Depois de uma longa pesquisa, você finalmente decidiu investir em uniformes profissionais? Excelente atitude! No entanto, antes de fazer qualquer negociação, é preciso conhecer a fundo como são confeccionadas tais vestimentas.
A indústria têxtil está cada vez mais moderna e o que não faltam são opções de tecidos capazes de atender às mais diversas necessidades de uma empresa.
A escolha dos tecidos para uniformes não depende exclusivamente das preferências dos gestores, mas também da área de atuação dos profissionais. Para auxiliá-lo durante esse processo, criamos este post com os principais tecidos utilizados para essa finalidade e a função de cada um deles.
Acompanhe a leitura e fique por dentro!
Algodão
Para quem procura um tecido de uniforme bem versátil e confortável, o algodão é a escolha certa. É um tipo de pano que se adapta muito bem em diferentes temperaturas, já que é produzido a partir de fibras naturais, o que o acaba tornando-o leve, respirável e que não retém calor. Além disso, você também pode escolher roupas de algodão para o seu dia a dia, pois são extremamente confortáveis!
Quando usar
Por conta dessa versatilidade, o algodão pode ser usado em uniformes de diferentes áreas, como:
- Área da saúde;
- Área da educação;
- Área do comércio;
- E para qualquer pessoa que necessite de total liberdade nos movimentos e mais conforto durante o dia.
Jeans e brim
Essa é uma opção mais indicada para a produção de calças, mas também pode ser usada como um tecido para uniformes. O jeans e brim são muito duráveis e bem fáceis de lavar, o que facilita e muito para o colaborador.
Mas é preciso tomar cuidado em relação a que área profissional esse tipo de tecido será usado, pois, como ele tem uma textura mais grossa, pode acabar gerando desconforto caso o ambiente seja muito quente.
Quando usar
Ao investir nesse tipo de tecido para uniformes, você está investindo na segurança do seu colaborador. Este tecido é uma boa opção para atividades industriais e linhas operacionais, principalmente áreas que usam jaquetas ou jalecos, podendo, até mesmo, ajudar na produção da calça.
Poliéster
O poliéster é um dos tipos de tecidos para uniformes mais utilizados, já que ele apresenta uma ótima resistência e pode ser usado para diferentes áreas. É um tipo de pano elaborado a partir de fibras originárias do petróleo, que, além de garantir uma boa resistência, também seca com mais facilidade, amassa pouco e tem um caimento leve no corpo.
Quando usar
Por ser um tecido feito de algumas fibras do petróleo, ele não é recomendado para trabalhos que tenham relação com o fogo! Mas, por outro lado, esse é um tecido que pode ser usado por profissionais do ramo de gastronomia e hotelaria.
Se você continua pensando em como escolher a cor do uniforme, você também pode acessar e conferir nosso post sobre como definir cor para uniforme!
Misturas de algodão e poliéster
Uma opção inteligente da escolha de um tecido para uniforme, e também versátil, é a mistura de algodão e poliéster, pois você combina o conforto do algodão com a durabilidade do poliéster. Por conta disso, essa é uma opção muito usada por grandes empresas, já que podem confeccionar um alto volume de uniformes.
Quando usar
Lembrando que, por ter a mistura de poliéster, escolher essa combinação de tecidos para uniformes não é a melhor opção. Mas é excelente para áreas como:
- Hospitais e clínicas;
- Restaurantes e hotéis;
- Lojas de varejo;
- Supermercados;
- Vigilância.
Viscose
Provavelmente, você já ouviu falar na viscose, correto? Desenvolvido a partir da celulose de árvores ou da semente do algodão, esse material é usado como base para a produção de outros tecidos, como a famosa malha. Outro ponto positivo é que a viscose tem um preço bastante acessível, além de boa textura e excelente caimento.
Quando usar
No universo empresarial, essa alternativa é frequentemente aplicada na confecção de trajes e uniformes esportivos, porque pode ser higienizada rapidamente e é fácil de passar.
Tecidos técnicos e funcionais
Por último, temos os tecidos técnicos e funcionais que possuem funções específicas, como proteger contra o frio ou ser resistente à água, até mesmo para facilitar a transpiração. São uma ótima escolha para o ambiente de trabalho já que são confortáveis e seguros, dependendo da área.
Quando usar
Esse tipo de tecido pode ser escolhido para ambientes de fábricas, que exigem roupas duráveis e que oferecem proteção ao colaborador.
Como escolher o tecido certo para meu setor?
Na indústria têxtil e de vestuário, é extremamente importante que você saiba escolher o tipo certo de tecido para uniformes para a sua empresa, garantindo conforto e mais segurança aos seus colaboradores. Para escolher o tecido certo para o seu setor, é preciso que você:
- Entenda os tipos de tecidos: você conferiu em nosso post sobre os principais tipos de tecidos para uniformes, então cabe a você analisar sobre cada um deles;
- Escolha os tecidos conforme o uso: leve em conta qual o tipo de textura e caimento que deseja para os uniformes;
- Preste atenção à qualidade do tecido: tecidos de alta qualidade possuem fibras mais longas, então, confira cuidadosamente a textura do tecido;
- Saiba sobre os cuidados dos tecidos: os tecidos possuem diferentes tipos de cuidados, então, não escolha um tecido pouco resistente para uma área industrial, por exemplo;
O que devo priorizar: conforto ou durabilidade?
Ao escolher um tecido para uniforme ou, até mesmo, na hora de investir em um uniforme personalizado, o ideal é buscar equilíbrio entre conforto e durabilidade, pois ambos são fundamentais: o conforto garante que os funcionários possam realizar suas tarefas com tranquilidade, e a durabilidade assegurando que o uniforme resistirá ao uso diário, oferecendo um bom custo-benefício a longo prazo, tanto para você quanto para o colaborador.
Não se esqueça: investindo no tecido correto, você proporcionará mais segurança e bem-estar aos seus profissionais. Consequentemente, poderá melhorar significativamente os resultados do seu negócio. Portanto, considere essa ideia!
E então, gostou de saber mais sobre os materiais indicados para a confecção de uniformes profissionais? Para se aprofundar no assunto, dê uma olhada também em nosso conteúdo de uniforme profissional e o que considerar na escolha!