Férias são um direito da Constituição Federal e da Legislação Trabalhista. Parte da rotina de gestão, organizar as férias é obrigação anual e pode ser um desafio para alguns empreendedores, a depender do setor de atuação de seus empreendimentos.
No decorrer do presente artigo, nós vamos trazer alguns detalhes indispensáveis para a sua compreensão das férias e do planejamento que orbita esse direito. Confira tudo o que a Sixtini tem a compartilhar e entenda como realizar a organização para as férias de 2022.
Como fazer o planejamento de férias anual para 2022
Oferecer aos seus colaboradores, com bastante antecedência, um planejamento de férias, ajuda na organização de vida dos mesmos. O tipo de organização vai depender um pouco da sua marca, dos momentos de pico, dos ciclos de trabalho dos seus colaboradores, mas há algo que une todos esses pontos:
Saiba bem as definições da lei trabalhista
O primeiro passo é entender detalhes da lei trabalhista e até que ponto você possui obrigações, e até que ponto o contrato poderá ser conversado. Alguns dos detalhes da legislação que influenciam diretamente o planejamento das férias de 2022 seriam:
- O início das férias deve se dar ao menos 3 dias antes de finais de semana e feriados;
- Existe a possibilidade de dividir as férias em até 3 períodos, sendo que um deles não pode ser inferior a 14 dias e os demais não podem ser menores que 5 dias corridos;
- O colaborador deve gozar de seus dias de férias no período concessivo, intervalo de meses subsequentes ao vencimento do período aquisitivo.
Esses são apenas 3 pontos que merecem sua atenção, mas dados a respeito das férias vencidas e outros direitos devem ser levados em consideração para o melhor planejamento de férias de 2022;
Evite sobrecarga e acúmulo de funções
O acúmulo de funções pode ser um efeito colateral das férias concedidas. Com colaboradores a menos, é necessário redistribuir funções. Para evitar esse fenômeno e a sobrecarga em si, você deve inserir no planejamento para as férias, o treinamento de substitutos.
Esses substitutos que devem ser treinados para todos os departamentos, garantindo que não existirão gargalos em sua empresa. Vale pontuar aqui que o treinamento deve ser feito com antecedência, e pode ser um momento oportuno para novas contratações ou substituições;
Observe conforme os anos se passam
É importante também perceber os padrões de sua marca. Conforme os anos se passam, quais gargalos são criados nos momentos de férias? Com qual antecedência os treinamentos devem ser iniciados para que sejam bem-sucedidos e lucrativos?
Outra observância deve ser dada aos ciclos de sua empresa, notando aumentos e baixas na demanda, garantindo que suas decisões estarão pautadas no comportamento histórico da marca;
Considere fluxos e projeções
Muitos dos problemas que surgem no planejamento das férias vem da falha em observar os fluxos da marca, os momentos de pico de demanda e assim por diante. Certamente, algo que deve ser vítima de sua análise cirúrgica são as demandas internas, os momentos mais críticos para o processamento delas e assim por diante. Conceder férias aos vendedores, por exemplo, devem acontecer nos momentos de baixa nas vendas sempre que possível, a fim de garantir um funcionamento ótimo em sua empresa.
Férias são momentos de reorganização
O retorno das férias também é um momento de reorganização, repaginação e revisão de padrões. No retorno de seus colaboradores, você pode investir em novas salas, novas mesas e cadeiras, e até mesmo em novas peças da uniformização. É nesse momento retorno que um novo suspiro de disposição volta aos colaboradores.
Se você acredita que o retorno das férias é um bom momento para investir em novos uniformes, que tal conversar com nossos especialistas aqui da Sixtini? Ao nosso lado, você poderá encontrar a assessoria ideal para a escolha das peças que acompanharão seus profissionais no próximo ciclo.
Chame um de nossos atendentes agora mesmo para uma conversa e entenda melhor como funcionam os nossos serviços e quais as principais características de nossos produtos. Clique aqui para solicitar o seu atendimento.
Convidamos você também a dar uma olhada em nossos textos anteriores aqui em nosso blog. Um grande abraço e nos falamos brevemente. Até mais!