A estética Obama e o profissionalismo

Barack Obama, um dos políticos mais elegantes, bem-vestidos e, ainda assim, próximo ao público geral. Tendo comandado a Casa Branca por 8 anos de mandato, o presidente foi conhecido por apelar tanto às massas quanto aos empresários, garantindo uma ponte entre esferas sociais antes desconectadas.

Como ele conseguiu tal façanha? Além de seu perfil conciliador e sua educação, certamente podemos aferir parte de seu sucesso à estética do presidente. Ele que sempre soube se portar com profissionalismo e acessibilidade. Como isso foi possível?

A Camisaria de Obama

Com roupas mais ajustadas ao corpo, e não necessariamente numa modelagem slim fit, as roupas de Obama conseguiam transmitir uma imagem clássica e atual. Esse tipo de iniciativa faz parte de uma corrente da moda atual, onde algumas linhas sociais antes rígidas, passam a se flexibilizar.

O que vemos no corte das peças dele é a aplicação de alguns conceitos mais femininos, o uso de tecidos mais leves, cortes mais rentes ao corpo e estruturas mais flexíveis, que chegam até mesmo a dar uma ideia de esportivo ao look final.

Podemos ver um pouco sobre isso no livro de Gilles Lipovetsky, a Estetização do Mundo, onde o autor estuda não somente a iniciativa da moda masculina de tomar emprestado certos conceitos da moda feminina, como vice-versa. Aqui, não falamos em androgenia, mas sim uma evolução leve, um passo rumo a uma nova estética mais flexível.

Como se inspirar na estética de Obama para o seu ambiente de trabalho

Se analisarmos as fotos do antigo presidente Obama, percebemos que o figurino típico do presidente sempre foi baseado em ternos escuros com dois botões, um corte não muito justo, mas também não muito folgado.

Quando falamos na paleta de cores, vemos camisas lisas de cores claras, basicamente sempre brancas e tons de azul. O colarinho sempre clássico, alongado e fechado, o que transmite sobriedade. Barack costuma usar sapatos Oxford pretos, calças sociais com barras lisas e bem cortadas para o seu corpo.

O conjunto forma uma estética sem vaidade exagerada, um estilo clássico, mas que toma para si algumas iniciativas joviais, atuais, mantendo sua elegância numa esfera profissional, sem se afastar do povo.

Um equilíbrio de bom senso e personalidade

Aqui no blog da Sixtini estamos sempre comentando sobre como é importante procurar conciliar sua personalidade com a forma que se veste. No ambiente corporativo existem algumas limitações para essa possibilidade, mas isso não quer dizer que suas expressões individuais não poderiam ser executadas.

Barack Obama é um bom exemplo de equilíbrio entre individualidade e respeito a alguns dos princípios clássicos de vestuário.

Trabalhe sua imagem e garanta estar projetando a personalidade certa

Seu cargo influencia muito nas exigências de imagem a ser projetada. Quanto mais alto o cargo, maior a pressão para uma aparência mais alinhada e organizada. O mesmo vale para a linha de atuação da empresa. Se a sua marca atua num certo recorte onde, por padrão, os clientes esperam um certo nível de elegância por parte dos funcionários, é isso que deve ser oferecido aos consumidores.

Colaboradores que usam peças elegantes, roupas que compõem uma estética da marca mais coerente, acabam por agregar valor ao próprio produto. Vivemos hoje numa era de estetização do todo, de experiência de compra, e certamente a forma que os funcionários se vestem é uma das maneiras de agregar mais valor ao produto vendido.

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