O Home Office tem sido visto de diversas formas. Algumas pessoas enxergam a situação como “trabalhar de casa”. Outras, já têm outro ponto de vista, acabam sentindo como se estivessem vivendo e dormindo no trabalho. Muitas críticas estão sendo feitas a essa nova modalidade de trabalho, mas uma coisa é certa: ela veio para ficar.

Algumas empresas que nascem no contexto da pandemia, já investem em peso nessa abordagem, sendo totalmente focadas em Home Office e não possuindo qualquer espécie de base física. Tendo em vista essa expectativa de constância do Home Office em nossas vidas, que tal entendermos como melhorar a nossa qualidade de vida nesse cenário, investindo em autocuidado?

Mantendo o ambiente doméstico e profissional em harmonia

A ideia de um só ambiente englobar a sua rotina de trabalho e de descanso, ou convivência familiar, talvez fosse impensável num passado distante, mas hoje é a nossa realidade.

A saúde mental acaba por sentir alguns abalos provenientes dessa situação, por conta disso, resolvemos trazer logo abaixo algumas dicas para manter sua rotina mais saudável no cenário do Home Office.

Cuidando do ambiente que lhe rodeia

A construção de um ambiente de trabalho que orne bem com o ambiente doméstico pode ser um desafio bem árduo, mas não impossível. Seu escritório deverá lhe prover um ambiente que lhe retire de sua casa, que lhe ponha naquele “modo de trabalho” que bem sabemos sentir em escritórios e coworkings. Procure criar em sua casa, na medida do possível, um ambiente dissociado, uma zona de trabalho que não vibre na mesma onda de seu lar;

Tendo uma rotina bem determinada

Independente do seu ponto de vista perante o Home Office, uma coisa a respeito desse sistema é bem clara: é difícil estabelecer limites de onde começa seu horário de trabalho e quando ele termina, e o mesmo vale para os momentos de lazer. Por isso, defina muito bem sua rotina, o que você deseja fazer e como;

Invista em saúde física

Um fator que muitas vezes é deixado de lado por profissionais que começam a trabalhar de Home Office é a saúde física. Indispensável para o bem estar, a saúde física não pode jamais ficar de escanteio. Até mesmo para sua produtividade e para sua felicidade, exercícios físicos e uma boa alimentação fazem toda a diferença;

Tenha intervalos planejados

Planejar intervalos na sua rotina de trabalho em Home Office é outra iniciativa que vem associada a inúmeros benefícios. No dia a dia, as horas começam a perder o sentido, fica difícil perceber quando é o momento de fazer um lanche, almoçar, ou mesmo parar de trabalhar. Por isso, ter intervalos planejados, talvez até seguindo o sistema Pomodoro, pode ajudar muito;

Procure ter contato com amigos e familiares

Se você vive sem nenhuma companhia, procure fazer chamadas de vídeo, ligações de voz, ou mesmo, troque mensagens constantes com seus amigos e familiares. Algumas plataformas de stream, como a Disney+, permitem que grupos sejam criados para assistir filmes juntos, ainda que à distância. Que tal organizar isso?

Não esqueça de que você merece atenção

Por vezes, esquecemos que podemos ter um momento de “egoísmo” ou de “egocentrismo”. Ambas essas palavras são sempre vistas como dignas de correção, algo de se fugir de. Entretanto, num momento onde gastamos tanta energia com empatia, pensando em todos os nossos amigos e familiares, focar um pouco em nosso bem estar, acima de tudo, trará maior conforto para nossas vidas.

Não é possível cuidar dos outros ou se importar com o próximo quando não conseguimos nem sequer cuidar de nós mesmos. Portanto, procure investir um pouco em si.

Cuide de si

Por fim, nós aqui da Sixtini precisamos frisar como é importante que você cuide de si. Nesse momento, investir um pouco mais em autocuidado, como o Skincare que comentamos recentemente em nosso blog, pode ser a decisão que separa você de um momento de crise ansiosa e a harmonia em seu lar.

Aqui no blog da Sixtini, você pode encontrar algumas dicas que nossos especialistas trazem para você. Cuide de si e certamente poderemos, num futuro próximo, voltar a uma convivência social sem tantas cicatrizes desse momento pandêmico.

Você pode gostar de: