A pandemia acelerou muitos processos. Muitos deles que já estavam fadados a acontecer, como por exemplo a migração das empresas rumo a um funcionamento mais virtual, a maior aderência ao Home Office, a maior segregação das pessoas, e por fim, algo que reverbera aqui na Sixtini: a cultura do uniforme.

Percebemos um padrão de comportamento geral – uma maior informalidade e flexibilidade no vestuário. O estilo vitorioso que sai do outro lado é o Esporte Fino, e comentaremos o motivo disso no decorrer do presente artigo. Veja o que preparamos para você:

Uma maior flexibilidade no cenário dos uniformes

A pandemia, para muitas empresas e muitas pessoas, certamente foi e está sendo um divisor de águas. Para o universo dos uniformes e da moda como um todo, vemos que esse divisor serviu para tornar o cenário das vestimentas mais informal, leve e menos exigente.

Seria esse o fim das gravatas e dos blazers? Talvez, mas não significa que estamos diante de uma total flexibilização. O Esporte Fino agora é quase que uma norma, por ser o meio termo entre o conforto da roupa casual e do ambiente doméstico, e das roupas mais “quadradas” que são esperadas no ambiente profissional utópico.

Esse tipo de iniciativa já estava sendo previsto por alguns escritores e pensadores, que haviam visto no horizonte a aproximação da Indústria 4.0. Essa indústria que está vinculada a diversas das consequências mercadológicas evocadas pela pandemia, conforme veremos logo em seguida.

A modernização do mercado pós pandemia e os uniformes

Não podemos mencionar a Indústria 4.0 sem explicarmos um pouco do que ela representa, certo? De uma maneira geral, ela seria uma versão do que estamos vendo hoje, sem a motivação da pandemia.

O conceito principal resta sobre a ideia de vivermos num cenário com maior investimento em inteligência artificial, a possibilidade de trabalho remoto, atividades industriais sem o manuseio de pessoas, mas sim de máquinas e assim por diante.

Nesse contexto, os profissionais passam a atuar de uma forma mais distante dos centros empresariais, quando possível, de suas próprias casas.

Os uniformes cada vez mais precisarão demonstrar essa realidade de conforto, versatilidade, profissionalismo e assim por diante. É aí que o Esporte Fino surge como resposta certeira do universo da moda. Num momento em que precisamos de uma peça que reflita bem a modernidade, formalidade e conforto, essa é a opção mais sábia que pode ser tomada.

E no que consiste essa estética “Esporte Fino”?

O Esporte Fino, enquanto traje, consiste em uma combinação de roupas que não é necessariamente formal nem informal, um misto entre esses dois estilos. Ainda que pareça algo simples, o Esporte Fino pode tomar diversos desdobrares, como por exemplo o uso ou não de sobreposição com blazers, sapatos mais ou menos arrumados e assim por diante.

Quando falamos sobre o emergir dessa estética no contexto dos uniformes, estamos falando de uma versão do esporte fino mais flexível, mas que ainda assim, faz uso de cortes, tecidos e cores capazes de passar profissionalismo.

O centro do look é sempre a camisa, que é costumeiramente clássica, num tom versátil e em tons de cor que refletem bem a mensagem da empresa, além de conseguir passar uma ideia de formalidade, confiança e segurança.

Escolhas clássicas e funcionais, as camisas são verdadeiramente atemporais, capazes de mudar de função e de aplicação no decorrer dos séculos, mas nunca saindo de moda. Versáteis até mesmo no uso de seus botões (entreabertos, fechados ou completamente abertos), a peça representa tudo o que o mercado clama nesse momento de maior flexibilização da uniformização dos colaboradores.

Especialidade e durabilidade na Sixtini

Sempre que podemos, nós aqui da Sixtini estamos trazendo para você, detalhes acerca do universo da moda. O motivo de compartilharmos tantas informações é porque somos especialistas na área, dotados de competência e autoridade para emitir nosso parecer acerca dos mais diversos temas que orbitam os uniformes.

Se você deseja ter como fornecedores de seus uniformes uma empresa capaz de oferecer o que há de mais atual e condizente com as necessidades do mercado, sua resposta é a Sixtini!

Fale com um de nossos especialistas agora mesmo e entenda melhor como podemos te ajudar, acesse www.sixtini.com.br. Esperamos seu contato desde já.

Você pode gostar de: