Ainda que estejamos em um país bem quente, a sobreposição de camisas sociais é uma possibilidade no ambiente corporativo, graças ao ar-condicionado. Historicamente, a sobreposição de peças sempre foi associada a uma espécie de elegância clássica e inteligência.

Não é à toa que o conjunto do blazer e terno trabalham exatamente isso – a sobreposição de peças com coerência, harmonia e inteligência estética.

Quando falamos nas camisas sociais femininas e na construção de looks femininos corporativos, a sobreposição é algo que está sempre em pauta. Podemos notar esse padrão nas roupas de funcionárias governamentais, grandes empreendedoras e assim por diante.

Confira no presente artigo algumas dicas de como você pode realizar a sobreposição de camisa social feminina de maneira funcional.

Sobreposição de peças – um mar de possibilidades

Camisas sociais femininas são peças bem clássicas num closet, ainda mais se falamos de mulheres que têm uma rotina de trabalho focada no ambiente corporativo. Camisas sociais acabam incorporando uma certa ideia de maior concentração, confiabilidade, profissionalismo e mais. Por isso, contar com uma camisa social feminina no seu visual de trabalho é algo importantíssimo.

Hoje vamos comentar um pouco mais sobre a sobreposição, e como usar ela em seu favor no momento de criação do look de trabalho, quer seja para você mesma ou para as colaboradoras de sua empresa.

Quais as regras da sobreposição de peças femininas no ambiente corporativo

Ainda que a sobreposição abra mais portas para a expressão pessoal, algumas regras devem ser relativamente inflexíveis nessas possibilidades. Assim, evita-se tornar o visual despojado demais ou muito informal. Algumas dessas regras seriam:

  1. Soma de peças formais: quando unimos peças formais num só look, acabamos tendendo a montar um visual igualmente formal ao fim. Não entendeu bem? Ok, um bom exemplo seria o uso de colete. O colete, ao ser somado a uma camisa social feminina, acaba criando um look moderno e profissional. O mesmo pode ser dito sobre o blazer, por exemplo. Entretanto, quando falamos de uma jardineira, uma peça mais criativa e despojada, acabamos dando um ar mais jovial e menos profissional. Não estamos dizendo aqui que as jardineiras não combinam com o ambiente corporativo. Talvez numa Casual Friday, ou mesmo num cowork, elas possam fazer mais sentido;
  2. Estampas e tamanhos: outro ponto que deve ser levado em consideração é o tipo de mistura a ser feito. Quando o assunto são as estampas, vale sempre pontuar que o menos é sempre mais no espaço profissional, então quanto mais discretas ou mesmo inexistentes as estampas, melhor. Quanto ao tamanho das peças, aqui falamos nas peças justas ou folgadas. Sobreposições pedem um foco nessa combinação, para que não tenhamos um look final desalinhado e com aparência de amassado;
  3. Compensação: Na moda, sempre precisamos trabalhar com equilíbrio. Portanto, se na parte superior estamos trabalhando uma sobreposição, com mais de uma peça compondo o look, a parte de baixo deve ser mais discreta. Assim, procure inserir no visual uma calça mais simples ou uma saia menos chamativa, com cortes mais retos e menos chamativos. Dessa forma, mantemos os olhos onde desejamos – na composição criada na parte superior.

Diversas são as possibilidades que atendem aos critérios acima listados. Investir numa sobreposição monocromática pode criar uma imagem de organização e planejamento. O uso de um acessório discreto também pode fazer a amarração de todas as peças, criando coerência e harmonia ao look.

Tudo vai depender da sua capacidade de criar visuais que sejam profissionais, mas que também carreguem um pouco de sua personalidade e sua autoimagem. No mais, esperamos que tenha conhecimento de que, na Sixtini, você encontra peças que podem ser utilizadas em suas composições.

Saiba mais sobre como podemos te ajudar

Quer contar com as peças da Sixtini na criação do visual de sua empresa? Converse com um de nossos especialistas agora mesmo e saiba quais modelos nossa marca pode lhe oferecer. É com peças de qualidade, e planejadas para serem usadas no ambiente corporativo, que você conseguirá o visual ideal.

Esperamos seu contato desde já para que possamos lhe mostrar todas as opções de nosso catálogo. Clique aqui para solicitar o seu atendimento.

Convidamos você para um passeio em nosso blog para conferir artigos como esse aqui que foram postados no passado.

Um grande abraço e até muito em breve.

Você pode gostar de: