores locais: Produtos que são produzidos localmente demandam menos da frota de transportes, o que diminui a pegada de carbono drasticamente. Quanto mais fornecedores locais, ou de sua região, forem escolhidos, menor será a pegada de carbono acumulada pela produção de seus itens ou pela prestação de seus serviços. Acaba que esse é um cenário de diminuição dos males, não necessariamente a redução da pegada de carbono a zero;
  • Use produtos de limpeza verdes: Toda e qualquer empresa precisará passar por momentos de limpeza, indubitavelmente. Por isso, usar produtos de limpeza que tenham menor impacto no meio ambiente diminuirão não somente a produção de carbono, como também poderão tornar a empresa menos poluente de uma maneira geral. Alguns produtos vendidos localmente na maior parte das médias e grandes cidades, à base de bicarbonato de sódio, limão, vinagre e óleos essenciais, são menos nocivos ao meio ambiente e são capazes de ajudar muito na limpeza do dia a dia. Por vezes, para a limpeza mais pesada, os produtos industrializados podem ser necessários, mas ter uma opção verde ajuda muito;
  • Invista em uniforme de qualidade: Por fim, uma dica com a qual nós aqui da Sixtini podemos te ajudar – no investimento em uniforme de qualidade. Sabemos bem como o mundo da moda é, e podemos afirmar que sim, essa é uma das indústrias mais poluentes, por conta de todos os processos para a produção de tecidos, coloração dos mesmos e assim por diante. Por isso, investir em uniforme deve levar em consideração inúmeros fatores, desde a produção local, até mesmo o cuidado com cada peça e a durabilidade das mesmas, a fim de evitar a necessidade de investir em novas peças.

Esses são alguns passos práticos que você pode tomar. Caso não sejam possíveis, ou mesmo pouco acessíveis, é possível fazer a neutralização de carbono, procurando comprar a pegada de carbono de empresas e projetos ambientais que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas nesse planeta, promovendo a criação de mais áreas verdes ou despoluindo áreas afetadas pela atividade industrial.

Conte com a Sixtini para te ajudar no fornecimento de uniforme de qualidade

Tal qual comentamos na dica 4, o uso de uniforme de qualidade é uma das formas que o seu empreendimento pode diminuir a pegada de carbono, e ainda economizar no longo prazo, ao conseguir diminuir a frequência com que precisa trocar as peças do uniforme dos seus colaboradores.

Entenda mais do sistema de trabalho da gente aqui da Sixtini falando conosco agora mesmo, acesse www.sixtini.com.br/corporate. Esperamos seu contato desde já. Um grande abraço e até mais.

Você pode gostar de: