Na lista dos principais tipos de camisa masculina, a polo é indispensável no guarda-roupa dos homens que desejam ter peças atemporais, versáteis e confortáveis. Isso porque ela permite compor produções práticas e cheias de estilo.

O item que, antigamente, era utilizado somente em ambientes corporativos, reinventou-se e, hoje em dia, pode fazer parte de diversas ocasiões, desde as casuais até as sociais. Se assim como nós, você ama a peça, este conteúdo vai te ajudar a aproveitar as inúmeras possibilidades que ela oferece.

Continue a leitura e aprenda como usar a camisa polo!

Ideias de combinações com camisa polo

Quem ainda não tem esse item no guarda-roupa deveria considerar adquiri-lo. Pois é uma peça que possui diversas qualidades, e a maior delas é a sua versatilidade. Ou seja, você consegue usá-la em um evento social com amigos, em passeios ao ar livre, em reuniões de negócios e até mesmo em um casamento.

Ela pode ser combinada com bermudas, jeans, calças cáqui, calças sociais e outras peças de baixo. Em resumo, ela combina com tudo. A seguir, reunimos algumas ideias para acertar nas combinações e criar composições que vão valorizar a sua imagem. Aproveite!

Verão: camisa polo branca com bermuda azul-marinho

Além da versatilidade, camisas polo com algodão na confecção também se destacam pelo conforto térmico, ou seja, são ideais para usar em dias de alta temperatura, comuns no Brasil. Para deixar a composição ainda mais fresca, adicionar uma bermuda é a melhor escolha.

Nos pés, escolha entre um tênis baixo ou um mocassim, sendo a última alternativa perfeita para compor um visual elegante. Caso vá sair durante o dia, adicione um óculos de sol. Para eventos noturnos, inclua um relógio e, se desejar, uma corrente fina da mesma tonalidade.

Home de barba crisalha de camisa polo branca.

Em relação à cor das roupas, aposte em combinações formadas por um tom neutro e outro forte, como branco e azul-marinho, preto e cinza e amarelo e bege.

Outono: camisa polo com calça jeans

Para o outono, a melhor forma de usar a sua camisa polo é combiná-la com uma calça jeans, que pode ser de lavagem clara ou escura. Por conta da temperatura amena, nossa dica é sobrepor com uma jaqueta ou blazer.

Aqui, o truque é criar uma composição monocromática, ou seja, formada apenas por uma cor, ou então investir em um look no qual apenas a calça ou a polo são de cores diferentes. Por exemplo, você pode usar uma calça jeans preta com uma camisa polo preta por dentro da calça + um tênis e um blazer na mesma cor.

Outra possibilidade é usar uma calça cinza + uma polo salmão por dentro da calça. Combine acessórios na mesma tonalidade como um cinto, um sapato social e um blazer, todos na cor preta.

Home de camisa polo vermelha com calça preta.



Caso prefira, troque o jeans por uma calça sarja. Inclusive, temos outro conteúdo ensinando como combinar calça sarja conforme a ocasião. Leia também!

Trabalho: camisa polo neutra com calça de alfaiataria

Em ambientes corporativos, o foco é transmitir formalidade e profissionalismo através do look, sendo a calça de alfaiataria a melhor peça para acompanhar a polo.

Nesse tipo de ambiente, recomendamos criar composições a partir de cores sóbrias, como preto, bege, marrom, verde-musgo e cinza. Nos pés, opte por sapatos sociais.

No que diz respeito aos acessórios, incluir um relógio e um blazer como terceira peça oferece personalidade à combinação. Se você se identifica com o estilo social, criar combinações com a calça social esporte e a camisa polo é uma excelente alternativa.

Home de camisa polo e calça clara.

Acessórios para usar com camisa polo

A escolha do acessório depende muito da ocasião em que a peça será usada. Leve isso em consideração na hora de se vestir. Por exemplo, em passeios ao ar livre, vale a pena usar óculos de sol e boné. Enquanto para reuniões de negócios, incluir um relógio e uma corrente de ouro é a melhor escolha.

Ainda é possível adicionar acessórios como pulseiras, mochilas e cintos nas composições.

Ocasiões e eventos ideais para usar camisa polo

Para quem deseja aprender como usar a camisa polo, compreender a multifuncionalidade da peça é crucial. Isso porque o item caminha naturalmente entre espaços formais e informais. Dentre as possibilidades de ambientes para usá-la, estão:

  • Social com amigos;
  • Look casual para o dia a dia;
  • Passeio ao ar livre;
  • Festa de aniversário;
  • Churrasco;
  • Happy Hour;
  • Ambiente de trabalho;
  • Reunião de família;
  • Restaurante;
  • Piquenique;
  • Entrevista de emprego.

Além dos ambientes citados, a roupa pode ser usada em outros locais. Para isso, basta entender qual é o dress code exigido e fazer as combinações corretas, assim como ensinamos no conteúdo.

4 dicas para investir na camisa polo perfeita

Antes de investir em uma nova camisa, é necessário se atentar a algumas particularidades. Afinal, além da beleza, o objetivo é adquirir uma peça confortável e com um bom caimento. Veja as dicas para o momento da escolha:

  1. Se a polo for para o trabalho, prefira opções com modelagem tradicional. Caso queira uma versão mais despojada, recomendamos o modelo com caimento ajustado ao corpo;
  2. Investir em uma boa combinação de tecidos é crucial, por isso prefira as opções confeccionadas em algodão, poliéster e elastano, assim como as camisas polo confeccionadas pela Sixtini Camisaria;
  3. A cor também merece atenção. Além de considerar suas preferências, considere o local onde a peça será usada. No geral, as alternativas em tonalidades neutras e sóbrias são as melhores;
  4. A última dica é se atentar aos detalhes de acabamento, como costuras, gola e os botões. Pode parecer algo irrelevante, mas essas particularidades fazem toda a diferença e interferem na durabilidade da peça.
Homem de camisa polo azul e calça clara.

Que tipo de sapato usar com camisa polo?

Outro benefício de ter esse tipo de camisa é poder combiná-la com diferentes modelos de calçados, tais como:

  • Tênis casuais;
  • Mocassins;
  • Sapatos de couro;
  • Sapatos sociais;
  • Sapatos de lona;
  • Botas;
  • Alpargatas;
  • Oxford;
  • Sandálias e chinelos para composições em passeios ao ar livre e outras atividades descontraídas.

Como usar camisa polo? ocasiões e dicas para investir na peça

Apesar de ainda ser pouco comentada, a polo feminina vem ganhando destaque, principalmente entre as mulheres que amam peças versáteis. Mas como usar uma camisa polo feminina? Para o dia a dia, adicione um short jeans ou uma calça skinny. Inclua também um cinto de couro e tênis nos pés.

Se o desejo é criar uma combinação elegante, colocar uma saia midi com um scarpin é ideal. Em looks casuais, prefira calças de alfaiataria ou saias lápis. Já para uma composição despojada, pode ser interessante investir em saias como a jeans e a saia plissada.

O segredo é confiar no seu bom gosto e buscar referências de combinações que deram certo!

Para quem ama seguir as tendências, também recomendamos aprender sobre como usar camisa social masculina em looks femininos. O efeito despojado dessa peça é uma aposta que veio para permanecer em alta.

Agora que aprendeu como usar a polo, esperamos que crie looks com a sua identidade. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, compartilhe nos comentários para podermos te auxiliar.

Até o próximo conteúdo!

Você pode gostar de: