O fim do ano é um momento importante para diversas empresas. Com mais gastos para a operação (dado o décimo terceiro e diversos feriados), é também momento de maior consumo para alguns sertores do mercado. Além dessas atribuições características da operação usual, ainda temos o elemento do planejamento.

Com o fim de um ano, vemos outro ano nascendo no horizonte, e nada melhor como os meses de novembro e dezembro para criar uma estratégia para o novo semestre que se aproxima. Hoje a Sixtini conversa um pouco sobre o planejamento de fim de ano e o que você precisa saber sobre ele.

O que estudar e revisar no fim do ano?

Com o fechamento do ciclo de um ano, é indispensável realizar uma análise do negócio por inteiro, fazendo um balanço financeiro, levantando algumas perguntas, tais quais:

  • As metas criadas foram alcançadas?
  • Os produtos lançados tiveram sucesso?
  • O que poderia ter sido feito diferente?
  • O time de profissionais tem sido capaz de refletir os valores da marca?
  • O que ficou pendente na agenda do corrente ano?

Outros questionamentos podem ser feitos a depender do recorte de sua empresa, debatendo por exemplo a taxa de conversão de suas campanhas, o crescimento de franquias e assim por diante.

Priorizando as últimas semanas do ano e primeiras semanas do que se aproxima

Uma vez que o desempenho da marca no corrente ano tenha sido entendido, é o momento de priorizar: há algo que precisa ser feito ainda este ano? Se sim, é o momento de criar um cartão no Trello ou uma atividade no Atlassian e acelerar o desenvolvimento desse projeto.

O planejamento do fim do ano não pode deixar de prever também as atividades do ano que vem, este que precisa deixar bem claros alguns pontos, como:

  • A direção que se pretende seguir, as metas e os objetivos do negócio;
  • A adoção de novas tecnologias e quais delas estão no radar da marca;
  • A redução ou o aumento do investimento em dados projetos;
  • A abertura ou o corte de algumas das posições de trabalho;
  • A estruturação do orçamento do ano, assim como possíveis antecipações e agendamento de pagamentos.

O planejamento tributário também é bem importante para as marcas, sendo exatamente isso o que define a necessidade ou não de reenquadramento da marca em outra figura tributária no novo ano.

Checklist essencial para organizar sua empresa para o fim do ano

Como sempre falamos aqui no blog, cada empresa tem um funcionamento, e isso significa que cada marca precisará de um planejamento específico de fim de ano, mas podemos dar um norte sobre alguns elementos que podem ser adotados de forma geral, como:

  • Estudo dos indicadores financeiros do ano que termina, a fim de compreender o que pode ser melhorado;
  • Traçar objetivos e metas para o ano que se aproxima;
  • Criação de um passo a passo para alcançar os objetivos, afinal de contas, tão importante quanto o destino, é o caminho a ser trilhado;
  • Estipulação de uma rotina para acompanhamento de resultados, quer seja por meio de indicadores financeiros, assessoria contábil ou um sistema interno.

Independente do caminho que você siga, é importante perceber que o final do ano é mais que um momento de celebração entre as pessoas, mas também de novas oportunidades para as empresas, um maior frescor daquilo que pode ser feito ou alcançado.

O fim do ano é um bom momento, por exemplo, para investir em uma nova imagem para a marca, garantindo que sua empresa está a par das tendências de moda. Com uma nova uniformização, por exemplo, seus colaboradores poderão refletir a atualidade de sua marca, e como você pode imaginar, a Sixtini Camisaria pode te ajudar nisso.

A Sixtini enquanto sua marca de camisaria

Empresas que apostam numa estética mais profissional e atemporal são capazes de atrair mais clientes, garantir uma imagem melhor no mercado, dentre outros benefícios. Se essas vantagens são de seu interesse, que tal colocar em seu planejamento para o ano de 2023 uma conversa conosco aqui da Sixtini?

Poderemos lhe direcionar quanto à uniformização ideal para a sua equipe, entre outros detalhes que farão toda a diferença na rotina de trabalho de seus profissionais. Acesse nosso site www.sixtini.com.br ou clique aqui para solicitar o seu atendimento.

Esperamos seu contato desde já, ok? Um grande abraço e até mais.

Você pode gostar de: