Aqui na Sixtini você sabe muito bem que estamos sempre comentando e publicando fatos a respeito da moda, do autocuidado e do enfoque no bem estar. Estes que podem ser alcançados através de uma série de rituais e da atenção aos pequenos detalhes do dia a dia.

Hoje, trouxemos aqui algumas dicas que podem ser novidades para alguns, mas que já estão sendo debatidas de forma explícita na maior parte dos meios de comunicação e nas redes sociais: os cuidados com a pele. Ou melhor – os rituais de Skin Care.

Vale lembrar que nossas dicas aqui são, de uma maneira ou de outra, generalistas. Algumas peles vão pedir um cuidado diferenciado de outras, quer seja por questões de oleosidade ou propensão a pelos encravados por exemplos.

Confira a abaixo, em detalhes, tudo o que estudamos e preparamos para você. Não esqueça de navegar em nosso blog para ver outros textos como este, ok?

Uma boa rotina de skincare para você

Os cuidados com a pele, diferente do que se imagina, não envolvem apenas a limpeza da mesma, mas a nutrição e hidratação da mesma. Abaixo comentaremos um pouco mais do que seria uma boa rotina em essência:

  1. Limpeza: Antes de dar qualquer passo na sua rotina de cuidados com a pele, é importante retirar as impurezas que se acumulam sobre a pele. Lave o rosto com produtos apropriados para seu tipo de pele, quer sejam géis ou sabonetes líquidos. Sabonetes em barra costumam ser um pouco mais fortes e fazem mais mal à pele;
  2. Tonificação: Tônicos da pele são capazes de otimizar o tecido de diversas formas. Alguns deles são mais voltados para peles oleosas, sendo eles “tônicos adstringentes”, e outros tônicos hidratantes, que ajudam a tornar a face mais firme e aveludada. O papel do tônico, em resumo, é trazer mais estrutura para a pele. Vale lembrar que antes de passar para a próxima fase, o tônico deve ser totalmente absorvido;
  3. Hidratação: Uma vez que a pele está limpa e tonificada, é hora de partir para a hidratação. Essa que deve ser muito bem escolhida na farmácia – existem hidratações para peles secas, oleosas, mistas, sensíveis e assim por diante. Algumas são vendidas na forma de cremes, outras em géis, outras em géis-creme, séruns e assim por diante;
  4. Tratamento: Por fim, temos o tratamento, que pode ser qualquer um que se alinhe às suas necessidades atuais. Tem Acne? Esse é o momento de usar um anti-acne. Procura rejuvenescer o rosto? Um Anti-rugas pode ser aplicado agora. E assim por diante. Vale lembrar que alguns tratamentos não podem ser feitos todos os dias, por conta da forma que são invasivos e intensos. Caso tenha algum tipo de ardência, pinicação ou descamação, suspenda o uso ou reduza a frequência.

PS: Essa rotina que comentamos logo acima é muito mais voltada para o período noturno. Para o caso dos cuidados com a pele na manhã, é importante trocar a tonificação, hidratação e tratamento por um protetor solar e um antioxidante.

Especificidades podem ser receitadas por quem?

Apenas por um dermatologista ou um especialista de qualquer gênero. É nesse cenário que alguém poderá lhe recomendar o uso de um esfoliante, de produtos que sejam capazes de clarear manchas, e assim por diante. Qualquer procedimento que seja mais invasivo, deve ser utilizado apenas com acompanhamento profissional, para evitar problemas e qualquer tipo de irritação de difícil correção.

Cuidados com a pele e a criação de bons hábitos

Por fim, podemos ressaltar que a criação de bons hábitos não é necessariamente fácil. Isso demanda tempo, e certamente só pode ser verdadeiramente aprimorado depois de algumas semanas de hábito.

Se você está iniciando agora nessa rotina, respire fundo e se permita vacilar um pouco. Errar e não ser consistente no começo é completamente normal, e em verdade – esperado.

Não deixe de ficar sempre de olho nas dicas que nós aqui da Sixtini temos a te passar, quer seja a respeito de autocuidado ou a respeito da moda. Estamos sempre procurando trazer o que há de mais atual nesse universo para que você possa contar sempre com todas as ferramentas e referências que precise.

Você pode gostar de: