Upcycling é um conceito que há muito tempo deixou de ser aplicado apenas à moda, tratando de dar nova vida a todo e qualquer material que seria levado ao lixo ou desuso, mas que acaba tendo seu ciclo de utilidade renovado por uma nova roupagem ou aplicação.

Hoje vamos comentar um pouco sobre essa tendência e sua importância para o mundo. Vamos finalizar o artigo dando algumas dicas de como você pode levar o upcycle para o seu guarda-roupa.

Qual a importância do upcycling?

Sustentabilidade é a palavra-chave do upcycling. Com o relógio girando e os impactos da humanidade na Terra cada vez mais graves, alternativas para defender nossas condições de sobrevivência nesse planeta tomam diversas formas, e a tendência do upcycling é uma delas. Resumidamente esse é o processo de criação de novos itens por meio de materiais já existentes.

Diferente da reciclagem, onde o produto retorna para uma figura de “matéria prima”, para que seja então reaproveitada, o upcycling consiste em transformar uma camisa numa sacola de tecido, cortando e costurando um produto já existente.

O ciclo de produção da moda

Com um ciclo de produção longe de sustentável, o mercado da moda clama pelo frescor do upcycling, garantindo que roupas não serão descartadas após saírem de moda, mas ganharão uma nova forma e aplicação.

A pandemia foi um momento de frenagem na máquina produtiva, e que nos fez refletir algumas práticas rotineiras, percebendo problemas e falhas nelas. Foi nesse ambiente que o upcycling ganhou imensa força.

Como o Upcycling pode mudar nossa forma de consumo

Com a ideia de que as roupas não chegarão ao fim de suas vidas quando mancharem, deixarem de servir ou rasgarem, o upcycling pode entrar em nossa forma de consumir ao já fazer parte do processo de escolha da marca que vamos comprar. Por exemplo, ao escolher uma peça de camisaria, uma atenção ao tecido, durabilidade do mesmo e posterior reaplicação.

Ainda na linha do consumo consciente, peças como as camisas podem ganhar diversos caminhos que não o descarte, como um reajuste feito junto a uma pessoa profissional em costura; revenda num brechó; e assim por diante.

Diversas são as maneiras de reduzir nosso impacto na natureza, e o upcycling é apenas uma delas, fazendo parte de uma grane estrutura chamada de “economia cíclica”, ou “economia circular”.

Por um mundo onde o foco é a longevidade dos nossos itens

Com uma, cada vez mais intensa, necessidade de consumir para fazer parte da sociedade, de estar em dia com as tendências da moda, e de descartar aquilo que não é mais “fashion”, a economia circular surge como um verdadeiro ato de resistência.

O Upcycle, a reciclagem e o foco em marcas que tenham um perfil de slow-fashion são boas formas de garantir que nosso impacto nesse planeta está sendo reduzido ao máximo.

Renovando roupas em casa com upcycling

Com uma maior atenção a essa tendência sustentável, diversos são os cursos online e as dicas que vemos no YouTube sobre como transformar suas roupas em novas peças. Alguns dos grandes nomes desse mundo seriam:

  • Krizia Robustella, com seu curso de design e transformação de peças artesanal, cheia de dicas que podem ser aplicadas às suas camisas, calças e mais;
  • A página Madebyaya, que transforma camisas sociais em conjuntos de saia e camisa;
  • Estilização de peças no Costure Comigo, unindo duas peças de camisaria numa peça original.

As possibilidades são infindas, e você pode aproveitá-las desde já. Confira seu guarda-roupa, e se identificar alguma peça que pode passar por uma repaginada, é só partir para o trabalho.

Lembre de nossas dicas no momento de compra

Tal qual comentamos, os princípios de Upcycling podem começar a ser aplicados no momento de compra de suas novas peças, idealizando o que pode ser feito com aquele tecido uma vez que ele tenha diminuído sua utilidade original.

A Sixtini é um ótimo exemplo de marca que pode te acompanhar em diversos momentos, já que nossas peças são feitas com tecidos de altíssima qualidade e durabilidade. Conheça nossa loja virtual loja.sixtini.com.br.

Você pode gostar de: