Se tem uma peça de roupa indispensável e versátil no guarda-roupa das mulheres, é a camisa feminina. Além de se encaixar em diversos contextos, ela pode ser combinada com short, saias, calças jeans, de alfaiataria e por aí vai.

Justamente por ser uma peça muito versátil, muitas mulheres podem acabar tendo dificuldades no momento de escolher o que melhor combina e como usar para criar looks elegantes com a camisa.

Pensando nisso, a Sixtini preparou esse conteúdo co dicas para combinações com camisas em diferentes tecidos, além de algumas dicas sobre como escolher a melhor camisa feminina. Pegue o lápis e o papel para as anotações, e aproveite a leitura!

Principais tipos de camisa feminina

O primeiro pensamento que temos quando se fala em camisa feminina sempre é a camisa social para trabalho, mas existem diferentes opções para explorar e cada uma possui características únicas. Os modelos mais populares de camisa feminina são:

  • Camisa social tradicional;
  • Camisa social slim;
  • Camisa social estampada;
  • Camisa jeans;
  • Camisa social oversized.

Com diferentes opções de cores, estampas, cortes e modelos, muitas mulheres podem acabar tendo dificuldade no momento de criar um look com camisa feminina para cada ocasião.

Dicas para combinar camisa feminina nos looks

A camisa feminina pode ser usada muito além do tradicional do escritório, funcionando também, na hora de criar composições mais frescas para o verão, ou então para um look aconchegante de inverno com uma sobreposição de um suéter em gola V.

As variedades são das mais diversas e abaixo temos as principais dicas para você saber como usar camisa feminina em cada ocasião. Mas se você quiser se aprofundar mais sobre estilo, confira, aqui mesmo em nosso blog, sobre consultoria de estilo, acesse e entenda mais sobre!

1. Camisa social

Essa é a peça clássica que toda mulher deve ter pelo menos uma em seu guarda-roupa, e, de preferência, branca, por ser a mais versátil entre as camisas femininas.

A camisa social pode ser incluída em diversas combinações neutras, mas se você tem mais confiança nas combinações e entende melhor sobre a sua colorimetria pessoal e o impacto das cores, você pode até combinar com outras peças de cores mais vibrantes.

Modelo com uma calça e blusa lilas

Se você não dispensa bem-estar e conforto no momento de se vestir, a camisa social vai muito bem com uma calça pantacourt. O resultado é um visual super elegante e feminino.

Para causar uma sensação de alongamento da silhueta, você pode combinar uma camisa off white usando-a por dentro da calça. Para uma composição mais despojada, use uma camisa oversized com colares e acessórios de destaque.

2. Camisa Jeans

As camisas jeans são peças versáteis e atemporais, que marcam presença no guarda-roupa feminino há muitos anos. A camisa jeans pode ser usada sozinha, ou como sobreposição, se você for deixar os botões abertos.

A peça vai bem com diferentes tecidos e peças de baixo, incluindo saias, calças e shorts. Nossa dica é que você invista em tons neutros sempre que for criar sobreposições com essa peça, para que ela seja o destaque.

Ao usar com tons mais vibrantes, procure escolher uma única peça para ser o foco de cor no look.

3. Camisas xadrez

A camisa xadrez é perfeita para usar como terceira peça em um look casual e cheio de criatividade. Como se trata de uma peça estampada, é importante que as peças sobrepostas sejam neutras, ou pelo menos de cor sólida.

A camisa xadrez funciona bem como sobreposição para vestidos justos, regatas e tops, mas também pode ser usada embaixo de macacões ou vestidos soltinhos de cor sólida. Assim como é possível fazer com camisas brancas.

Para um destaque diferenciado nos looks de inverno com moletom, vista uma camisa xadrez por baixo e experimente deixar a gola sobrepondo o moletom!

4. Camisa Oversized

O modelo de camisa oversized é um sucesso quando estamos falando de estilo e autenticidade. Ele pode ser usado tanto para criar um look despojado quanto um mais elegante. Dependerá das peças e acessórios que serão usados para complementar o look.

A camisa vai bem com diversas peças de baixo, com destaque para o mom jeans, que vai bem com qualquer blusa mais larguinha. Além de colocar a blusa toda por dentro da calça, você também pode deixar uma metade para fora, para um charme a mais.

Modelos vestida com camisa e calça preta.


Aposte nos acessórios para acrescentar informação de moda aos looks.

5. Camisa estampada

Por último, temos as camisas estampadas. Para esse modelo, não tem erro: procure combinar com outras peças lisas e mantenha a peça estampada em foco. Ela será o ponto de destaque do look.

Por exemplo, você pode usar uma camisa estampa floral e escolher uma saia ou shorts para combinar em um bege mais clarinho, ou então com uma calça lisa em jeans ou outro tom neutro.

Pegou uma peça masculina do guarda-roupa de alguém e quer inspiração para montar um look? Temos um artigo em nosso blog que fala melhor sobre dicas de como usar camisa social masculina em look feminino!

Como escolher a camisa feminina certa?

Abaixo, mostramos algumas dicas do que você deve considerar no momento de escolher a camisa certa:

Considere o formato do seu corpo

Existe um conceito que define diferentes tipos de corpo por suas formas, que quando relacionadas a formas geométricas, nos ajudam a entender um pouco mais sobre proporção na hora de montar um look. Por exemplo, no caso de um corpo com uma silhueta mais reta, marcar a cintura pode ajudar a trazer mais curvas e movimento.

Modelo vestida com camisa azul e calça

Já para corpos com uma silhueta de triângulo invertido (ombros mais largos que a cintura), uma boa ideia é escolher camisas que não sejam tão justas, mas que acentuam a sua cintura. Busque identificar qual é o seu tipo de corpo e conheça as dicas específicas.

Escolha uma peça que condiz com seu estilo pessoal

Estilo pessoal é uma expressão única da sua identidade, ou seja, é algo que você não deve abdicar. Se você gosta do estilo elegante ou romântico, camisas sociais slim são uma boa pedida.

Modelos esta vestido com uma camisa azul e uma calça cinza


Para as mulheres criativas e despojadas, as peças em tamanho oversized podem contribuir para um visual que te faça sentir bem, e fale mais sobre a sua personalidade.

Considere a ocasião

A escolha da camisa também depende muito da ocasião na qual você irá usá-la. Para ambientes mais formais e trabalho, cores neutras como branco, azul-marinho e cinza são ótimas escolhas.

Em eventos casuais, você tem mais liberdade na hora da composição, então escolha entre peças oversized e coloridas se este for o seu estilo.

Modelos esta vestindo uma camisa marrom com um vestido marrom escuro

Fique de olho nas tendências

Tendências estão em constante mudança e estar atenta a isso pode auxiliar no momento de escolher a sua nova camisa feminina. O momento pode pedir peças de roupas com cores mais vivas e ousadas, ou tons mais neutros e pastéis. Reflita sobre e busque algo que combine suas preferências com as tendências atuais.

Pessoa esta vestindo uma camisa rosa claro com uma calça jean.

Analise o comprimento e caimento da peça

Por último, avalie o comprimento da camisa no momento da compra. Se o modelo é muito comprido e você deseja usá-lo por dentro do cós da calça, pode acabar sobrando muito tecido. Reflita sobre e decida se isso te agrada.

Por outro lado, se a blusa for curta demais, a partir do momento que você se movimentar ela pode sair. E assim o look deixa de ser confortável e prático. O comprimento ideal é próximo da altura do quadril. Com isso em mente, compare suas medidas com o que é informado na descrição das peças e evite transtornos antes de finalizar a compra.

Modelo esta vestido uma uma camisa e calça branca.

Leia também: Cortes de camisas sociais – saiba mais sobre os tipos!

Gostou do conteúdo? Continue a visita em nosso blog e leia artigos semelhantes a esse.

Esperamos ter ajudado e até a próxima!

Você pode gostar de: