Minimalismo. Esse termo se tornou um daqueles que simplesmente pegaram e foram falados até sua exaustão. Temos ambientes minimalistas, mesas minimalistas, arquitetura minimalista, arte minimalista, e até mesmo, a moda minimalista.

Nascido das artes plásticas, o minimalismo enquanto movimento brotou de uma semente muito específica: a escola de pinturas abstratas, que investe seus esforços em desafiar o que é arte, compondo suas obras com formas geométricas impessoais, trazendo o mínimo de elementos possíveis e desapegando-se de princípios modernistas.

Quando olhamos para o minimalismo da moda, existem alguns requisitos tão complexos quanto o da escola de pinturas abstratas. Será que você se garante na criação de um look minimalista coerente? E além disso: será que você combina com o Minimalismo?

Quais são as principais características de um estilo minimalista?

O minimalismo se propõe, acima de tudo, a facilitar a vida das pessoas que adotam seu estilo de vida. Quando prestamos atenção na moda minimalista não seria diferente. Ficamos diante de looks que são pautados em características como:

  • Menos estampas nas roupas e maior simplicidade nas peças;
  • Diminuição na sobreposição de roupas;
  • Peças que beirem uma estética mais clássica em cortes;
  • Atemporalidade com relação à estação do ano;
  • Cores neutras complementadas por cores fortes presentes noutras peças.

Essa seria a “receita de bolo” de um look minimalista. Este que vem diretamente associado a uma série de vantagens, como o visual mais sério, sem abrir mão do estilo; maior facilidade em combinar roupas; aparência mais organizada, elegante e casual, além de ser uma ótima estética para trabalhar.

Outro ponto positivo do estilo minimalista é a menor necessidade de ter um vasto número de peças. É possível aqui investir em uma menor quantidade de roupas, salvando dinheiro para investir em qualidade, garantindo um armário menor e muito mais interessante.

Como montar um look minimalista?

Para explicar isso, vamos começar do zero, assim você terá como construir o look minimalista desde o princípio:

Invista em peças atemporais:

Como estamos falando principalmente de roupas pautadas em cores e não em estampas, é interessante aqui saber mais a respeito de sua Colorimetria, e quais cores combinam mais com seu tom de pele, seus olhos e cabelos.

Nesse ponto, procure também entender mais a respeito das cores complementares, a fim de comprar peças que combinam entre si e são capazes de construir looks.

Quando falamos em peças, estamos falando de camisas, calças, shorts e sapatos, estes capazes de criar a maior quantidade de looks entre si, e dotados de cores que ornem bem umas com as outras;

Não é necessário abrir mão de todos os acessórios e estampas:

Acessórios, desde que minimalistas, assim como estampas discretas, ainda podem ser incluídas na estética minimalista. Não estamos aqui falando a respeito de abrir mão completamente do que foge ao liso e ao formal, mas sim, optar por peças mais facilmente utilizáveis umas com as outras e mais versáteis, com poucas cores e abordagens mais leves;

Entenda se o minimalismo é para você:

Outro ponto também é entender se o minimalismo funciona para você. Procure fazer um teste com algumas poucas peças, a fim de entender acima de tudo se você combina com esse estilo em si.

A Moda do Minimalismo realmente veio com certo peso nos últimos anos, mas isso não significa que ela está de acordo com todas as personalidades, nem mesmo que esse estilo é condizente com o dia a dia de todos.

Por isso, entenda bem se essa moda é para você antes de fazer qualquer maior investimento.

Acompanhe sempre as novidades conosco aqui da Sixtini

Se você lê o nosso blog com certa frequência, deve saber que estamos sempre trabalhando para trazer o que há de mais atual para seu guarda-roupa e para sua rotina. Mas, nem só disso nós vivemos por aqui. Somos também responsáveis por oferecer o que há de melhor no quesito de camisaria.

Converse conosco e entenda melhor a respeito de nossos métodos de produção. Conosco, você pode começar o seu guarda-roupa minimalista, iniciando seus investimentos com uma camisa de qualidade e no tecido e tom ideal para combinar com suas peças.

Esperamos seu contato desde já. Um grande abraço e até mais!

Você pode gostar de: