Ambientes corporativos costumam estar sempre orientados a um norte bem específico: a produtividade. Essa retidão, a ideia de associar profissionalismo a uma ideia quadrada e masculina, na essência da palavra, foram princípios que sustentaram a proibição de mulheres no ambiente de trabalho pouco a pouco.

Com a revolução industrial, e posteriormente com as lutas feministas e a desconstrução de certos conceitos, mulheres passaram a ingressar no ambiente de trabalho, ainda que para isso, muitas tivessem de renunciar a traços femininos a fim de conseguir espaços corporativos.

A masculinização da mulher e do vestiário de trabalho feminino passou a ser algo não somente comum, mas esperado nas décadas passadas. Entenda mais a respeito dessa diáspora entre trabalho e gênero no artigo que segue e não deixe de falar conosco caso lhe reste alguma dúvida.

Relações de gênero, trabalho e uniformização

Estudos sobre masculinidades têm sido conduzidos nos mais diversos contextos, e por consequência, mais e mais traços de masculinidades impostas têm sido percebidos e discutidos. Um destes, e que não é necessariamente novo, é o meio pelo qual as mulheres têm de atender a uma masculinização em ambientes de trabalho.

Como combustível de muitos, esse processo vem para garantir a profissionalidade, a criação de um ambiente mais produtivo e livre de distrações. A cristalização dessa dicotomia, masculino-feminino, assim como o descarte daquilo que é feminino, também vem a ferir homens e pessoas não binárias que não necessariamente conversam ou concordam com esses padrões binários.

E é exatamente nesse assunto que nós aqui da Sixtini Camisaria queríamos chegar: sobre o uso de peças desenhadas para o corpo feminino e que respeitam a feminilidade, agregando tais traços ao ambiente de trabalho.

Empresas que lançam um olhar sobre esse tema, que percebem a relevância dessa discussão, são empresas mais atuais, mais respeitadoras e mais capazes de sobreviver aos novos padrões que estão sendo criados no contexto social. E é para empresas como estas que escrevemos o presente artigo.

Empresas atuais valorizam a identidade de seus colaboradores

Foi-se o tempo em que a empresa era um ente impositivo, que trazia normas de forma unilateral e obrigava os colaboradores a entrarem de acordo com elas. Por muitos anos, a obrigatoriedade de uma extrema masculinização de corpos femininos no ambiente de trabalho foi o padrão, mas hoje vemos essa realidade se dissolver.

Dela, renasce um novo princípio: o da adaptabilidade. Com peças de camisaria feitas para o corpo feminino, é possível garantir elegância às mulheres, ainda mantendo um ambiente padronizado e dotado de credibilidade.

Sabemos que as mulheres conquistaram espaço na sociedade a duras penas. Ainda nos dias atuais, as condições de existência para as mesmas não são ideais, mas certamente são melhores que as vistas décadas atrás.

Que tal começar a dar passos rumo a um futuro mais próximo do ideal? O investimento em políticas internas de vestimentas que respeitem o funcionamento do corpo feminino, assim como o conforto das mulheres e seus mais variados biótipos, gerará uma maior felicidade por parte das suas colaboradoras.

Uma proposta de renovação interna

Por fim, o que nós da Sixtini Camisaria estamos advogando no presente artigo, é uma mudança de olhar. Que tal promover uma reunião com colaboradoras, ou mesmo com lideranças de setores, a fim de identificar possíveis reclamações correntes a respeito do Código de Vestimenta da empresa?

Observando esse retorno, é possível ter uma perspectiva mais clara de quais problemas devem ser corrigidos com maior presteza. Saiba sempre que nós aqui da Sixtini Camisaria estamos ao lado de sua empresa para te ajudar nesse processo.

Sabemos como corpos diferentes pedem uniformes diferentes. Isso confere maior conforto dos colaboradores, maior satisfação, e consequentemente, maios lucratividade para a sua empresa.

Esse mês estamos abordando o tema da feminilidade aqui na Sixtini

Além do presente artigo, nós aqui da Sixtini Camisaria preparamos um artigo abordando alguns looks elegantes que podem ser alcançados com o uso de peças como a camisa feminina e peças de camisaria feitas para mulheres.

Confira este nosso outro artigo e saiba mais algumas dicas que nós temos para te passar. No mais, esperamos seu contato desde já para que possamos conversar a respeito das peças de camisaria femininas que comentamos mais acima, clique aqui para entrar em contato com nossos consultores.

Um grande abraço e nos falamos brevemente. Até mais.

Você pode gostar de: