Uma imagem fala mais que mil palavras, certo? E o mesmo vale quando estamos falando em como tornar visível a cultura da marca e o que quer dizer a cultura interna do empreendimento. A Semiótica pode ajudar (e muito) a trazer essas mensagens de uma maneira coerente, clara e realmente compreensível aos seus clientes e consumidores.

Vamos, no decorrer do presente artigo, explicar um pouco mais a respeito da Semiótica, assim como, abordar como esses conceitos podem ser aplicados no dia a dia de seu empreendimento.

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A aplicação da Semiótica no Uniforme

Antes de nos aprofundarmos propriamente na utilização da Semiótica em Uniformes, é importante entender mais a respeito do que é a Semiótica em si. Para que tenhamos uma definição clara, temos de viajar no tempo e espaço, lá para a Grécia Antiga, quando os estudos dos signos começaram. A Semiótica, definida desde estes tempos antigos, é a significação que é passada por meio de códigos.

A escolha de uma certa paleta de cores, ou mesmo o uso de traços e desenhos específicos – tudo isso pode desaguar em um sentimento específico. A arte, a cultura e outras fontes de signos podem ser usadas para construir um quadro que evoque sensações.

É a Semiótica que nos permite utilizar conceitos pré-existentes como blocos de construção de outros conceitos mais encorpados. E é aí que o uso desse tipo de princípio pode ser utilizado na escolha do uniforme de sua marca.

O Uniforme que Conversa com seus consumidores

Como vimos mais acima, signos seriam as partes básicas, os blocos da linguística, da troca de informações. Tendo em vista que o uniforme de sua empresa pode unir em si uma série de signos, quais mensagens ele seria capaz de emitir? E por meio de quais mecanismos?

  • Cores: Cores certamente são a primeira mensagem absorvida pelos que conseguem enxergar as roupas de seus colaboradores. Ela que poderá mandar um recado calmante, quando as cores forem mais leves e menos vibrantes, assim como, que poderá mandar uma ideia de seriedade e profissionalismo, uma vez que se usem cores como o azul marinho, preto, cinza e assim por diante;
  • Traços: Uniformes podem possuir diversos traços. E nisso, estamos falando especificamente de cortes e costuras, não de estampas. Esses cortes podem evocar memórias nas pessoas, ao inspirar-se em estilos específicos de roupas, ao procurar ter um caimento específico no corpo, proporcionando uma aparência mais despojada ou mais formal;
  • Sobreposição: Por fim, podemos comentar a respeito da sobreposição, ela que pode transmitir ainda mais mensagens e ideias para o consumidor. As peças em sobreposição podem, em separado, oferecer partes de conceitos, enquanto unidas, emanar um significado complementar ou mesmo totalmente diferente.

As formas que a semiótica pode ser usada são infindas. Verdadeiramente, elas são tão vastas quanto a imaginação do gestor ou da equipe de marketing por trás do projeto.

Já comentamos aqui em nosso blog a respeito da importância de tornar o uniforme profissional o mais alinhado possível com as ideias da empresa. Essa é uma forma de comunicar os ideais do negócio num primeiro olhar, causar uma boa primeira impressão e assim por diante.

Já comentamos também que essa mesma boa escolha de uniforme é capaz de criar uma boa conexão entre a marca e o colaborador. Este elo que é uma das engrenagens mais importantes de toda a operação da empresa.

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