Pular para o conteúdo
Blog Sixtini
  • Home
  • Moda
  • Uniforme Corporativo
  • Loja Virtual
  • Orçamentos de Uniforme
Blog Sixtini
Blog Sixtini
  • Home
  • Moda
  • Uniforme Corporativo
  • Loja Virtual
  • Orçamentos de Uniforme

Credibilidade e estética: realness e sua aplicação no dia a dia

14 de outubro de 2021 Por Rafael Salles

A depender do recorte de mercado em que a empresa atua, a imagem da empresa é, muitas vezes, mais importante do que as próprias avaliações que circulam a respeito da mesma. Nesse cerne, não podemos deixar de frisar quão importante é o investimento na estética, na imagem da empresa.

Em artigos anteriores, nós aqui da Sixtini Camisaria já falamos um pouco sobre o processo de escolha da uniformização ideal para seus profissionais, a fim de transmitir os valores mais importantes de sua marca.

Hoje, vamos aprender uma lição muito importante de alguns grupos que fizeram uso de uma técnica chamada “Realness” algumas décadas atrás.

O realismo e a cultura dos bailes

Estamos em Nova York, nos anos 80. Os bailes com foco na comunidade LGBT estão em alta, e neles, existem disputas entre grupos que desfilam sob os mais diversos temas: profissional de contabilidade, feminilidade em essência, monarquia e opulência. Não importavam os temas, os concorrentes passavam semanas trabalhando em suas roupas a fim de passar a ideia exata daquele conceito.

Com muito sucesso, como podemos ver no documentário Paris is Burning, a comunidade conseguia refletir ideais aparentemente inalcançáveis para aquela população periférica. A meta principal era demonstrar que, por mais que estivessem à beira da sociedade, todos os ali presentes poderiam sim inserir-se no contexto público, uma vez que conseguiam encenar e vestir-se de conceitos essenciais para a performance de dados papéis sociais.

Esse exercício de reduzir conceitos a um suco concentrado e, a partir dessa essência, construir uma estética, é hoje utilizado pelos mais diversos artistas plásticos que vinculam moda às peças de assinatura.

E onde o contexto corporativo pode se enquadrar nessa discussão?

Ainda que distantes, existem inúmeros paralelos entre os bailes e o contexto corporativo. Em ambas as situações, existe uma intensa concorrência para saber quem consegue ganhar maior atenção daqueles que os julgam. Em ambas as situações, muitos pontos são conquistados por meio da estética, do realismo – ou melhor – Realness.

Por isso, no momento de escolha da uniformização, gestores devem tomar para si um olhar crítico, procurando entender melhor a estética que esse mesmo uniforme é capaz de passar. Por meio da aparência que os colaboradores apresentam, é possível vender uma imagem superior, uma estética de experiência, credibilidade, reconhecimento.

Muito desses adjetivos podem ser trazidos à baila por meio de significadores clássicos, como as conhecidas vestimentas formais que têm sido usadas por gerações, como é o caso dos blazers, ternos e assim por diante.

Mais modernidade pode ser evocada por meio de um “dress code”, ou código de vestimenta, mais flexível. Por exemplo, oferecendo aos colaboradores peças de camisaria com cores variadas.

Um elo entre a aparência e o comportamento

Não podemos esquecer do comportamento quando falamos em “realness”. Tal qual nos bailes, apenas a vestimenta não vem a ser capaz de levar o prêmio para casa. É importante ter uma atuação impecável. E, no cenário corporativo, esses atores são os colaboradores, que precisam comportar-se como representantes dos valores tidos pela empresa.

O processo de seleção de profissionais é um bom filtro para o encaixe entre os colaboradores e a performance que precisa ser encenada. A partir daí, headhunters já podem se certificar de que a empresa será bem representada por meio daqueles que entram em contato direto com o público consumidor.

Treinamentos também devem ser conduzidos na estrutura da empresa, assim como pesquisas de satisfação. Dessa forma, é possível ter uma via de mão dupla entre a marca enquanto instituição e os clientes.

Atualize-se e esteja sempre de olho em tendências

Tal qual a moda, conceitos sociais são representados por diferentes significadores com o passar do tempo. Anos atrás, profissionalismo era restrito apenas a um grupo seleto de pessoas que representavam uma elite em comando.

Hoje, profissionalismo também está associado a um comportamento inclusivo e progressivo. Conforme modificações sociais acontecem, empresas precisam corresponder, refletindo o que os consumidores esperam ver nas vitrines.

Se você quer estar em dia e contar com o que há de mais recente no assunto uniformização, converse conosco aqui da Sixtini Camisaria e entenda como podemos lhe oferecer um atendimento premium, assim como direcionamentos e auxílio profissional. Solicite contato de um de nossos especialistas agora mesmo clicando aqui.

Compartilhe nas Redes Sociais

FacebookTweetPinLinkedIn
Categorias Uniforme Corporativo Tags credibilidade, uniformes corporativos
Looks elegantes com Camisa Feminina
Tecidos tecnológicos: o que são e como podem agregar aos uniformes?
Foto do autor

Rafael Salles

Prazer, me chamo Rafael Salles! Sou analista de marketing na Sixtini há mais de 7 anos. Minha formação não é exatamente na moda, mas sempre tive uma paixão por peças bem-feitas e funcionais. Para mim, a moda masculina vai além das tendências passageiras. Trata-se de construir um guarda-roupa inteligente que facilite o dia a dia e direcione melhor os nossos investimentos. E é isso que quero compartilhar com vocês aqui no blog: dicas, insights e inspirações para ajudá-los a fazer escolhas mais conscientes e alinhadas com o seu estilo de vida. 

Deixe um comentário Cancelar resposta

Posts Recentes

  • Uniforme azul: conheça o significado e onde u…
  • Cores claras para uniforme: 9 opções para a s…
  • Uniforme preto: saiba o significado e quais n…
  • Colorimetria pessoal: descubra a sua paleta i…
  • Como vender mais? 7 dicas para aumentar o fat…

Categorias

CONHEÇA A SIXTINI

A Sixtini possui lojas próprias espalhadas pelo interior de São Paulo, atendendo aqueles que buscam uma camisaria tradicional que entrega qualidade, exclusividade e postura.

Siga-nos nas Redes Sociais

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • X

Índice

Toggle
  • O realismo e a cultura dos bailes
  • E onde o contexto corporativo pode se enquadrar nessa discussão?
  • Um elo entre a aparência e o comportamento
  • Atualize-se e esteja sempre de olho em tendências
  • Compartilhe nas Redes Sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube

Links

Orçamento

Fábrica

Endereço: Avenida Armando Salles de Oliveira 1070
Jardim Ipiranga, Americana / SP
Brasil | CEP: 13468-570

Telefone

+55 19 3408-4830
+55 19 3461-3818
+55 19 99684-6042

© 2025 | UI e UX desenhado por liveSEO
  • Home
  • Moda
  • Uniforme Corporativo
  • Loja Virtual
  • Orçamentos de Uniforme
Utilizamos cookies em nosso website para lhe proporcionar a experiência mais relevante, lembrando-se de suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em "Aceitar tudo", você consente com o uso de TODOS os cookies. Entretanto, você pode visitar "Cookie Settings" para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de CookiesAceitar Tudo
Gerenciar o consentimento

Visão Geral sobre Privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados conforme necessário são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do website. Também utilizamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você utiliza este website. Estes cookies serão armazenados em seu navegador somente com seu consentimento. Você também tem a opção de optar por não utilizar estes cookies. Mas a opção de exclusão de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outras características de terceiros.
Desempenho
Os cookies de desempenho são usados para compreender e analisar os índices-chave de desempenho do site, o que ajuda a proporcionar uma melhor experiência de usuário para os visitantes.
Analíticos
Os cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de retorno, fonte de tráfego, etc.
Anúncio
Os cookies de propaganda são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes através de websites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Outros cookies sem categoria são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Necessário
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione corretamente. Estes cookies garantem funcionalidades básicas e características de segurança do website, de forma anônima.
SALVAR E ACEITAR