A Sexta é Casual, mas ainda não é um sábado. Essa frase resume bem a energia que pretendemos passar com o presente artigo. Também conhecida como Casual Day, a Casual Friday é um dia em que o código de vestimenta é flexibilizado em prol de um maior conforto dos colaboradores.

Ainda que o nome seja uma referência literal a um dia “Casual”, vale lembrar que costumeiramente diz respeito apenas a um dia menos formal. Na maior parte dos casos, empresas chegam até mesmo a emitir algumas práticas que são recomendáveis nesse dia de maior flexibilidade.

Que tal, nesse artigo aqui da Sixtini Camisaria, conhecer um pouco mais a respeito da Casual Friday e entender melhor como não errar na sua escolha de peças? Continue nessa leitura e entenda tudo o que nossos especialistas têm a compartilhar:

Monte o visual perfeito para a Casual Friday

Se você é um colaborador que deseja dicas para montar seu look, ou mesmo se você é um gestor que deseja dicas para montar seu manual para a Casual Friday, essas dicas poderão te ajudar:

  • Atenção aos acessórios: Rasteirinhas, percatas, brincos, maxi-colares, tênis esportivos mocassins ou sapatilhas. Várias opções, cada uma associada a um nível de fineza. Para algumas empresas, a ideia de uma rasteirinha numa casual Friday pode ser impensável, já para outras, completamente aceitável. Na escolha dos acessórios, vale muito a pena investir no bom senso. No regulamento da Casual Friday, recomenda-se prestar atenção na estética da empresa e quais os níveis de informalidade são aceitáveis;
  • Atenção à agenda: Se algum evento importante, ou mesmo se um compromisso externo tomar uma sexta-feira, é importante tanto que os colaboradores deem a devida atenção na escolha das peças, quanto que os gestores realizem os devidos ajustes para atingir os objetivos almejados no compromisso. A Casual Friday pode ser mantida ainda que nesse contexto, mas com alguns reajustes ou com a solicitação do uso de peças mais formais, a exemplo de peças de alfaiataria ou camisaria;
  • Decotes e Transparências: Camisas com gola V muito cavada, decotes muito reveladores, shorts esportivos curtos, ou mesmo muito colados ao corpo –esses são cenários muitas vezes associados ao conforto, mas incongruentes com o ambiente corporativo, ainda que no contexto de uma casual Friday;
  • O Dilema do Jeans: OK, o Jeans pode vir à mente sempre que as sextas informais estão em pauta. Mas, ainda que sejam peças chave, é importante decidir bem o tipo do jeans. Nada de peças surradas ou com detalhes demais, tais quais aqueles cravejados de pedras ou extremamente rasgados. Voltamos ao ponto que comentamos no começo desse tópico – o Bom Senso deve ser a regra principal;
  • Foco nos limites da informalidade: Por fim, a principal dica de como não errar na Casual Friday é estar de olho nos limites da informalidade. Esses que podem ser tanto aqueles definidos pela gestão, quanto aqueles tomados por cultura da empresa. Se a Casual Friday em sua marca é algo recente, a definição de alguns limites pode ser criada aos poucos, com as vivências tidas dia após dia. De uma forma ou de outra, é importante ter em mente o que comentamos logo no começo do artigo: A Sexta é Casual, mas ainda não é um sábado.

Muito por isso, roupas de cunho social mais despojado são uma boa pedida em dias como a casual Friday. Camisas de camisaria como as da Sixtini Camisria podem preencher facilmente esse requisito. Basta fazer a escolha de uma peça de manga curta, por exemplo, e se consegue um ar casual sem abrir mão da formalidade.

As possibilidades são muitas, mas algumas não tão boas quanto outras. Por isso é indispensável prestar atenção nas escolhas que se fazem na Casual Friday.

Converse conosco da Sixtini e acerte na Casual Friday

Quer seja para oferecer aos seus colaboradores as peças ideais para a Casual Friday, ou mesmo para comprar peças para usar em sua sexta feira casual, nós da Sixtini Camisaria podemos te atender. Converse com um de nossos especialistas agora mesmo e entenda mais sobre nossos tecidos disponíveis, nossos modelos, cortes e outros detalhes a respeito de nosso catálogo. Chame-nos pelo WhatsApp (19) 3408-4830.

Esperamos o seu contato desde já. Um grande abraço e até muito em breve.

Você pode gostar de: