Se você é um homem que gosta de se vestir bem, já deve ter notado que existem diversos elementos capazes de deixar um look em dia. Como exemplo, podemos destacar a camisa, a combinação de cores, o sapato e os acessórios. No entanto, existe um detalhe no qual poucos rapazes prestam atenção: os diferentes tipos de colarinho.

Tal elemento serve para contornar o pescoço e proporcionar um visual exclusivo. Mas não é só isso. Cada modelo de gola pede por uma gravata e um nó específicos, fazendo com que a produção fique mais alinhada, equilibrada e apropriada para a ocasião na qual você pretende marcar presença. 

Caso você nunca tenha ouvido falar no assunto ou saiba como escolher esses elementos, está no lugar certo. Para deixá-lo atualizado, produzimos um post com todos os tipos de colarinho e as suas gravatas específicas. Acompanhe!

Tipos de colarinho: italiano 

Constantemente associado aos visuais formais, o colarinho italiano é caracterizado por contar com bastante espaço para posicionar a gravata. Ele também apresenta as suas pontas curtinhas e abertas, permitindo que o indivíduo produza nós mais volumosos.

Na hora de escolher uma gravata bacana para complementar a combinação, a dica é recorrer aos modelos de, aproximadamente, 8 centímetros. 

Já em relação ao nó, o melhor caminho é investir nas versões mais largas. Para ilustrar, temos a opção Windsor, que é capaz de preencher todos os espaços vazios do colarinho. A boa notícia? Este é um tipo de nó clássico, atemporal e elegante.

Portanto, é uma boa pedida para quem deseja frequentar uma reunião importante de negócios, uma formatura, um casamento ou qualquer outra ocasião que exija um dress code impecável. 

Tipos de colarinho: francês 

Ao contrário da versão italiana, o colarinho francês é bem mais versátil e pode ser adaptado conforme a ocasião — sendo uma alternativa usada tanto em eventos extremamente formais quanto em ocasiões um pouco mais casuais. 

Por conta disso, esse modelo é considerado o mais simples e popular de todos. Também pode ser usado com as mais variadas gravatas, desde que o acessório não seja muito volumoso.

Caso ainda esteja em dúvida, os modelos entre 6 e 8 centímetros de largura costumam ser os mais recomendados.

“E o nó?”, você deve se questionar. Como uma maneira de acertar na produção, prefira produzir uma amarração simples ou, até mesmo, apostar no chamado semi Windsor. 

Tipos de colarinho: inglês

Um pouco menos usado entre os homens contemporâneos, o modelo inglês é um dos tipos de colarinho que pedem por nós específicos.

Por apresentar as suas pontas alongadas, o ideal é que a gravata também acompanhe esse formato. Quando escolher a sua, prefira as versões slim, ou seja, mais finas que as tradicionais. 

O nó, porém, deve ir na contramão. Para equilibrar o design, a melhor saída é optar pelas técnicas capazes de proporcionar mais volume. Uma delas é a do nó duplo, uma excelente alternativa para manter os dois lados encorpados, garantindo um visual moderno e sofisticado. 

Tipos de colarinho: francês

Existe ainda o famoso colarinho curto, que é tido como o mais moderno de todos, uma vez que tem as suas pontas menores. Para usá-lo não tem segredo: basta investir nas gravatas mais estreitas.

Sobre os nós, recomendamos que você evite cometer exageros. Esse cuidado é fundamental para que a produção permaneça harmoniosa em qualquer modalidade de evento. Aqui, é indicado o uso de amarrações de até 6 centímetros e não muito elaboradas.

Como estamos falando de uma alternativa mais despojada, há a possibilidade de usar o colarinho curto em um happy hour, encontro com os amigos ou almoço de família, entre outras confraternizações que não exigem muita formalidade.

E então, gostou de conhecer os diferentes tipos de colarinho e os seus nós ideais? Para conferir outras dicas como estas, não perca tempo e acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Você pode gostar de: