Sua cor favorita é a verde? O preto é a primeira escolha na hora de escolher uma vestimenta? Todo mundo diz que você fica melhor de vermelho? Definir o seu guarda-roupa com base nessas questões nem sempre é favorável.

As cores das roupas têm um poder enorme e mudam completamente a percepção das pessoas, pois elas transmitem mensagens, produzem sensações e influenciam no que vão pensar sobre a sua personalidade ou vida profissional.

Para não errar no tom, existe a colorimetria pessoal. Essa metodologia é essencial para determinar as nuances do seu visual e beneficiá-lo no dia a dia. Conheça mais sobre o assunto e entenda o significado de algumas tonalidades a seguir!

O que as cores transmitem no seu visual?

Estar bem-vestido vai muito além de usar roupas de marca ou aquelas que “ficam bem nos outros”. É fundamental criar um estilo próprio, com vestimentas que se adequem ao seu formato de corpo e, principalmente, cores que impactam positivamente a sua imagem.

Por exemplo, você é um advogado e irá participar de um julgamento muito importante. Quais tonalidades de paletó utilizaria: laranja, amarelo, branco? Apesar de serem bonitos, estes tons não irão transmitir uma mensagem séria e confiável ao tribunal.

Quem dita isso é a psicologia das cores, um estudo fundamentado que identifica padrões na forma com que as cores são percebidas pelo cérebro humano. Essa teoria difundiu significados que podem contribuir na escolha do look. Conheça alguns deles:

  • Azul: confiança, harmonia, credibilidade e inteligência.
  • Vermelho: extroversão, elegância, coragem e sensualidade.
  • Amarelo: criatividade, jovialidade, otimismo e alegria.
  • Verde: natureza, esperança, equilíbrio e boa sorte.
  • Rosa: delicadeza, romantismo, fantasia e simpatia.
  • Roxo: poder, intimidade, transformação e mistério.
  • Laranja: calor, determinação, diversão e energia.
  • Cinza: inovação, solidez, modernidade e intelectualidade.
  • Marrom: aconchego, segurança, estabilidade e simplicidade.
  • Preto: sofisticação, curiosidade, superioridade e seriedade.

Veja também: As profissões e seus uniformes de costume

Além de transmitir a mensagem, também é importante cuidar para que a escolha da roupa tenha um bom contraste com o seu tom de pele. Isso não quer dizer que quem possui determinada tonalidade só poderá utilizar uma única cor para sempre.

Saiba quais cores são melhores para você

O diferencial é justamente saber quais farão você se sentir bem consigo mesmo e em destaque, como uma pessoa que sabe escolher os looks com excelência. Não conhece as nuances que ficam melhor em sua pele? Confira na sequência as indicações de especialistas!

  • Tons de pele frios: esmeraldas, roxos, rosa, vermelho rosado brilhante, amarelo pálido, cinza frio e outros. Evite laranja, vermelho tomate e amarelos fortes.
  • Tons de pele quentes: vermelho, pêssego, coral, âmbar, ouro, musgo, orquídea, café, bege, etc. Evite tons de jóias, como safira e ametista, e gelo.
  • Tons de pele neutros: rosa antigo, verde jade, amarelo, preto, vermelho brilhante, dentre outros. Evite cores supersaturadas, como azul elétrico e magenta.

Vale lembrar que se adora uma cor e ela “não combina” com a sua pele ou tem uma representatividade diferente da que você deseja passar, aplique ela em pequenos detalhes. Utilize cintos, cachecóis ou outros acessórios com a tonalidade para dar um toque diferente.

Escolha as melhores roupas, escolha Sixtini

Agora que você já sabe como se expressar, não perca tempo e corra para a loja online da Sixtini. Nela, é possível encontrar as tonalidades que mais combinam com o seu estilo e escolher as que impactarão positivamente na sua imagem. Aproveite!

Você pode gostar de: