A rotina profissional pode ser exaustiva, mas está mais humanizada. Desde a Revolução Industrial, quando os direitos trabalhistas ainda não existiam, até hoje, aconteceram diversas mudanças. Alguns países, como o Japão, a Nova Zelândia e até mesmo o Brasil, já discutem a redução dos dias de trabalho: de 5 dias úteis para 4.

Concomitantemente a essas mudanças, outras práticas já começam a ser adotadas, a exemplo do Casual Day, dia em que os colaboradores relaxam, usam um “dress code” menos rígido e se divertem mais com o estilo.

O que é casual day?

O casual day corresponde a um dia específico da semana, geralmente, sexta-feira. Nesse dia, é permitido que os funcionários se vistam de maneira mais descontraída e confortável, diferindo dos trajes formais e padrões habituais exigidos.

A ideia é um ambiente mais relaxado e, por vezes, incentivador da criatividade e interação entre os funcionários. Assim, os colaboradores expressam sua personalidade por meio das roupas e aumentar a moral e a satisfação no trabalho.

Vale a pena inserir o Casual Day na cultura da empresa?

Para gestores mais conservadores, o casual day pode ser algo bagunçado e pouco recomendado. No entanto, quando bem gerenciado, o representa uma série de benefícios tangíveis e intangíveis para a organização.

Aumento da produtividade: colaboradores que se sentem confortáveis com suas vestimentas tendem a ser mais produtivos, porque despendem menos tempo, preocupados com desconfortos ou restrições das roupas formais e focam melhor em suas tarefas.

Retenção de talentos: a flexibilidade e a consideração pelas preferências individuais dos colaboradores aumenta a satisfação no trabalho e, consequentemente, a retenção de talentos. Em um mercado competitivo, pequenos gestos, como o casual day, fazem a diferença na decisão de um empregado permanecer na empresa.

Reforço da cultura empresarial: empresas que valorizam a individualidade e a expressão pessoal usam o casual day como uma manifestação prática desses valores, reforçando a cultura empresarial e a identidade da marca.

Melhoria do bem-estar e da saúde mental: vestir-se de maneira mais relaxada contribui para a redução do estresse e da pressão, especialmente em ambientes de trabalho altamente estruturados.

Costumeiramente, o casual day é na sexta-feira, o que possibilita que muitos dos profissionais se reúnam num restaurante ou bar, logo após o trabalho, usando as próprias roupas escolhidas para o dia. Esse é apenas um dos exemplos, mas existem diversos outros.

No casual day, não existem regras?

Não necessariamente. Embora o casual day sugira um ambiente mais relaxado, é importante haver diretrizes claras para garantir que todos estejam alinhados com as expectativas da empresa e que o ambiente de trabalho mantenha um certo nível de profissionalismo.

  • Diferentes graus de casualidade: é essencial que a empresa defina o que significa “casual” no contexto. Para algumas empresas, isso significa jeans e camisetas, enquanto, para outras, simplesmente a ausência de gravata ou salto alto.
  • Reforço de uma política inclusiva: enquanto o casual day é uma oportunidade para os colaboradores expressarem sua individualidade, a empresa precisa assegurar que as escolhas de vestimenta respeitem a diversidade e não sejam ofensivas para colegas de diferentes culturas, religiões ou origens.
  • Evite roupas com mensagens controversas: roupas com slogans, mensagens ou imagens consideradas ofensivas, discriminatórias ou inapropriadas devem ser evitadas para um ambiente de trabalho harmonioso.

Algumas restrições comuns, estabelecidas em ambientes corporativos que adotam o casual day, são:

  • Calça cargo;
  • Sandálias e sapatos abertos ou praianos;
  • Botas e plataformas;
  • Grandes decotes, transparências ou roupas “arrastão”;
  • Outras, a depender da atuação da marca.

Um ponto a ser considerado é o atendimento ao cliente. Profissionalismo, antes de tudo. Mesmo que a empresa adote o casual day, a imagem profissional não deve ser comprometida, especialmente se a empresa estiver em contato direto com clientes ou parceiros de negócios.

Portanto, recomenda-se que, nos casual days, a empresa não receba visitas de clientes. Em departamentos como o de setor de vendas, que, em geral, demanda mais interações externas, é útil uma abordagem mais restritiva ou até preservar essa área do casual day, reservando-o para setores como administrativo e financeiro.

O que usar no casual day?

Descubra o que vestir no casual day, com nossas sugestões de looks masculinos e femininos. De camisas sociais a peças mais descontraídas, encontre o equilíbrio entre estilo e conforto!

Looks masculinos para o casual day

Camisa social manga longa: uma opção versátil, usada com jeans ou calças chino para um visual sofisticado, mas relaxado.

Camisa social manga curta: ideal para dias mais quentes, pode ser combinada com bermudas ou calças de sarja.

Calça social esporte: uma alternativa elegante aos jeans, proporciona conforto sem comprometer o estilo.

Camisa polo: opção mais descontraída, que ainda mantém um ar de profissionalismo.
Procurando elegância e conforto? Conheça a Loja Sixtini, roupas masculinas, e eleve seu estilo!

s

Camisa Social Tradicional Xadrez Mostarda

Camisa Social Tradicional Worker Listras Finas Vermelha

Camisa Social Tradicional Worker Listras Finas Verde Manga Curta

Camisa Social Tradicional Xadrez Mostarda Camisa Social Tradicional Worker Listras Finas Vermelha Camisa Social Tradicional Worker Listras Finas Verde Manga Curta
COMPRAR COMPRAR COMPRAR
s

Calça Sarja Social Esporte Cáqui

Camisa Polo Worker Vinho

Camisa Polo Worker Vinho
COMPRAR COMPRAR

Looks femininos para o casual day

Camisa Oversized: mais solto e confortável, combinado com leggings ou jeans justos.

Camisa social feminina slim manga curta: opção chique, oferece frescor e estilo e pode ser usada com saias, shorts ou calças.

Transforme seu look com a sofisticação da Loja Sixtini, roupas femininas. Explore nossa coleção e destaque sua essência! 

s

Camisa Social Feminina Slim Worker Fil a Fil Cinza Manga Curta

Camisa Oversized Feminina Azul

Camisa Oversized Feminina Magenta

Camisa Social Feminina Slim Worker Fil a Fil Cinza Manga Curta Camisa Oversized Feminina Azul Camisa Oversized Feminina Magenta
COMPRAR COMPRAR COMPRAR

Como instaurar o casual day?

Essa ação é muito mais do que apenas descontração no ambiente de trabalho. Uma vez que a gestão da marca estudou bem a coerência desse casual day nos contextos da empresa e do mercado, é iniciada a instauração dessa proposta.

Crie a campanha: uma campanha de conscientização interna deverá ser realizada, antes de o casual day ser instaurado, a fim de estabelecer a ideia de que tal realidade se aproxima no horizonte, preparando os colaboradores e também procurando entender mais a aceitação, o interesse e os comentários a respeito.

Explique a finalidade: enquanto gestor ou pessoa à frente da proposta, é sua função explicar a finalidade da iniciativa. Seria ela uma forma de trazer seus colaboradores para um ambiente mais criativo e harmonioso? Garantir uma energia mais descontraída? Determine esse propósito e compartilhe com os colaboradores envolvidos.

Defina limites e padrões: tal qual comentamos, o casual day pode ser estabelecido apenas para alguns recortes da empresa, e é importante definir esse aspecto, antes que a iniciativa entre em vigor.

Acompanhe os desdobramentos: atente-se a tudo o que acontecer: menor taxa de produtividade, mais problemas e atritos ou mesmo mais eficiência entre os colaboradores. Só assim você saberá se a iniciativa colaborou para um ambiente melhor.

Receba o feedback: permita-se receber o feedback, tanto dos colaboradores quanto dos seus clientes. Algo mudou na sua empresa nesse contexto? Se sim, procure saber se foi uma mudança positiva ou não e se essa é uma iniciativa que deve ser mantida.

Você tem o objetivo de inserir o casual day em sua marca?

Leia no nosso blog as dicas de camisaria e outros detalhes que certamente ajudarão sua empresa a galgar mais espaço no mercado por uma boa apresentação e comunicação visual.

Esperamos sua visita em nosso site brevemente! Até mais.

Você pode gostar de: