Em startups muitas vezes nem se fala sobre “Uniforme”, mas sim em “Dress Code”, que em bom português seria o código de vestimenta. Em algumas empresas os códigos são extremamente flexibilizados, possibilitando que o colaborador trabalhe usando a roupa que desejar. Já em outros cenários, a uniformização é oferecida, e existem diversos benefícios associados a isso.

Ainda que a flexibilização seja sim positiva (tal qual como falamos no nosso texto Casual Day), existem inegáveis benefícios em adotar um uniforme específico para seus colaboradores.

No presente artigo vamos comentar um pouco mais acerca dos uniformes para startups e como adotar esse código de vestimenta de uma forma jovial, atual e moderna. Confira mais a respeito:

Sua Startup com uma cara própria

Sabemos bem que startups são empresas jovens e que nascem com o objetivo de trazer uma proposta disruptiva, capaz de andar a passos largos e oferecer serviços e produtos de alta qualidade, sem as amarras dos antigos negócios mais clássicos.

Dentre as amarras que as Startups procuram se livrar, costumeiramente se encontra a ideia da uniformização. Procurando garantir maior conforto dos colaboradores, os gestores dessas empresas aceleradas acabam dispensando o uso dos uniformes.

Mas, você sabia que uniforme não é sinônimo de desconforto?

Já comentamos aqui na Sixtini um pouco de como escolher o uniforme ideal para a sua marca, e como essa escolha deve levar em consideração a atuação dos colaboradores para que os mesmos contem com conforto e leveza.

Mas, quando o cenário sai do mercado geral e recai sobre o recorte de Startups, essa aplicação acaba passando por alguns filtros:

  • Seria de bom tom a imposição de uniformes em uma startup?
  • Como determinar a uniformização de uma empresa assim?

E para essas duas perguntas, temos as resposta:

É de bom tom a imposição de uniformes para Startup?

Quando se fala de Imposição, realmente existe um distanciamento do conceito jovial e livre das Startups. Por isso, caso você tenha o interesse de gozar dos privilégios associados à uniformização, tal qual a maior identificação dos profissionais para com sua marca, ou mesmo uma identidade visual melhor estabelecida, convide seus colaboradores para uma conversa.

Realizando um levantamento, procurando colher informações de seus funcionários e identificando se a proposta terá aceitação ou não, você será mais capaz de determinar se a ideia da uniformização será bem aceita.

E como determinar a uniformização da Startup?

Ainda que estejamos falando da uniformização dos colaboradores, a jovialidade, assim como as escolhas pessoais ainda podem ser levadas em consideração. Algumas ideias podem ser o oferecimento de mais de um modelo, mais de um corte ou estilo de uniforme.

Aqui na Sixtini, procuramos produzir uniformes de camisaria ideais para cada contexto específico, e você pode facilmente fazer uso dessa especificidade de nossos produtos para garantir que seus colaboradores terão uniformes condizentes com seus cargos, corpos e identidades.

Outro ponto indispensável na uniformização é que as peças conversem com a identidade visual de sua marca e consigam comunicar todos os detalhes mais relevantes a respeito de seu empreendimento, como por exemplo a sua visão, seus valores e sua missão.

Ao realizar a escolha do uniforme seguindo esses direcionamentos, é possível ter total certeza de que a aceitação do uso das peças será alta, assim como, que seus colaboradores estarão confortáveis com os uniformes definidos.

Sua startup do seu jeito

Um dos lados positivos das Startups é poder estruturar sua empresa totalmente do zero, sem se ater às estruturas de outras marcas antigas. Ainda que faça-se uso dos clássicos uniformes, é possível realizar isso com uma abordagem moderna e atual.

Em nosso blog temos alguns outros textos que comentam mais a respeito da escolha de uniformes. O mesmo vale para alguns outros artigos onde comentamos, por exemplo, a adoção do Casual Day em sua marca.

De toda sorte, nós aqui da Sixtini sempre publicamos em nosso blog o que há de mais atual no cenário da uniformização. Além disso, também fazemos questão de trazer para você a oportunidade de comprar uniformes de qualidade e a um preço justo.

Converse com nossos especialistas agora mesmo clicando aqui e entenda melhor como funcionam os nossos serviços. Estamos esperando seu contato desde já! Até mais.

Você pode gostar de: