Pular para o conteúdo
Blog Sixtini
  • Home
  • Moda
  • Uniforme Corporativo
  • Loja Virtual
  • Orçamentos de Uniforme
Blog Sixtini
Blog Sixtini
  • Home
  • Moda
  • Uniforme Corporativo
  • Loja Virtual
  • Orçamentos de Uniforme

O que vai acontecer com os shoppings? O futuro das lojas e estimativas de especialistas

30 de setembro de 202414 de setembro de 2022 Por Rafael Salles

O futuro dos shoppings não parece ser muito promissor quando percebemos a existência de canais de compra como a Amazon, que substituem quase que completamente a necessidade de espaços físicos para vendas. No entanto, para que entendamos bem o futuro dos shoppings, é importante nos ater aos próximos consumidores: os jovens.

Confira nesse artigo uma breve análise do que provavelmente acontecerá com os shoppings que conhecemos tão bem, e lembre: se quiser garantir atualidade nos mais diversos assuntos, confira sempre nosso blog, onde estamos constantemente trazendo conteúdos novos como este aqui.

O shopping e sua função social

Por anos os shoppings foram verdadeiros centros de celebração da venda, da concorrência e da novidade – tudo isso, oferecido pelo capitalismo e pelo avanço da sociedade. No entanto, assim como os próprios produtos produzidos no sistema, o shopping se tornou obsoleto, dispensável, substituído pelos “marketplaces”, verdadeiros shoppings virtuais sem limitação espacial e que apelam imensamente para os jovens, prolíficos no uso de celulares e computadores.

Com isso, diversas marcas passaram a migrar suas operações completamente para a internet, dispensando as lojas presenciais. Dada a evasão, alguns shoppings, não somente no Brasil como no mundo, têm declarado falência, e suas estruturas têm se tornado verdadeiros elefantes brancos.

Existe alguma estratégia para salvar os shoppings?

Ainda que uma parcela dos consumidores prefira o contato físico com os produtos, os shoppings e sua função anterior, parecem realmente ter perdido seu poder. Agora, de acordo com especialistas e representantes da Associação Brasileira de Shopping Centers, a tendência é investir em uma repaginação do papel social dos shoppings.

Para algumas cidades, isso significou um verdadeiro reaproveitamento de todo o prédio, transformando-o em condomínios ou em salas corporativas. Para algumas outras, essa mudança tem sido lenta e calma, atraindo marcas de experiências e entretenimento, a fim de tornar os espaços não mais antros de compra e venda, mas de vivências.

Podemos perceber um pouco disso com o aumento das marcas que oferecem um tempo de uso dos óculos de realidade virtual, salas de desafio, labirintos e game centers. Os cinemas também aparecem enquanto empreendimentos que podem revitalizar e atrair mais consumidores dessa nova geração.

A mudança do futuro do trabalho

Vez ou outra comentamos aqui no blog da Sixtini como a Pandemia mudou a cultura do Uniforme, ou mesmo as próprias práticas do trabalho diário. Mas, o que vemos aqui na questão da queda dos shoppings é algo muito mais intenso, é uma repaginação de uma grande parcela do que faz a rotina de trabalho de muitos dos profissionais.

Em diversos dos shoppings brasileiros, trabalhos braçais têm sido cada vez mais oferecidos por máquinas, a exemplo do sorveteiro “high-tech” encontrado tanto em Joinville, no Garten Shopping, quanto em Aracaju, no Shopping Jardins.

Os shoppings já estão mudando há anos, só que de formas nem sempre perceptíveis. Para marcas como a Saraiva, uma das medidas de aumentar a lucratividade foi transformar as suas filiais dos shoppings em entrepostos das lojas virtuais, a fim de complementar a experiência, diminuir custos de frete e apelar para clientes que ainda preferem a experiência de se dirigir a uma loja física.

De olho nas tendências do exterior

É notável que nos Estados Unidos, por exemplo, os shoppings têm tentado algumas iniciativas diferentes, como a criação de lojas rotativas, onde diferentes marcas pequenas têm a disponibilidade de demonstrar seus produtos. Os supermercados também têm sido empreendimentos coringa, capazes de trazer maior faturamento para os centros de venda, assim como movimentação de pessoas, algo que gera visibilidade para as marcas vizinhas também.

O que importa aqui é que: o Mercado está demandando um novo posicionamento, não somente das marcas, como também dos shoppings. Se você tem um negócio e deseja garantir o sucesso do mesmo, perceba os indicadores, note as tendências – mude o rumo de sua marca o quanto antes e garanta o crescimento da mesma.

Precisa de uniformes? A Sixtini te ajuda

Quer seja em Home Office, em trabalho híbrido ou presencial, os uniformes para empresas continuam sendo parte essencial para uma rotina de trabalho que oferece senso de pertencimento e identidade da marca. Se deseja garantir que seus profissionais contam com uniformes confortáveis, de qualidade e verdadeiramente duráveis, converse conosco aqui da Sixtini agora mesmo. Clique aqui para solicitar o seu atendimento.

Esperamos seu contato desde já, ok? Um grande abraço e até mais!

Compartilhe nas Redes Sociais

FacebookTweetPinLinkedIn
Categorias Uniforme Corporativo Tags gestão
Primavera e os looks da estação em 2022
É muito cedo para pensar no final do ano?
Foto do autor

Rafael Salles

Prazer, me chamo Rafael Salles! Sou analista de marketing na Sixtini há mais de 7 anos. Minha formação não é exatamente na moda, mas sempre tive uma paixão por peças bem-feitas e funcionais. Para mim, a moda masculina vai além das tendências passageiras. Trata-se de construir um guarda-roupa inteligente que facilite o dia a dia e direcione melhor os nossos investimentos. E é isso que quero compartilhar com vocês aqui no blog: dicas, insights e inspirações para ajudá-los a fazer escolhas mais conscientes e alinhadas com o seu estilo de vida. 

Deixe um comentário Cancelar resposta

Posts Recentes

  • Uniforme azul: conheça o significado e onde u…
  • Cores claras para uniforme: 9 opções para a s…
  • Uniforme preto: saiba o significado e quais n…
  • Colorimetria pessoal: descubra a sua paleta i…
  • Como vender mais? 7 dicas para aumentar o fat…

Categorias

CONHEÇA A SIXTINI

A Sixtini possui lojas próprias espalhadas pelo interior de São Paulo, atendendo aqueles que buscam uma camisaria tradicional que entrega qualidade, exclusividade e postura.

Siga-nos nas Redes Sociais

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • X

Índice

Toggle
  • O shopping e sua função social
    • Existe alguma estratégia para salvar os shoppings?
  • A mudança do futuro do trabalho
  • De olho nas tendências do exterior
  • Precisa de uniformes? A Sixtini te ajuda
  • Compartilhe nas Redes Sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube

Links

Orçamento

Fábrica

Endereço: Avenida Armando Salles de Oliveira 1070
Jardim Ipiranga, Americana / SP
Brasil | CEP: 13468-570

Telefone

+55 19 3408-4830
+55 19 3461-3818
+55 19 99684-6042

© 2025 | UI e UX desenhado por liveSEO
  • Home
  • Moda
  • Uniforme Corporativo
  • Loja Virtual
  • Orçamentos de Uniforme
Utilizamos cookies em nosso website para lhe proporcionar a experiência mais relevante, lembrando-se de suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em "Aceitar tudo", você consente com o uso de TODOS os cookies. Entretanto, você pode visitar "Cookie Settings" para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de CookiesAceitar Tudo
Gerenciar o consentimento

Visão Geral sobre Privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados conforme necessário são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do website. Também utilizamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você utiliza este website. Estes cookies serão armazenados em seu navegador somente com seu consentimento. Você também tem a opção de optar por não utilizar estes cookies. Mas a opção de exclusão de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outras características de terceiros.
Desempenho
Os cookies de desempenho são usados para compreender e analisar os índices-chave de desempenho do site, o que ajuda a proporcionar uma melhor experiência de usuário para os visitantes.
Analíticos
Os cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de retorno, fonte de tráfego, etc.
Anúncio
Os cookies de propaganda são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes através de websites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Outros cookies sem categoria são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Necessário
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione corretamente. Estes cookies garantem funcionalidades básicas e características de segurança do website, de forma anônima.
SALVAR E ACEITAR