O uniforme de trabalho é a primeira apresentação do colaborador na empresa, além de ser uma representação da empresa. É uma peça de uso diário e de muita importância, o que acaba exigindo certos cuidados para manter a vestimenta sempre com um bom aspecto.
Por mais que o uniforme seja confeccionado em um tecido de alta qualidade, é preciso saber fazer a lavagem do uniforme corretamente, por isso, a Sixtini preparou para você esse post exclusivo com dicas sobre como lavar uniforme de trabalho!
Use os produtos adequados
É preciso usar os produtos certos quando você for lavar seus uniformes. Depois de separar as roupas casuais dos uniformes e esvaziar todos os bolsos, comece classificando seus uniformes pelos níveis de sujeira.
Para quem trabalha em um escritório e usa uma camisa social como uniforme, um simples produto lava-roupas ou amaciante tradicional já conseguem ajudar a limpar. Um sabão em barra consegue ajudar a tirar o odor de suor do uniforme, mas também existem produtos específicos para esse tipo de lavagem.
O ideal é que você lave uma remessa de uniforme pelo menos uma vez na semana, mas para quem trabalha em locais onde a higiene é primordial, como na área de saúde e alimentação, a lavagem pode ser feita após cada uso.
Garanta que peças brancas e coloridas fiquem separadas
Além de separar os seus uniformes por nível de sujeira, é importante que você também separe as peças de uniforme que sejam brancas das coloridas, caso a sua empresa forneça mais de um estilo de uniforme.
Fazendo essa separação, você evita que os seus uniformes brancos manchem com a tinta solta das peças coloridas. Agora, os uniformes escuros e demais cores podem ser lavados juntos, mas, cuidado, tons mais fortes devem ficar longe de tons mais claros!
Siga as instruções do fornecedor
Antes de lavar o seu uniforme do trabalho, é importante que você se atente às instruções do fornecedor, que sempre traz uma etiqueta de recomendações para cuidar do seu uniforme. Essa etiqueta é importante para a lavagem porque nem todo tecido é igual na hora de lavar.
Para te ajudar na hora da lavagem, as fornecedoras oferecem essa etiqueta com símbolos que mostram como aquela peça deve ser higienizada.
Evite o uso excessivo de alvejantes
Sempre que usar alvejante para fazer a lavagem do uniforme, é preciso ter muito cuidado. Evite fazer o uso excessivo para não danificar a peça. Se possível, opte por produtos à base de água oxigenada para reduzir as chances de manchar a roupa.
Confira sempre a etiqueta da roupa, pois a fornecedora sempre indica se você pode usar ou não alvejante para fazer a lavagem. Se você está em dúvida de qual seria a melhor cor para essas peças, não deixe de conferir o nosso post sobre como escolher a cor ideal de uniforme!
Prefira secar ao ar livre
Na hora de secar os seus uniformes, nunca os coloque diretamente no sol forte, pois isso pode fazer com que eles desbotem rapidamente, caso sejam coloridos ou em tons escuros.
Além disso, também é preciso se atentar aos diferentes tipos de tecido na hora da secagem. Por exemplo, tecidos de poliéster não podem ir à lavadora de jeito nenhum! O ideal é colocar as peças em um varal dentro de casa, em uma área com uma boa corrente de ar.
Selecione a temperatura correta na hora de passar
Isso vale para qualquer peça, mas, sempre que for a hora de passar, atente-se ao tipo do tecido do uniforme. É importante também conferir a temperatura do ferro de passar, já que a temperatura pode queimar o tecido. Por isso, confira na etiqueta qual a temperatura que deve ser usada.
Então, sempre que passar as suas roupas, comece por aquelas que precisam de uma temperatura mais baixa e vá aumentando gradativamente conforme elas são passadas. Uma dica para você passar seu uniforme é sempre fazer do avesso, pois assim tem menos chance de comprometer a estampa.
Para você que quer entender mais sobre passar, confira também o nosso post sobre o tecido passa fácil e a sua eficiência no dia a dia!
Guarde corretamente
Por último, chegou a hora de guardar os seus uniformes devidamente limpos e higienizados. O mais importante dessa etapa é você guardar em um local apropriado: seco e limpo para evitar as manchas.
Alguns tecidos de uniforme não precisam de passagem, como os que possuem poliéster ou poliamida na composição. Para os outros tipos, você pode guardar da seguinte maneira:
-
Uniformes de camisa social: após passar o seu uniforme, coloque-o em um cabide para evitar dobras ou qualquer tipo de amassado;
-
Uniforme de camiseta polo: a blusa polo pode ser dobrada e guardada como uma camiseta normal. Pode ficar empilhada e guardada em uma gaveta, se você quiser!
-
Uniforme de malha: para esse tipo de tecido, você pode dobrá-las normalmente e, depois, fazer mais duas dobras na vertical, podendo ser guardado em gavetas.
Como lavar uniforme branco?
Para lavar um uniforme branco, é ideal que você use o ciclo delicado de lavagem, com água fria e com as peças viradas do avesso. Use os produtos adequados para a lavagem e evite o excesso de alvejante ou de sabão em pó, já que ele pode corroer o tecido.
Por último, não seque seu uniforme branco em secadoras, pois isso pode evitar danos e encolhimento das peças. Coloque em cabides e pendure no varal na sombra, sem contato direto com o sol.
Agora que você já descobriu como lavar o uniforme de trabalho e os cuidados a se ter, é hora de colocar tudo em prática! E se você está procurando por um local que confeccione uniformes de alta qualidade, está no lugar certo.
A Sixtini Camisaria garante à sua empresa a grife de um vestuário profissional. Você pode fazer um orçamento personalizado, seja para menos ou mais de 20 unidades. Oferecemos um catálogo de camisas e tecidos que você pode conferir e escolher. Acesse agora e solicite um orçamento personalizado com um de nossos consultores!