Apesar de ser considerada uma proposta séria e clássica, o look social masculino é, na verdade, uma sugestão versátil que se encaixa em diferentes situações. Responsável por adicionar autoconfiança, elegância e seriedade, a composição garante que o homem passe uma imagem séria e, consequentemente, de responsabilidade.

Mas, para aproveitar esses benefícios, é necessário saber montar uma combinação social bem elaborada e com as peças certas. Para que você faça os investimentos corretos, preparamos um guia completo sobre como construir um look social masculino para casamento, trabalho e outros momentos.

Ainda neste post, você aprenderá como deve ser o terno perfeito, o melhor calçado e em quais acessórios apostar. Continue a leitura e confira os detalhes!

Elementos essenciais em um look social masculino

Antes de compor a combinação certa, é necessário aprender a escolher todas as peças que a formam, incluindo o terno, camisa, gravata e acessórios. Em todos os casos, o objetivo principal é ter um look que una sofisticação e estilo, mas sem deixar de lado o aspecto de seriedade que a combinação oferece.

A vestimenta social ultrapassa o tradicional, bastando fazer as melhores escolhas para formá-la. A seguir, ensinamos como garantir que a sua personalidade esteja presente em todas as partes do vestuário.

Terno perfeito

O primeiro passo para escolher o terno para o seu look social masculino, seja ele despojado ou tradicional, é optar pelo tecido correto. Os modelos de algodão são ideais para quem deseja uma versão para usar todos os dias no trabalho, porém, eles retêm mais calor, ou seja, evite usá-los em ambientes quentes.

A opção de linho é leve e indicada para os dias quentes e eventos casuais, combinando perfeitamente com calças sociais justas. As alternativas em seda e veludo são recomendadas para os homens que não deixam de seguir as tendências, já que possuem um design moderno e luxuoso.

Homem abotoando a manga da camisa

Em relação ao corte, para compromissos sérios, as peças com caimento folgado seguem melhor o dress code, enquanto para festas e encontros casuais, os modelos justos são ideais. As cores seguem a mesma linha de raciocínio, sendo as clássicas perfeitas para ambientes formais e as vibrantes indicadas para espaços descontraídos.

Camisa e gravata

Sobre camisa social masculina a Sixtini entende, inclusive, que temos um catálogo completo com opções de manga longa e curta. Dentre as melhores combinações, investir em peças monocromáticas é a melhor escolha. Isso significa escolher peças da mesma cor, mudando apenas a tonalidade entre elas.

Geralmente, as composições monocromáticas possuem a gravata da mesma cor do terno. Elas são ideais para compor um look masculino social despojado, pois adicionam um charme inovador ao homem que as usa.

Homem vestido com um terno cinza com um buquezinho de flor na lapela do blazer

Para uma proposta totalmente formal, investir em gravatas com listras ou na cor preta é a melhor opção. A camisa também deve ser neutra. Se você ainda tem dúvidas sobre como escolher a camisa social, confira as dicas que preparamos para te ajudar.

Calçado elegante

Após a escolha do terno, camisa e gravata, chegou o momento de compreender qual sapato mais combina com o traje. Nessa parte, é importante entender qual é a proposta da combinação, somente assim será possível investir no calçado ideal. Em looks casuais, o mocassim oferece modernidade para as peças.

Se a vestimenta for esporte fino, o loafer masculino é a aposta indicada. Para quem deseja ter uma vestimenta social da cabeça aos pés, o clássico oxford entrará em cena para valorizar o desejo.

Homem amarando o seu sapato da cor marron.

Acessórios sofisticados

Os acessórios entram em cena para agregar valor à composição, além de personalidade e estilo. A primeira sugestão é incluir abotoaduras no traje. Estão disponíveis modelos com pinos de metal, esferas, correntes e outros, nos quais a escolha deve considerar suas preferências.

Os relógios também são bem-vindos, sendo os modelos robustos em ouro amarelo e prata as principais opções, principalmente se o objetivo é adicionar elegância ao visual. Para completar, temos os lenços de bolso, indicados para agregar formalidade aos looks.

Imagem contem um óculos, telefone duas cédulas de dólar e uma bolsa.

Ao escolher os acessórios, lembre-se de que, geralmente, menos é mais e o objetivo não é criar uma composição baseada em excessos. Dessa forma, optar por modelos de lenços e abotoaduras clássicos é sinônimo de assertividade.

Adaptando o look social em diferentes ambientes

Saber usar as peças disponíveis no seu guarda-roupa também é importante e, com as combinações corretas, seus ternos e camisas poderão ser usados em todos os tipos de looks sociais masculinos. Veja como realizar as uniões corretas:

No ambiente de trabalho

O principal foco em espaços corporativos é transmitir seriedade e profissionalismo. Para esse tipo de ambiente, recomendamos optar por ternos neutros e com caimento solto. Na lista de possibilidades, estão:

  • Terno preto + camisa social azul-claro + gravata preta + sapato social preto;
  • Calça social azul-escuro + camisa social branca por dentro da calça + blazer azul-escuro + sapato de couro marrom;
  • Terno quadriculado cinza + camisa off-white + gravata vinho + sapato preto.
Homem de blazer claro tomando um cafe vendo o seu celular

Em dias de casual day na empresa, você pode adicionar uma calça social esportiva, uma camisa xadrez ou uma camisa de manga curta.

Eventos sociais e festivos

Por serem informais, os eventos sociais e festivos permitem mais possibilidades de combinações, como criar um look masculino para casamento com calça jeans e camisa social. Outras alternativas são:

  • Camisa branca para fora da calça + calça social justa na cor cinza + tênis branco;
  • Camisa jeans para dentro da calça + calça jeans preta + cinto preto + sapato social preto;
  • Camisa azul-claro para dentro da calça + calça jeans cinza + cinto preto + blazer cinza + mocassim preto.
Várias pessoas comemorando com taças de espumante.

Mas a camisa social fica para dentro ou para fora da calça? As duas opções estão permitidas. Caso prefira usá-la por dentro, acrescente um cinto para adicionar mais elegância ao traje ou então um blazer.

Agora que finalizou a leitura, temos certeza de que está pronto para montar diversas composições sociais. Confiamos no seu bom gosto e sabemos que fará as melhores combinações. Mas, se precisar de ajuda ou tiver alguma dúvida se as peças combinam, basta compartilhar nos comentários.

Até o próximo conteúdo!

Você pode gostar de: