Dress Code, ou “Código de Vestimenta”, é algo que pode ser autoimposto, imposto por eventos ou ambientes, até mesmo alguma meta que pode ser tida. O Dress Code masculino, como um todo, é um tipo de “traje” que pode ser optado enquanto uma escolha segura, algo que está na moda e de acordo com os ditames da moda.

Por meio do Dress Code masculino, é possível saber melhor como determinar a vestimenta para dados eventos, ou mesmo, entender melhor a imagem final de uma dada escolha de Dress Code empresarial por exemplo. Hoje estamos aqui para falar sobre como o Dress Code masculino conversa com a sua marca.

A imposição de um Dress Code e a sua marca

Sempre que a pauta “Dress Code” aparece em tela, costumamos associar a um conjunto de regras que devem ser seguidas. Entretanto, códigos de vestimenta existem com o simples objetivo de ajudar a dar uma melhor ideia de quais roupas são ideais de se usar, de acordo com cada contexto.

Os principais conceitos de Dress Code seriam:

Esporte casual

Comecemos pelo esporte casual, aquele que costuma ser bem utilizado aqui no Brasil. Muito confundido com o esporte fino, o Esporte Casual costuma estar associado ao uso de camisas básicas e polos, assim como camisas sociais, associadas a calças jeans principalmente ou chino.

O esporte casual costuma criar uma produção arrumada e na medida, flexível mas não desleixada. Muitas marcas adotam essa vestimenta por tornar a aparência geral mais acessível e amigável;

Esporte fino

O Esporte fino, tendo um pouco mais de formalidade associado à escolha das roupas, já inclui casacos, suéteres, assim como, nunca abre mão das camisas sociais ou blazers. Os tons de roupas aqui também costumam estar sempre na gama azulada e preta.

Vale lembrar que o esporte fino ainda é considerado algo relativamente flexível, sendo ainda indicado para profissionais do atendimento, sendo ainda mais indicados para o contexto de produtos mais caros, como joias ou carros, por exemplo;

Black Tie

Sendo mais indicado para eventos noturnos, o Black Tie, ou “Clássico Preto”, é aquele tipo de estilo que não tem erro em qualquer evento formal depois das 18 hrs. Para empresas, essa estética pode ser pomposa, se a empresa não seguir uma estética de formalidade.

Para montar esse tipo de Dress code, é necessário fazer uso de um smoking, uma calça costurada, uma camisa tradicional e uma gravata borboleta, preferencialmente;

Social ou Passeio Completo

Sendo o mais alto nível de formalidade, o Social ou Passeio Completo envolve desde coletes a abotoaduras, sendo indicado o uso de lenço no bolso, blazers e etc. Com relação aos sapatos sociais, sempre de couro, sendo indicados os modelos derby ou Oxford.

Aqui, mais uma vez, as roupas incluem sempre as cores azul escura, preto e cinza, sendo alguns tons mais claros como branco ou azul claro, algo recomendável. No Social Completo, não há muito espaço para inventar algo novo, por isso, é interessante se limitar aos ditames do que o Dress Code define;

Business Dress

Por fim temos o Business Dress, aquele que é exigido por empresas como um todo. Nesse caso, um misto entre Esporte Fino e Passeio Completo seria ideal para atendimento ao consumidor num geral, mas vale ainda comentar que a escolha das cores vai depender de marca para marca.

O mesmo vale para a abordagem usada, ou mesmo a seriedade da vestimenta. Acessórios, como já comentamos aqui no blog, podem ser ou não permitidos no contexto da empresa. Uma análise da imagem da marca deve ser conduzida, e com isso, a definição do Dress Code para a sua empresa em específico.

A quem recorrer nesses momentos?

Aqui no blog da Sixtini Camisaria você já deve ter conferido uma série de dicas a respeito da escolha da estética de sua empresa. Se ainda não teve essa oportunidade, lhe convidamos para fazê-lo agora mesmo, temos vários artigos desse tipo em nosso site.

Outro convite que lhe fazemos é para uma conversa. Que tal chamar um de nossos colaboradores aqui da Sixtini Camisaria para lhe falar um pouco mais a respeito dos códigos de vestimenta, ou mesmo a semiótica que algumas estéticas podem causar.

Clique aqui para entrar em contato com nossos consultores. Esperamos seu contato desde já, ok? Um grande abraço e até mais!

Você pode gostar de: