Todo fim de ciclo empresarial pede alguns cuidados. É necessário rever tudo o que aconteceu naquele dado período de tempo, estudar todo e qualquer erro e corrigir para que não se repita no futuro. Mas, como é bem sabido, a gestão empresarial vai bem além disso, e nós aqui da Sixtini não poderíamos deixar de fazer um texto abordando um pouco mais a respeito das ações indispensáveis para o encerramento de semestre.
Vale lembrar que o plano aqui é conferir tudo de uma forma generalista e aplicar os conceitos a um contexto específico. Sabemos que a realidade de cada empresa e cada mercado é única, portanto, tome nota de tudo o que comentarmos aqui e procure refletir a respeito de como melhor aplicar em sua empresa.
Encerramento de ciclo semestral empresarial – o que fazer?
Cada empresa possui uma forma de gerir e conferir o que acontece em seu interior, mas alguns ciclos são bem fixos – o semestral e o anual, por exemplo, são bem padronizados.
Algumas ações específicas casam muito bem com o ciclo semestral, e sobre elas, comentamos numa listagem abaixo:
Conferência de contas
Certamente, um dos primeiros passos a serem dados é a conferência das contas. Fechamento de caixa no positivo é algo indispensável para o sucesso de uma empresa, mas não só desse indicativo poderá se fundamentar a conferência de contas.
Existem diversos KPIs que devem ser levados em consideração, como por exemplo o ticket médio, a taxa de retorno de clientes, o lucro bruto e o lucro líquido, assim como a concordância com a lucratividade que tem sido alcançada e as metas que se possui para o curto, médio e longo prazo.
É necessário ter em mente todos esses pontos a fim de ter uma estratégia de sucesso para o semestre que se aproxima. E, a respeito disso, temos o próximo tópico;
Planejamento de novas estratégias de mercado
Diante do que se aprendeu com os erros e acertos do passado, assim como, através de um estudo de tendências – o que se pode fazer no futuro? Aqui a regra é trazer à baila não somente ideias mirabolantes, mas também aquelas que são condizentes com o que existe em caixa, com os investimentos possíveis e com as projeções de futuro.
Não se pode, em momento algum, criar um planejamento que seja desconectado da realidade. Aqui o que vale é o investimento em estratégias plausíveis.
Uma boa ideia é criar estratégias em cascata, onde um passo leva a um leque de opções que podem ser escolhidos no momento real. Assim, se pode ter um planejamento de cenário ideal, assim como um voltado para um cenário não tão ideal;
Análise do Marketing e seus retornos
Quais ações de marketing foram aplicadas nesse semestre? Elas deram o retorno esperado? Se sim ou se não: como é possível otimizar esse cenário, fazendo com que, no semestre que se aproxima, a marca consiga alcançar novos horizontes e não incidir em erros?
Analisar o marketing precisa de um recorte específico uma vez que demanda uma super atenção – é apenas através de boas condutas e iniciativas de visibilidade que a sua marca poderá galgar um público maior e mais interessante;
Renovação de ferramentas e uniformes
Por fim, mas não menos importante, temos a renovação das ferramentas que são usadas no dia a dia de trabalho e os uniformes que são usados pelos seus colaboradores. Não existe momento melhor para esse investimento, uma vez que é exatamente no fechamento do semestre que se pode saber melhor o que restou de caixa para esses investimentos, assim como, é um ótimo momento para repaginar a estética usada pelos colaboradores.
Já pensou em investir em uniformes baseados em camisaria? Esse tipo de abordagem traz uma ideia de requinte, elegância e profissionalismo diferencial para os seus colaboradores?
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Esperamos que você entre em contato conosco brevemente. Um grandíssimo abraço e nos falaremos logo logo. Até mais.