A camisa social é uma peça-chave no guarda-roupa masculino. Afinal, a partir dela, é possível criar composições para o trabalho, eventos culturais, espaços refinados, festas e outras situações. Além da versatilidade, ela também é atemporal, e se souber investir no modelo certo, poderá ser usada por anos.

Para realizar uma escolha assertiva e compor as combinações adequadas, é necessário conhecer os tipos de camisa. Entre as opções, vale ressaltar que as versões tradicional e slim merecem um foco especial, por serem as mais procuradas para uso corporativo e pessoal.

No conteúdo de hoje, você aprende com nossos especialistas todos os detalhes sobre os tipos de camisa social. Veja a seguir:

1. Camisa social tradicional

Conhecida pelo conforto e ampla mobilidade, a camisa tradicional possui um caimento folgado, sendo ideal para quem deseja usar a peça no trabalho. Geralmente, a versão clássica é confeccionada em algodão, material totalmente respirável e responsável por oferecer conforto térmico.

Homem com camisa azul-claro, com calça caqui clara

No que diz respeito aos detalhes, essa alternativa possui colarinho estruturado para garantir o ajuste perfeito e punhos formais. Além dos ambientes corporativos, ela é ideal para eventos formais e outros espaços tradicionais.

Caso surja a dúvida se a camisa social deve ser usada por dentro ou por fora da calça, o modelo tradicional fica melhor por dentro da calça.

2. Camisa social slim

A principal característica do tipo de camisa social masculina slim é o encaixe personalizado ao corpo. Essa opção se ajusta à forma do corpo do homem, tornando-a perfeita para composições com calças mais justas, sejam elas um modelo jeans ou social.

Homem com camisa azul-clara com calça caqui marrom

Para valorizar os pontos fortes da peça, você pode incluí-la nas combinações de terno com tênis. Outra dica, mas agora para ter uma junção que não sobrecarregue o look, é sempre acrescentar um cinto ao lado de uma calça mais folgada, fazendo contraponto entre “apertado + folgado”.

3. Camisa social com colarinho esportivo

A camisa com colarinho esportivo possui um botão extra na gola. Como resultado, o modelo garante um ar despojado para as combinações. Em relação aos ambientes que combinam com a peça, as opções informais são as mais recomendadas.

Homem com camisa rosa clara com calça social cinza.

Se o intuito é dar formalidade ao tipo de camisa social, inclua uma gravata e um terno. Dessa forma, a versão com colarinho esportivo pode ser tranquilamente usada para trabalhar ou em outros compromissos sérios.

4. Camisa polo

Versátil, a camisa polo caminha facilmente entre ambientes formais e informais. A gola esportiva ao lado de uma bermuda fica perfeita para eventos durante o dia. Ao combiná-la com uma calça jeans, você tem uma composição ideal para o trabalho.

Homem de camisa polo vermelha.

Outra vantagem do modelo é o conforto, geralmente oferecido graças à malha Piquet. Por isso, não importa em qual ambiente você vai usá-la, o seu bem-estar estará garantido em todos. Se você gostou dessa alternativa, leia também o post sobre como escolher a camisa polo ideal.

5. Camisa de linho

A camisa de linho entra em cena para resolver as questões relacionadas ao calor, isso porque esse tipo de camisa é fresca e, ao mesmo tempo, confortável, sendo ideal para os dias quentes. O frescor não é o único ponto positivo, e o linho também se destaca pela durabilidade.

Por ter uma aparência despojada, essa alternativa se encaixa em ambientes descontraídos, como um casamento ao ar livre ou um barzinho com amigos, por exemplo.

6. Camisa jeans

Inserir a camisa jeans nas composições pode parecer uma tarefa difícil. Afinal, ela combina apenas com compromissos informais, ou também pode ser usada em ambientes sérios? Com as combinações certas, o estilo casual da versão jeans pode ser usado onde você desejar.

Homem com camisa social jeans

Se deseja criar um look despojado, use a camisa jeans com as mangas dobradas, uma calça preta mais justa e um tênis preto. Para conferir formalidade à peça, coloque a camisa jeans por dentro da calça, acrescente um cinto e finalize com um terno da mesma cor da calça. Nos pés, use um sapato social.

7. Camisa xadrez

Atemporal, a camisa xadrez nunca sai de moda. Apesar de parecer que só existe um tipo de xadrez, a estampa pode ser encontrada em diferentes padrões, como versões com fundo claro, interseção de linhas, blocos de losangos e o famoso pied de poule ou pé de galinha em francês, como é conhecido.

Modelo com camisa social xadrez

Para combinações elegantes, os ternos com pied de poule e o xadrez window pane (painel da janela)são os principais escolhidos. Se o look precisa ser descontraído, aposte no xadrez que se assemelha a uma toalha de piquenique ou na alternativa com faixas mais largas e fundo escuro.

8. Camisa flanela

A camisa social masculina do tipo flanela é confeccionada em um tecido mais quente, detalhe que a torna ideal para o inverno. Na lista de opções feitas com o material, as versões com estampa xadrez são as mais conhecidas, mas também é possível encontrar opções neutras com apenas uma cor.

Três modelos de camisa flanelada.

9. Camisa de manga curta

Para completar os tipos de camisa social masculina, temos a versão de manga curta. As mangas oferecem ao modelo melhor respirabilidade, enquanto o tecido social assegura formalidade para a peça. Juntos, eles conferem a versatilidade necessária para usá-la em diferentes tipos de eventos.

Modelo com camisa social clara de manga curta

No trabalho ou em espaços sérios, colocá-la por dentro da calça e ao lado de um cinto é perfeito. Se o objetivo é tornar a composição descontraída, invista em modelos mais soltos e use-os com uma calça curta ou então uma bermuda.

Agora que conhece as principais alternativas de camisa, confira dicas para usar a sua camisa social sem erro.

Como escolher o corte de camisa social ideal?

Após conhecer as principais características dos modelos de camisa, chegou o momento de aprender a investir no corte ideal da roupa. Confira:

Considere o contexto onde a peça será usada

Para escolher uma peça, é importante saber em qual ambiente você pretende usá-la. Seria em um evento informal? Ou algo mais refinado? Por exemplo, para o dia a dia e para o trabalho, a camisa tradicional é a mais recomendada.

Em um evento sofisticado, a camisa slim atenderá perfeitamente às suas necessidades. Já para compromissos durante o dia ao ar livre, apostar na camisa de linho será a escolha perfeita.

Escolha um tecido adequado

Todos temos algum tipo de preferência, quer seja na sensação na pele, o caimento, ou mesmo a textura no final do look. De uma forma geral, o material também influencia na forma que o corte se dá. Tecidos mais elásticos conseguem fazer com que o corte slim tenha mais mobilidade, por exemplo.

Entenda qual corte te deixa mais confortável

Por fim, lembre-se sempre que alguns cortes serão mais reveladores ou limitantes. O slim, como comentamos, pode vir na versão super slim, que é bem rente à pele. Algumas pessoas não gostam disso e devem considerar esse detalhe na hora da compra.

Além disso, em ambientes corporativos, por exemplo, uma roupa slim pode ser vista como informal, ou até mesmo pode atrapalhar na mobilidade do dia a dia.

Na Sixtini você encontra os modelos ideais

Se você deseja investir em camisas atemporais que unem conforto, elegância e o ajuste ideal, investir em uma camisa social masculina da Sixtini é a melhor escolha. Em nosso catálogo, você encontra opções de camisa social tradicional, slim, com manga curta ou longa, camisa polo e mais.

Visite o nosso site, confira os detalhes das peças disponíveis e adquira camisas feitas por uma camisaria especializada na confecção da peça.

Você pode gostar de: