Responsável por valorizar a marca, destacar a empresa entre os concorrentes e passar profissionalismo, a uniformização de uma equipe é considerada um diferencial no mercado. Para garantir esses e outros benefícios, a escolha do uniforme deve ser feita com cuidado e considerando alguns detalhes, como a tonalidade das peças.
Apesar de parecer algo de pouca importância, a cor do uniforme representa a identidade do seu negócio e, por consequência, pode evidenciá-lo. Pensando nisso, preparamos um conteúdo com pontos a serem considerados durante a compra.
Confira quais são eles:
1. Considere a opinião da equipe
O primeiro passo na escolha das cores dos uniformes é considerar a opinião dos funcionários da empresa. Afinal, são eles que de fato vivem a rotina do ambiente e vão usar as peças. Em uma equipe, podem existir pessoas que não gostam de usar trajes iguais ou considerem a uniformização algo desnecessário.
Por isso, faça uma reunião para explicar as vantagens desse tipo de roupa. No encontro, sugira uma dinâmica em que todos falam tons que remetem à marca. Conforme forem falando, marque-os e reúna a diretoria para apresentar as tonalidades citadas.
2. Confira o significado das cores
Ao buscar as melhores cores de uniformes para empresas, entender o significado de cada uma delas é um ponto crucial para garantir a escolha certa. Para te ajudar nessa etapa, trouxemos o conceito das mais usadas e compartilhamos quais são os nichos ideais para elas.
Conheça:
Azul-claro
Elegante e sereno, o azul-claro é ideal para as pessoas que desejam mostrar confiança e estabilidade. Inclusive, a tonalidade está na lista de dicas de como escolher um uniforme para concessionária. Além da tranquilidade, o tom passa profissionalismo, tecnologia e modernidade.
Em relação aos nichos que podem usá-la, os principais são:
- Concessionárias;
- Serviços de atendimento ao cliente;
- Centros de bem-estar;
- Montadoras;
- Companhias aéreas;
- Empresas relacionadas à educação, como creches e escolas de idioma;
- Startups;
- Agências de viagem.
Branco
Versátil e atemporal, o branco está entre as cores para uniformes profissionais mais usadas. Sofisticado, o branco expressa profissionalismo, limpeza, minimalismo, autoridade e tradição. O tom é indicado para os seguintes ambientes:
- Restaurantes;
- Hospitais;
- Consultórios médicos;
- Farmácias;
- Laboratórios de pesquisa científica;
- Padarias;
- Spas;
- Clínicas de estética;
- Escolas (alunos e funcionários);
- Fábricas de laticínios.
Verde
Responsável por passar uma sensação de sustentabilidade, o verde é perfeito para ambientes naturais. Seja em variações claras ou escuras, a tonalidade passa calma, vitalidade e segurança. Confira exemplos de nichos onde a cor costuma ser usada:
- Áreas cirúrgicas em hospitais;
- Centros de beleza;
- Ambientes esportivos ou relacionados a atividades físicas;
- Empresas de agricultura;
- Espaços de jardinagem;
- Indústrias ecologicamente corretas;
- Hortas;
- Parques florestais.
Vermelho
Enérgico, o vermelho transmite vitalidade, determinação, compromisso, missão, autoridade, coragem e liderança. Em profissões específicas, como bombeiros, ele passa sinal de alerta e atenção. Geralmente, a tonalidade é usada em paletas de cores para uniformes de:
- Serviços de emergência, como socorristas e equipes de resgate;
- Lojas de varejo;
- Times esportivos que desejam transmitir força e paixão. Inclusive, o tom está em camisas de grandes torcidas, como Flamengo, Fluminense, São Paulo e Internacional;
- Guardas de segurança;
- Defensivos agrícolas;
- Agências de marketing;
- Instituições militares.
Laranja
O laranja como cor de uniforme mostra energia, acolhimento, inovação, criatividade e entusiasmo. No que diz respeito aos espaços em que pode ser inserido, estão:
- Hortifrutis;
- Empresas de citricultura;
- Supermercados;
- Serviços de construção;
- Setores alimentícios, como restaurantes;
- Eventos promocionais;
- Guias de atividades recreativas;
- Instrutores de esportes;
- Segurança rodoviária.
Azul-escuro
Para completar as cores de uniformes para empresas, temos o azul-escuro. Sofisticado e versátil, ele oferece autoridade, confiabilidade, profissionalismo, organização e controle. No mercado de trabalho, ele é usado em nichos como:
- Ambientes militares;
- Universidades;
- Funcionários de cruzeiros;
- Aviação;
- Bancos;
- Seguradoras;
- Transporte público;
- Financeiras;
- Telecomunicações;
- Empresas de tecnologia;
- Agronegócio.
3. Imagine se a cor escolhida representa a empresa
Após conhecer as razões para investir em uniformes e as principais tonalidades, o próximo passo é entender se as cores que gostou representam a sua marca. Além do nicho, você deve considerar o logotipo da empresa, já que ele já possui tons específicos.
Por exemplo, se o logo é formado por verde e laranja, investir em uma peça branca é sinônimo de harmonia. Caso a marca seja representada por cores neutras, ter um uniforme vibrante não será problema.
4. Inclua mais de uma cor, se necessário
Apesar de dificultar a harmonização, a presença de mais de uma cor não está proibida, basta fazer as junções certas. Para isso, você pode pesquisar tons que combinam com a tonalidade principal do uniforme.
Por exemplo, o branco vai bem com vermelho, laranja, verde e muitos outros tons. Enquanto o vermelho funciona bem com cinza, preto, prata e diferentes tons de verde e azul.
5. Entenda a necessidade de criar mais de um modelo
Alguns nichos devem optar por mais de um modelo de camisa para uniforme. Essa necessidade surge devido ao conforto térmico e à imagem que o funcionário deve passar aos clientes. Em uma concessionária, os vendedores devem estar com camisas sociais para passar seriedade e profissionalismo.
Caso o espaço tenha uma oficina, o uniforme social não é a melhor alternativa, pois vai gerar desconfortos. Portanto, investir em camiseta básica é a decisão indicada.
6. Prefira tonalidades fáceis de combinar
A última dica para quem deseja saber quais são as melhores cores para uniformes, é considerar a facilidade de combiná-la no dia a dia. Lembre-se que além de valorizar a marca, a peça é adicionada para facilitar a rotina do funcionário.
A partir do momento que um tom difícil de harmonizar é escolhido, a empresa pode gerar insatisfação. A boa notícia é que as tonalidades que compartilhamos no conteúdo possibilitam diferentes junções, evitando qualquer tipo de problema.
Agora que finalizou a leitura do post, o próximo passo é encontrar uma empresa especializada na confecção de uniformes. A Sixtini está há mais de 30 anos no mercado. Em todo esse tempo, atendemos mais de 5.000 empresas, incluindo marcas como Honda, Panasonic, Scania e Sicoob.
Solicite um orçamento para que alguém de nossa equipe inicie o atendimento. Após a escolha do modelo, as peças serão cuidadosamente confeccionadas para traduzirem a identidade do seu negócio com elegância, qualidade e confiança. Aproveite!