O alinhamento entre o uniforme corporativo e a identidade visual da empresa é mais que importante: é indispensável. Sempre que podemos, frisamos a ideia de que a primeira impressão que os consumidores têm da empresa é a que fica. Caso o ambiente da empresa não reflita o que os clientes esperam, certamente corre-se o risco de perder uma venda ou contratação.
O Uniforme Profissional de seus colaboradores, certamente deve ser levado em consideração quando falamos nessa estética do ambiente. Eles são capazes de contribuir para o marketing pessoal da marca, passar uma imagem de organização e segurança.
Esses tópicos nós já cobrimos em textos anteriores, mas hoje pretendemos focar mais na ideia da Identidade Visual da empresa, a fim de explicar melhor e sedimentar esse conceito.
A Identidade visual de sua empresa
Qualquer empreendimento, grande ou pequeno, precisa pensar nalgum momento a respeito da identidade visual. De uma forma geral, a identidade visual de uma empresa precisa ser construída levando em consideração pontos como:
- As ações que são tomadas em nome do empreendimento;
- Nos valores tidos pela gestão;
- Pelos posicionamentos e movimentações que são e que serão dados pela empresa.
É como a determinação de uma personalidade. Algo facilmente identificável por pequenos lembretes. Sabemos bem o tom de cor da logo da Netflix, o tom de azul do Facebook, e não cansamos de ver no Instagram algumas maquiagens baseadas nessas marcas.
O que as artistas fazem ao personificar tais marcas é associar a si a identidade visual da empresa. Com esses gigantes do mercado fica até mais fácil conseguir traçar algo caricato, mas o assunto fica mais complexo quando falamos de empresas médias e pequenas que ainda não estão tão bem reconhecidas no cenário mercadológico.
Um mundo corporativo mais competitivo pede destaque
A frase “o mercado está cada vez mais competitivo” parece até um exagero, ou mesmo algo que é dito a qualquer momento, sem qualquer fundamento. Mas, quando se diz que estamos diante de uma escalada na concorrência hoje, estamos falando da globalização principalmente. Essa que traz para a sua esquina, empresas imensas e sediadas em outros países.
Por conta dessa maior concorrência, e por estarmos batendo de frente com empreendimentos – muitas das vezes – dotados de maiores investimentos, precisamos nos organizar, e oferecer aos nossos consumidores o melhor show possível, este que reflita da melhor forma a identidade da marca.
O Uniforme enquanto destaque profissional
Por que não fazer o uniforme de seus colaboradores um dos destaques de sua marca? Investir em produtos sem investir também na apresentação da loja e na maneira que a marca se porta diante dos consumidores e concorrentes não é um movimento estratégico inteligente.
Ainda que nos últimos tempos estejamos vendo as regras de vestimenta nos mais diversos ambientes de trabalho serem afrouxadas e flexibilizadas, não necessariamente se pode dizer que esse é um processo que todas as marcas devam seguir.
Alinhar a uniformização com a identidade visual de sua empresa pode ser uma maneira de promover um destaque num mercado dissonante. Lembramos mais uma vez do que falamos mais acima: a primeira impressão é a que fica, e investir em um bom uniforme profissional pode trazer ao seu negócio uma estética de cuidado com os detalhes, organização interna e muito mais.
A Escolha Ideal de seu Uniforme
Já puxando você para um texto prévio nosso, lembramos que já temos aqui em nosso site um texto que fala exatamente a respeito do processo de escolha do uniforme ideal para a sua marca. Ele que deve seguir alguns passos simples, como a identificação do melhor tecido, o melhor corte, cores e assim por diante. Leia nosso artigo e entenda mais a respeito do processo.
Para a sua sorte, você pode contar com uma equipe de especialistas ao seu dispor para te explicar alguns detalhes: nós aqui da Sixtini. Fale conosco agora mesmo pelo www.sixtini.com.br/uniformes para que possamos ajudar nesse processo de escolha, e para que juntos possamos tornar a sua equipe ainda mais apresentável ao público consumidor.