Toda empresa quer se destacar no mercado. E a maneira como os seus colaboradores se apresentam pode impactar diretamente nesse objetivo. Por isso, o uso de uniformes corporativos é uma excelente alternativa para criar uma apresentação padronizada, consolidando a marca e impactando positivamente, tanto o público interno quanto o externo.
No entanto, muitos empresários e gestores de recursos humanos ainda têm algumas dúvidas na hora de realizar esse processo. Eles costumam se perguntar como fazer para identificar a vestimenta que é capaz de proporcionar conforto, estilo e segurança aos colaboradores de uma equipe.
Para responder esta e outras questões, trouxemos para o post de hoje as principais informações sobre o assunto. Acompanhe a leitura e descubra como fazer a escolha mais adequada!
Respeite a identidade da empresa
O primeiro passo para fazer uma boa escolha é, sem dúvidas, respeitar a identidade da sua empresa. Isso significa que, antes de escolher uniformes corporativos, é necessário entender o tipo de imagem que a marca deseja transmitir ao público. O seu negócio tem um perfil mais jovem e descolado? Ou a organização é séria e tradicional?
É importante ter esses fatores muito bem definidos para não correr o risco de criar uma divergência de informações visuais no ambiente de trabalho e, com isso, acabar por comprometer os seus resultados no fim do mês.
Quando conhecemos e respeitamos o espírito de um negócio, aumentamos as chances de atingir o tipo de consumidor que melhor se identifica com ele e, consequentemente, está mais propenso a realizar uma compra ou contratar um serviço.
Por outro lado, se a ideia é criar um uniforme personalizado masculino e feminino para diferentes setores, o melhor caminho é manter uma padronização entre as peças. Esse cuidado é ideal para que o público tenha mais facilidade na hora de identificar os colaboradores e as suas respectivas funções dentro da corporação.
Defina uma paleta de cores para os uniformes corporativos
E por falar em identidade visual, é imprescindível que as cores dos uniformes corporativos estejam alinhadas ao conceito da marca. Por exemplo: se o logotipo da empresa for composto pelas cores azul, vermelho e branco, a recomendação é que pelo menos duas dessas tonalidades surjam nos trajes dos colaboradores.
Uma dica bacana é evitar as combinações coloridas demais, prezando pelo equilíbrio e bom-senso — afinal, por mais que a sua empresa tenha um espírito jovem e despojado, ela ainda deve transmitir confiança ao público.
Pense nos modelos e tecidos
Engana-se quem imagina que a escolha dos uniformes corporativos deve se limitar ao visual das peças. Nada disso! Para proporcionar conforto e segurança aos membros da equipe, o ideal é analisar o modelo que melhor conversa com as atividades realizadas por cada setor.
Profissionais que têm contato direto com o público e precisam transmitir formalidade devem usar camisas sociais, de cores neutras e sem muitos detalhes. Já aqueles que cumprem atividades dinâmicas podem vestir roupas com aparência casual, como camisetas, calças jeans e, até mesmo, bermudas.
Os tecidos
Aqui, também é o momento de definir qual o tecido que deverá ser utilizado.
Caso os colaboradores trabalhem em locais quentes, uma boa opção é apostar nas fibras naturais de algodão, que são ótimas para estimular a respiração da pele. Versátil e muito confortável, essa opção pode surgir nas mais diferentes peças de roupas e em cores variadas. A desvantagem, porém, está na sua facilidade em amassar.
Os tecidos mistos merecem destaque, pois são os mais usados na produção de camisas sociais corporativas. Produzidos, em sua maioria, a partir de fibras de algodão e fios de poliéster, esse material tem mais durabilidade que o primeiro. Conta com bom caimento, conforto térmico e amassa menos.
Os colaboradores que passam o dia a praticar atividades pesadas, por sua vez, necessitam de tecidos resistentes, que são grossos e perfeitos para proteger o corpo. O jeans e o brim são bons exemplos disso e podem surgir em macacões, jalecos, jaquetas, camisas ou calças.
Há ainda a malha piquet, repleta de tramas que, juntas, são responsáveis por formar texturas. No caso dos uniformes corporativos, essa alternativa é perfeita para a confecção de camisas polo nas mais variadas cores.
Por último, não se esqueça: para evitar arrependimentos e oferecer um traje de qualidade aos seus colaboradores, é importante fechar negócio com uma empresa especializada em uniformes corporativos. A Sixtini é uma delas. Desde 1992 no mercado, a marca utiliza matérias-primas de alta qualidade e maquinários de última geração. Assim, se tornou uma das grandes referências no país.
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