Mais e mais empresas têm optado pelo trabalho híbrido ou plenamente remoto. Com essa maior adesão ao home office, alguns antigos conceitos têm caído por terra, como a sincronia do trabalho, onde mais empresas têm criado a oportunidade da assincronia, onde os turnos são decididos pelos próprios profissionais.
Outro dos conceitos é a uniformização dos colaboradores: dado esse novo norte de maior uso do Home Office e suas possibilidades, o uniforme ainda tem espaço? Para nós aqui da Sixtini Camisaria e uma série de especialistas, é sim, e existe um balanço bem bacana para isso.
A importância do pertencimento
Já comentamos aqui no blog da Sixtini sobre a importância dos uniformes para a sensação de pertencimento dos profissionais.
Veja também: Como uniformes engajam funcionários?
É por meio dessa peça de vestimenta que as pessoas podem se sentir parte de um time, de uma cultura ou de uma iniciativa. No home office, se torna ainda mais importante esse investimento, garantindo união e fortalecimento da equipe enquanto unidade.
Uma boa maneira de garantir que os colaboradores usarão os uniformes, ainda que em suas casas, é o incentivo por parte dos gestores (dando o exemplo e usando os uniformes eles mesmos), assim como o investimento em peças de qualidade. Moletons para cidades mais frias e camisas de mangas curtas ou mesmo regatas em cidades mais quentes pode ser uma boa tática.
A camisaria também não fica para trás, sendo a escolha dessas peças uma boa forma de garantir conforto dos profissionais, um maior senso de profissionalismo, que é fortemente despertado por esse tipo de roupa, entre outros benefícios.
Mostre que sua marca se importa com os uniformes
Ao acreditar que é momento de fazer uma nova campanha interna, e que novos uniformes fazem parte dessa iniciativa de endomarketing, as pessoas gestoras têm a chance de mostrar a importância de uniformização para a marca. Aqui, é possível optar por peças de maior qualidade, com um cuidado mais atento ao design.
Os kits de campanhas de endomarketing costumam também ter itens de bem estar associados, como alguns brindes tais quais lanches, novos equipamentos para o dia a dia de trabalho, gift cards, entre outros.
Com o design ideal, com peças confortáveis e com boas iniciativas que despertem a sensação de pertencimento nos profissionais, é possível fazer com que o uso dos uniformes deixe de ser algo arbitrário, decidido pela gestão, e seja incorporado na rotina das pessoas colaboradoras. Steve Jobs, por exemplo, foi um grande adepto do uso de uniformes pessoais, algo que reverberou na forma que Zuckerberg e Obama se vestiam, adotando peças e estilos específicos para otimizar a rotina de trabalho e criar uma imagem bem definida.
Qual o balanço ideal entre o Home Office e o uso de uniformes?
Estamos num terreno pouco conhecido ainda. Poucas coisas são certas no cenário atual, mas já sabemos que a produtividade é sim mais alta no home office, e que uniformes favorecem a produtividade. Assim como as tendências da assincronia, acreditamos aqui na Sixtini Camisaria que o balanço ideal resta sobre a concessão de maior liberdade para os colaboradores.
Se eles desejam usar o uniforme, ótimo. Se não, procure entender o motivo a fim de tentar garantir que sua marca seja flexível o suficiente, investindo em peças de uniformização que sejam mais agradáveis aos colaboradores, ou criar a possibilidade que elas não sejam usadas em dados contextos.
Nesse novo momento, tanto do Direito Trabalhista quanto das novas formas de trabalhar, tudo tem se tornado uma relação de negociação. Para as pessoas gestoras, é sempre importante lembrar que se trata de uma relação de poder desigual, onde a marca tem mais poder sobre o colaborador, sendo importante medir palavras, regras e imposições, a fim de garantir maior qualidade de vida aos profissionais.
Quer inserir peças de camisaria no leque de opções de uniformes? Converse conosco
Nós aqui da Sixtini acumulamos diversos anos de experiência no mercado de uniformização, com foco total nas peças de camisaria.
Se você acredita que essas peças conversam bem com a imagem de sua marca e que elas serão bem aceitas pelos seus profissionais, converse um pouco com nossa equipe e garanta que estará em contato com especialistas neste tema!
Esperamos seu contato desde já. Um grande abraço e até mais.