Sapatos sociais, em especial os dotados de fivela (dupla ou simples), podem ser acessórios icônicos, assim como têm o poder de desestabilizar um look inteiro. Mesmo hoje tendo uma estética bem luxuosa e formal, esse tipo de sapato foi bastante disseminado por personagens bem inesperados: os Monges. Não é à toa que os sapatos sociais de fivela simples são chamados de Monk Strap.

Abaixo, vamos comentar um pouco mais de como você pode usar sapatos sociais como um todo, lembrando que algumas dicas devem ser tomadas com uma pitada de sal, uma vez que nem todas as calças de linho têm cortes que favorecem o uso de sapatos sociais, tal qual algumas cores de camisas sociais pedem outros tipos de calçados. Confira:

Como usar sapatos sociais sem medo

Logo abaixo vamos comentar algumas combinações que são bons exemplos de usos sábios dos sapatos sociais. A partir desses exemplos, e somando esses direcionamentos aos seus conhecimentos acerca de seu guarda-roupa, você poderá montar os seus looks:

A Combinação de Ouro

Sapato com fivela e um terno (sem gravata) = essa é a combinação perfeita, e é com ela que iniciamos essa listagem. No período de inverno, principalmente se você estiver em países mais gélidos, ou no sul do Brasil, esse conjunto é ideal.

Sapatos sociais com fivela envernizados só devem ser usados à noite, a fim de não ser muito chamativos durante o dia e sob o sol. Em eventos casuais e descontraídos, o uso de um modelo feito de camurça é o ideal.

A camisa social tem parte essencial nesse look, e deve ser tanto estilosa quanto de bom gosto, beirando algo informal, mas ainda mantendo a estética pomposa que o terno garante.

Sapatos sociais com calça jeans

Sim, sapatos sociais com calça jeans podem sim ser combinados. Isso certamente traz à calça jeans o título de peça mais versátil de um guarda-roupas, permitindo que ela transite entre eventos formais e casuais com grande facilidade.

Os únicos cuidados que se deve ter são:

  1. Opte por calças jeans de tons mais escuros para usar com sapatos sociais. Quanto mais discreta a peça, mais fácil é de fazê-la ornar com o sapato;
  2. Calças jeans pretas estão fora de jogo, uma vez que acabam trazendo uma estética estranha ao combinar com sapatos sociais;
  3. Não combine calças jeans com sapatos sociais muito formais. Opte por versões mais casuais, como o derby, brogue e o loafer;

O que fazer no trabalho?

Alguns ambientes profissionais pedem a escolha de um sapato bacana. Esse que dependerá diretamente do ambiente que precisa frequentar e da função exercida. Se você trabalha num ambiente criativo, como uma startup, uma agência de publicidade, salões de beleza e assim por diante, procure sapatos mocassim, loafer ou dockside, que são mais apropriados à imagem criativa e mais despojada.

Caso estejamos falando de um ambiente mais formal, ou mesmo se você exerce um cargo executivo, é um advogado ou mesmo se trabalha num órgão público, sapatos como o derby, Oxford ou monk strap são ideais.

Acerte sempre na escolha do sapato ideal

Independente de tudo o que comentamos aqui, existe uma regra essencial para a escolha de qualquer look e das peças que compõem o mesmo: o estilo da pessoa que usa as roupas. Se você se sente mais confortável com uma linha mais discreta, ou mesmo com uma estética mais elegante, existem trajes diferentes que devem ser endereçados no momento de comprar seu sapato.

Observe também a beleza do próprio sapato: o acabamento no geral, a qualidade dos materiais utilizados e assim por diante. Todos esses detalhes irão desaguar num look melhor ou pior.

A camisa social, tal qual comentamos mais acima, é parte essencial do look, e deve receber sua atenção no momento de escolha. Para a sua sorte, você poderá contar com a Sixtini para te oferecer as melhores peças de camisas sociais disponíveis no mercado, além de uma assessoria profissional para o momento de escolha.

Acesse nossa loja virtual www.lojasixtini.com.br ou chame a gente no WhatsApp (19) 3408-4830.

Esperamos seu contato desde já, ok? Um grande abraço e até mais.

Você pode gostar de: