Diversos podem ser os imprevistos que surgem em nossa rotina. Quer seja uma manhã preguiçosa onde não somos capazes de acordar com o despertador, ou mesmo um problema no trânsito, questões com nossos filhos e muito mais. O ponto é: não somente devemos ter uma rotina muito bem determinada, como também passível de flexibilizar-se.

A Psiquiatra Faith G. Harper, em seu livro a respeito de limites, sempre falar que existem 3 tipos de determinações: as Sólidas, que não permitem nenhum tipo de deslize; as permeáveis, que são praticamente inexistentes, sendo apenas uma determinação de preferência; e por fim, as flexíveis. Essa que seria sempre a meta.

Rotina flexível e focada no sucesso

Sucesso e vitória possuem diversos conceitos para diversas pessoas, mas certamente terminam de formas bem semelhantes: encerrar o dia sem pendências, sem arrependimentos ou decepções.

A pergunta que fica é: como criar uma rotina voltada para esse fim? Dias flexíveis e adaptáveis às oscilações da agenda estão a alguns passos de distância.

  • Visão Holística: Tenha noção de todos os seus compromissos no longo prazo, acompanhando também o avanço dos mesmos em alguma espécie da tabela ou gráfico. Isso fará com que você, no dia a dia, possa adaptar a prioridade de um compromisso ou outro. “O projeto X já foi cumprido em 3 dias seguidos, hoje podemos dar prioridade ao Y”;
  • Tempo vago: E por vago não queremos dizer livre. Tempo livre é aquele que é destinado a você, para relaxamento, isso também é um compromisso! Com o seu bem-estar. Tempo vago é o tempo inserido entre compromissos. Alguns minutos extra para que você possa ir de um ponto a outro da cidade sem pressa e levando em consideração o trânsito;
  • Aproveite a internet: Hoje são diversos os meios de se organizar por meio de softwares virtuais. O mais comum de todos, claro, é o Google Agenda. Capaz de conversar com os mais diversos sistemas operacionais de celulares e computadores, o Google Agenda é transparente, útil e direto, ajudando em sua adaptabilidade diária;
  • Revisões cíclicas: Ao fim de cada dia, semana, mês e ano, vá revisando seu sistema. Você vai perceber que muitas vezes, processos que antes você tinha por certos e rígidos, se flexibilizam e vão se adaptando ao seu conforto;
  • Evite sobreposições: Marcar ligações no trânsito, leituras no horário do almoço ou qualquer tipo de sobreposição é a receita para o Burnout, essa que é a síndrome do cansaço patológico;
  • Planeje no caminho: Ter um Plano B ou C poderá te ajudar em situações surpresa. Imprevistos nos tiram do eixo, isso é certo, mas desespero é como um vírus – existe apenas para reproduzir mais de si mesmo. Respire, cure-se do vírus da desesperança e crie planos laterais à sua realidade.

Seguindo esses 6 passos, você poderá criar um sistema de planejamento quase infalível. Claro, existirão momentos em que os imprevistos passarão por todos esses filtros imaculados, mas com sorte, você poderá frear o poder destrutivo de tais imprevistos, fazendo com que a experiência de cumprimento de suas metas seja mais recompensatória.

Como você faz sua organização hoje em dia?

A pandemia certamente foi um grandíssimo imprevisto. Muitos especialistas em sociologia e economia chamam esse tipo de evento de “Cisne Negro”. Tal Cisne que deu um voo rasante em nossas vidas, desajustando diversos dos padrões de comportamento que havíamos criado.

Hoje, esse cisne está pouco a pouco se esvaindo, saindo de nossa rotina, e mais uma vez, teremos de recriar nossas rotinas. Dessa vez, levando em consideração a readaptação a uma convivência social, ao seguir de algumas novas normas e assim por diante.

Um grande abraço de nossa equipe, e não esqueça de navegar por nossos outros artigos, que são cheios de dicas.

Você pode gostar de: