Toda corporação que deseja alcançar o sucesso precisa prestar atenção na vestimenta usada pelos colaboradores. Para garantir um padrão, o indicado é investir em uniformes, ou seja, peças desenvolvidas especialmente para determinada marca ou profissão.

No entanto, não basta confeccionar trajes iguais para toda a equipe, é preciso considerar detalhes importantíssimos, como o tipo de atividade exercida por cada profissional. Ao ter esse cuidado, você oferece o máximo de conforto aos colaboradores e, consequentemente, melhora o rendimento de todos.

Após conhecer as razões para investir em uniformes personalizados, o melhor caminho é conhecer os modelos mais utilizados e entender quais deles conversam melhor com a proposta da sua equipe. Para te ajudar nesse processo, reunimos, neste post, os principais tipos de uniforme, além de ideias de peças.

Continue a leitura e confira!

Uniforme social

Como o nome já diz, o modelo de uniforme social é indicado para ambientes formais, onde há a necessidade de transmitir seriedade. Um bom exemplo disso são os profissionais que atuam como gerentes de vendas, consultores, recepcionistas ou qualquer outra atividade especializada em lidar diretamente com o público.

Para completar a proposta, o ideal é utilizar peças de microfibra ou tricoline, além de investir em cores neutras e discretas, contando apenas com o logotipo da organização. Decotes, transparências e recortes muito justos ou curtos devem ser evitados.

Se está com dúvida se a camisa social deve ser usada para dentro ou para fora da calça, a resposta é depende. Em espaços formais, usar a peça por dentro da calça é a melhor escolha e manterá o visual alinhado e com mais credibilidade.

Casal com uniforme, modelo camisa social manga comprida no tom de azul claro.

Uniforme operacional

A versão operacional também está entre os principais modelos de uniformes para o trabalho. Essa alternativa é ideal para compor equipes que desempenham serviços mais pesados, como pessoas que trabalham na construção civil, indústrias petrolíferas ou distribuidoras de combustíveis, por exemplo.

Para garantir conforto térmico e uma rápida absorção do suor, essa opção costuma ser confeccionada a partir de tecidos respiráveis, como o algodão. Outra diferença é que a peça operacional costuma estar acompanhada de calça jeans e equipamentos de proteção individual.

Casal com uniforme, no modelo de camisa polo em preto e cinza

Uniforme casual

O uniforme do tipo casual é indicado para profissionais que também prestam atendimento ao público. Porém, esta é uma opção para empresas que não têm um dress code tão formal e, em alguns momentos, até transmitem um espírito jovem e casual no trabalho.

Por essa razão, tais corporações podem apostar em modelos de uniforme com mais detalhes e tonalidades diferentes, mas sem exageros. Aqui, as peças em algodão ou jeans também são bem-vindas.

Você já sabe qual modelo deseja, mas está em dúvida sobre o material? Conheça os melhores tecidos para uniformes profissionais.

Dois modelos com uniforme do modelo camisa polo na cor branca

Uniforme de visibilidade

O uniforme de visibilidade entra em ação para garantir a segurança dos funcionários, isso porque ele possui detalhes refletivos para deixar a pessoa visível em ambientes com pouca luz. Geralmente, eles devem ser usados por trabalhadores que realizam serviços em estradas, indústrias e outros espaços com pouca visibilidade.

Em relação ao detalhe refletivo, ele é feito em cor fluorescente que aparece tanto durante o dia quanto à noite.

Aventais, guarda-pós e jalecos

Os aventais, guarda-pós e jalecos devem ser usados por profissionais que trabalham diariamente com materiais responsáveis por causar agressões, sejam elas sujeiras, manchas, puídos ou rasgos.

Para ilustrar melhor, basta lembrar de chefs de cozinha, cabeleireiros, veterinários, pesquisadores de laboratório e por aí em diante. Nesse caso, o ideal é desenvolver trajes que sejam resistentes, de fácil manutenção, longa durabilidade e baixo desbotamento. O brim é o principal deles.

Equipamentos de Proteção Individual

Para completar a nossa lista de tipos de uniformes profissionais, temos os EPIs, equipamentos usados para potencializar a segurança e reduzir os riscos de acidentes. Na lista dos principais, estão:

  • Óculos de proteção;
  • Calçado de segurança para proteger os pés contra impactos;
  • Roupa de proteção;
  • Luva de segurança;
  • Protetor auricular;
  • Respirador para proteger o profissional contra gases, vapores e outras substâncias prejudiciais;
  • Cinto de segurança usado em trabalhos de altura;
  • Capacete.

Essas vestimentas são desenvolvidas com base na Norma Regulamentadora nº 06 (NR-06), do Ministério do Trabalho e proporcionam ao trabalhador total proteção durante as suas atividades.

3 ideias de uniformes para empresa

Agora que conheceu os modelos, chegou o momento de conferir ideias de uniformes para empresas. Na lista, reunimos versões confeccionadas pela Sixtini para diferentes ramos, como escritórios e cervejarias. Confira:

1. Uniforme para agronegócio

Para empresas relacionadas ao agronegócio, investir em modelos de camisa jeans é a escolha ideal. A peça deve ter manga longa, caimento amplo e comprimento alongado. No caso dos funcionários que trabalham no campo, recomendamos investir em uma versão polo, um dos principais tipos de camisa masculina.

Já para a equipe que realiza atendimento ao público, uma camisa social manga longa em tom neutro oferece a seriedade necessária para passar confiança aos clientes. No geral, recomendamos investir em tecidos respiráveis que oferecem liberdade nos movimentos.

Dois modelos com uniforme, nos modelos de camisa social de manga comprida, em jean

2. Uniforme para empresa de telecomunicações

No ramo de telecomunicações, as camisas polo com duas cores são as recomendadas. Nesse tipo de uniforme, o colarinho costuma ser confeccionado em preto, enquanto o restante da camisa ganha a cor da empresa. Para o setor de vendas ou administrativo, ainda é possível investir em camisas sociais com manga longa e abotoamento frontal.

Casal de modelos com unifome no modelo camisa polo na cor laranja  e branco

3. Uniforme para cervejaria

Por ser um ambiente mais jovial, a camiseta polo é uma das principais escolhas de uniforme para cervejaria. A cor da peça dependerá da identidade visual da sua marca, por isso, sinta-se à vontade para escolher a tonalidade desejada.

O material deve ser leve e o caimento reto. Para a parte de baixo, a calça sarja completa o visual da equipe e garante uma combinação capaz de valorizar a imagem pessoal dos funcionários.

Vale lembrar que, no momento da escolha, é importante considerar as estações do ano. Dessa forma, tente criar uma versão para dias quentes e outra para suprir às necessidades das temperaturas baixas. Além disso, priorize tecidos de fácil lavagem. Afinal, o intuito também é facilitar a rotina do funcionário.

Casal de modelos com uniforme no modelo de camisa polo na cor bordo

Quais peças podem ser usadas para confecção de uniformes?

Dentre as peças usadas para a uniformização de equipes, as principais são:

  • Camisa social manga longa e curta;
  • Camiseta polo;
  • Camiseta básica;
  • Casaco de moletom;
  • Jaqueta;
  • Avental;
  • Jaleco;
  • Calça jeans;
  • Calça sarja;
  • Calça social;
  • Macacão;
  • Bermuda.

Sixtini: empresa especializada na confecção de uniformes

O último passo é escolher uma empresa especializada para confeccionar os uniformes, assim como a Sixtini. Em 30 anos de história, a nossa equipe já atendeu mais de 5.000 empresas e produziu mais de 300.000 camisas todos os anos.

Dentre os nossos diferenciais, estão a segurança na entrega, garantia de prazos, fidelidade às escolhas do cliente e um pós-venda humanizado para garantir que todas as dúvidas sejam sanadas. Solicite um orçamento grátis e aproveite essas e outras vantagens!

Você pode gostar de: