O Algodão puro, com toda sua estrutura firme e menor probabilidade de desfiamento; o misto de poliéster e algodão com sua versatilidade, frescor e leveza. No presente artigo, nós aqui da redação Sixtini preparamos uma explicação a respeito dos tecidos de algodão puro, poliéster e dos mistos de algodão e poliéster.

Comentaremos aqui as vantagens de cada um e o comportamento deles quando usados em peças de camisaria que lhe acompanharão no dia a dia. Confira o que temos a falar a respeito dessas variantes e entenda em detalhes os prós e contras de cada um dos tecidos, assim como do misto entre o poliéster e do algodão.

Um pouco do que você deve saber a respeito do Algodão e do Poliéster

Existe certo receio e desdém quando falamos a respeito do poliéster. Por ser algo artificial e derivado do petróleo, associa-se esse tecido ao plástico, e consequentemente, a algo desconfortável. Mas, nem tudo é 8 ou 80.

Quando falamos do misto entre o poliéster e o algodão, podemos ter os benefícios de cada um dos tecidos. Vamos comentar logo abaixo os benefícios de cada um, separadamente, e como o misto se comporta:

Benefícios do Poliéster:

O poliéster é um tecido artificial, feito a base de carvão, água, ar e derivados de petróleo. A fibra é forte, não amassa com facilidade e tem a capacidade de manter sua forma por muito tempo. Por outro lado, ela não tem a capacidade de aguentar altas temperaturas e acaba derretendo e queimando com facilidade (por isso é importante não passar ferro quente, apenas frio).

Os fios duram muito tempo e caem bem no corpo, por isso são muito utilizados em projetos de alta costura e se transformam em verdadeiras obras de arte nas mãos de artistas têxteis.

Benefícios da Fibra de Algodão:

Tecidos de algodão são firmes e desfiam com muita dificuldade. Comparado ao poliéster, ele é resistente e aguenta bem o calor de um ferro quente. O Algodão também permite que o corpo respire melhor no calor do dia a dia, principalmente aqui no Brasil. Como consequência, evita-se a possibilidade de odores ficarem impregnados na roupa.

Outro benefício da Fibra de Algodão e dos tecidos que usam a mesma é o fato dela vir associada a uma rápida secagem e uma baixa probabilidade de causar reações alérgicas nas pessoas que usam roupas desse material. De uma maneira geral, o Algodão costuma ser uma opção mais agradável a maior parte dos públicos, e esse benefício também pode ser visto logo abaixo na variante mista, onde se adiciona Poliéster na mistura.

E quanto aos tecidos mistos? Quais os diferenciais deles?

Os tecidos que associam as fibras de algodão com o poliéster costumam herdar, numa proporção ou noutra, os benefícios de cada um dos tecidos. Um tecido que é misto entre poliéster e algodão se torna versátil, uma vez que ganha o frescor e a leveza do algodão associando à durabilidade e à estrutura difícil de amassar do poliéster.

Roupas de tecido misto encolhem pouco, frente às roupas 100% de algodão. Por isso, roupas que são lavadas com frequência, como o uniforme profissional, podem ser ainda mais úteis e duráveis quando feitos a partir de tecidos mistos.

Alguns detalhes, entretanto, devem ser observados, como por exemplo a temperatura do ambiente que a pessoa que usa o uniforme irá ficar, se o profissional tem alergia a algum material artificial e assim por diante. Uma vez que esses cuidados tenham sido tomados, é possível fazer uma decisão assertiva acerca do melhor tecido para o uniforme profissional.

Conte com a Sixtini no momento de decisão e pedido

Nossa equipe de especialistas aqui na Sixtini pode te ajudar em diversos momentos: desde a escolha do melhor tecido a ser aplicado nas peças, até mesmo o melhor modelo de camisa. Tudo para garantir que sua marca esteja passando a ideia que deseja para os consumidores, assim como, que seus colaboradores estejam confortáveis e produtivos dia após dia, sem roupas que não lhe caem tão bem.

Fale com um de nossos especialistas agora mesmo e entenda mais a respeito de como podemos te dar uma assessoria especializada. Acesse www.sixtini.com.br. Esperamos seu contato desde já, ok? Um grande abraço e até mais!

Você pode gostar de: