Vivemos a era da informação, onde tudo pode ser transformado num indicador, esse que revelará de forma bem clara, a saúde de seu negócio. Indicadores de sucesso, ou como são mais conhecidos, KPIs, podem ser relacionados ao marketing, ao financeiro de sua marca, ou mesmo para a manutenção de seu capital humano.
Focado num setor ou em outro, esses indicadores podem ajudar na gestão de sua empresa, no aumento da competitividade da mesma, assim como, garantia do sucesso de novos investimentos. Entenda mais sobre o que são os indicadores de sucesso neste artigo da Sixtini Camisaria.
Principais indicadores de sucesso para a rotina de sua empresa
Como falamos, os indicadores de sucesso podem ser divididos entre alguns recortes, a exemplo de:
- Indicadores Financeiros: esses que são mais comuns no estudo de indicadores, como é o caso do faturamento, ticket médio, fluxo de caixa e mais;
- Indicadores de Marketing: específicos para medir a visibilidade da marca, alguns indicadores de marketing seriam a taxa de conversão, custo por lead e taxa de rejeição;
- Indicadores de RH: por fim, temos os indicadores de manutenção do capital humano, que podem ser exemplificados como retenção de talentos, desempenho e absenteísmo.
Cada um possui suas particularidades e seus indicadores chave específicos, e vamos estudar um apanhado geral nos tópicos logo abaixo.
Os principais indicadores financeiros
KPIs financeiros indispensáveis para sua empresa são:
- Margem Bruta: A margem bruta demonstra a porcentagem de ganhos que a empresa é capaz de acumular a cada venda feita. Se essa margem não consegue bater os custos da operação, é um sinal de que algo precisa ser feito para afinar os valores cobrados;
- Ponto de Equilíbrio: O ponto de equilíbrio é o momento em que o faturamento alcança os custos da operação e garante que a marca não estará no negativo, um indicativo muito importante para a saúde financeira de sua empresa;
- ROI: O ROI, ou retorno do investimento, é interessante para momentos em que se deseja entender se um passo dado está gerando o feedback esperado ou necessário;
- Lucratividade: por fim, talvez um dos indicadores mais importantes, que demonstra quanto representa o lucro líquido da operação sobre a receita total. Ou seja, ele indica a eficiência operacional de um negócio, sendo responsável por determinar o ganho da marca.
Os principais indicadores de marketing
O Marketing hoje orbita em torno dos dados, e os indicadores de marketing são de imensa importância para mensurar o desempenho de ações, processos e estratégias. Alguns dos principais seriam:
- Custo por aquisição (CPA): para cada venda realizada, qual foi o valor investido em esforços de marketin? Esse dado é extremamente importante e é analisado pelo indicador de conversão de leads;
- Taxa de conversão: esse indicador pode ser usado para mensurar diversos dados dentro da empresa. Por exemplo, em uma loja virtual, geralmente é cálculado pelo número de pedidos dividido pelo número de visitantes. É importante para entender se a sua campanha ou seu site são interessantes ou atendem o seu público;
- Taxa de cliques: Por fim, existe também a taxa de cliques, indicador que nos mostra a porcentagem total de cliques que um anúncio recebeu em comparação ao número de vezes que o seu anúncio foi exibido. Ele nos indica a relevância do anúcio para quem o visualizou.
Os indicadores de RH
Por fim, e não menos importante, temos os indicadores de RH, que mostram um pouco de como a gestão do capital humano está caminhando. Os principais indicadores seriam:
- Retenção de talentos: Será que a marca oferece benefícios suficientes para reter talentos? Se sim, a retenção de talentos será alta, e a rotatividade baixa;
- Desempenho: O desempenho dos profissionais pode ser medido por meio desse indicador, que vai variar de empresa para empresa;
- Absenteísmo: As pessoas colaboradoras têm faltado mais que o normal? Se sim, a taxa de absenteísmo será capaz de demonstrar.
Uma maior atenção aos indicadores de sucesso para uma melhor gestão
Esses são apenas alguns dos diversos indicadores que existem no mercado. Ao acompanhar a flutuação desses números, é possível entender se a sua marca está tendo um bom desempenho, se está cumprindo com as metas e os objetivos, assim como, se tem o poder de manter-se no positivo.
Um exemplo prático pode ser: após o investimento numa nova campanha de marketing, houve um maior taxa de conversão? O faturamento subiu? O custo por lead baixou?
Esses e muitos outros indicadores podem ser percebidos com simples cálculos. Que tal estudar se o desempenho aumenta depois de uma nova distribuição de uniformes? Ou mesmo, se há uma maior retenção de talentos e de conversão de leads ao repaginar a imagem da marca? Inúmeras são as possibilidades e as maneiras de acompanhar o desempenho.
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