“A primeira impressão é a que fica”

Uma coisa você já deve saber: a imagem de um profissional é o cartão de visitas de uma empresa. Uma boa aparência transmite organização e profissionalismo para quem está contratando ou apenas entrando em contato de alguma forma. Do mesmo modo, quem deixa a desejar no jeito que zela por sua aparência profissional, pode causar impressões negativas e afetar diretamente o sucesso de seu negócio. Para que isso não aconteça, você deve se vestir de acordo com o seu trabalho, respeitando a sua imagem corporativa e os padrões da empresa. 

Costumes

Cada profissão é diferente e tem suas exclusividades em suas vestimentas. Entretanto, existem padrões que podem evitar a estranheza no olhar de quem contrata seus serviços. Entenda: não existem regras, pois a individualidade e o diferencial são muito bem vindos, mesmo no jeito de se vestir. Mas situações que fogem do convencional causam uma possível reprovação, como um médico usando regata ou uma secretária com um vestido muito curto, por exemplo.

Personalidade também conta!

Na época em que vivemos, cada vez mais, novos estilos quebram tabus que há anos estão impregnados em nossa sociedade. A personalidade é responsável, de certa forma, por sua identidade diante do trabalho. Porém, leve em consideração que você pode sim inovar e se sentir mais confortável, desde que aquelas roupas não infrinjam os valores ou regras daquela empresa.

As profissões

Como dito antes, existem alguns padrões de vestimenta dentro de cada profissão que são infalíveis. Então, fique tranquilo, pois iremos te ajudar com algumas dicas e, caso sua profissão não seja citada, encontre a que mais se aproxima dela para não perder essa oportunidade de se vestir da forma correta.

1- Médicos:

Por ser um cargo que transmite autoridade, as camisas sociais e polos podem fazer sucesso em meio à medicina. Claro que, na maioria dos casos, a classe social do público que será atendido deverá ser levado em consideração. Sendo assim, classe mais elevadas exigem uma identificação com seu público em suas vestimentas.
Opte por utilizar cores claras como o branco e azul, essas cores, segunda a psicologia das cores, significam paz, tranquilidade e segurança, o que tem tudo a ver com a profissão. Tecidos leves e que não fazem volume por baixo dos jalecos podem ser uma ótima opção também.

2- Advogados:

O porte de um escritório pode influenciar no tipo de vestimenta de um advogado, por exemplo, em escritórios de pequeno porte, podem ser  utilizados vestimentas mais informais – exceto em visita ao fórum.

O preto, cinza e azul escuro podem trazer um ar de sofisticação e formalidade para o ambiente. Além, é claro, de diferentes colorações para suas gravatas.

Mesmo com uma vestimenta com várias camadas, podemos ter conforto. Camisas de malha fina por baixo e coletes trazem essa elegância, sem incomodar na mobilidade.

3- Professores:

Esse profissional possui um estilo bem abrangente, pois desde camisetas até ternos são bem vindos. Uma dica é não exagerar em itens discrepantes, principalmente em cores. Isso pode chamar muita atenção e tirar o foco dos alunos durante suas aulas. Invista no conforto! Muitas vezes, professores ficam horas e horas em escolas, faculdades ou afins, e utilizar roupas apertadas e desconfortáveis poderá ser incômodo.

5- Executivos:

Semelhante aos advogados, esse profissional merece uma atenção maior em seu visual, entretanto, seu diferencial está nas cores. Advogados podem ousar mais em diferentes tons, já executivos, limitam-se ao azul marinho, cinza claro, médio e escuro. Já que o preto é focado para posições de liderança, como diretores e presidentes. 

Dica: como esse trabalho exige excelência no modo de vestir, camisas amassadas, sujas, rasgadas ou transparentes estão, totalmente, fora de cogitação. Para isso, algumas pessoas optam por deixar a roupa no próprio trabalho.

6- Autônomos:

O mercado está cheio de bons profissionais e, para destacar-se deles, é preciso mostrar seus diferenciais. Uniformes corporativos para esse tipo de profissão podem ser uma ótima alternativa para estar um passo à frente de seus concorrentes. Vejamos um exemplo: se você oferece serviços de elétrica à residências e precisa utilizar um elevador, pessoas que estão nesse elevador observarão sua camisa e poderão se interessar pelos seus serviços. Além de uma ótima primeira boa impressão de profissionalismo, um uniforme fará com que seu trabalho seja divulgado sem que abra a boca.

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